sexta-feira, 31 de julho de 2009

Direto da LIBERESFERA

Hoje, inauguramos e seção do LIBERTATUM com o quadro "Direto da LIBERESFERA". A LIBERESFERA foi criada com o propósito de encontrar colunistas liberal-conservadores espalhados pelo Brasil e pelos demais países de Língua portuguesa e espanhola. Os leitores e blogueiros podem ajudar por darem dicas de bons blogs ou solicitar a inclusão dos seus. A lista é organizada por ordem de postagem (as mais recentes aparecem primeiro).

Hoje, inauguramos com a homenagem ao blog "Política, direito e filosofia", de Adrualdo de Lima Catão, com destaque para o artigo "Não se troca liberdade por igualdade". Parabéns, Adrualdo.

HONDURAS: UM MÊS ENFRENTANDO OBAMA E O MUNDO!

Por Heitor de Paola, do site Papéis Avulsos:

Há um mês o povo e as instituições de Honduras sofrem o maior bloqueio de que se tem notícia contra um país em pleno gozo das liberdades individuais e obediência às leis. Recentemente começaram a aparecer alguns sinais positivos (...)
Todas as boas novas, no entanto, esbarram num obstáculo formidável: Obama e sua empedernida defesa dos inimigos de seu País...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

As Belas e a Fera

Por Klauber Cristofen Pires


Ter percebido a atitude de Ms Boyle disparou-me na memória um caso totalmente diferente. Parece que nossa mente às vezes não é nossa – age como um grilo falante, ou senão, por que razão nos aparecem casos e comparações que, de tão longínquos, pelo menos à primeira vista, aparentam não possuir nenhuma correlação? Ah, mas têm sim, e vou logo explicar: pois, em que página o livro das efemérides se me abrira? No caso Fernanda Montenegro, em Central do Brasil (1998).

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Desinformação: a gente vê isto lá!

Por Klauber Cristofen Pires

A matéria veiculada pelo Jornal Nacional evidencia uma clara manobra de amortecimento de impacto, de gerenciamento de danos. Divulgou o fato com aparência de fidelidade, mas o escondendo dentro da falta de destaque entre notícias menos importantes que ganharam mais luzes e com os malabarismos verbais possíveis para amenizar o tom da acusação e inverter o sujeito e o objeto da notícia.

Dois mil anos depois: - ao povo, pão e circo!

Por Klauber Cristofen Pires

O ensinamento do sábio alemão é simples: o dinheiro não é chicle de bola. Aliás, mesmo o chicle, a qualquer momento, estoura! Onde aqui é aplicado, ali vai faltar. Sobretudo, temos de mais uma vez dizer: substituirá o juízo de milhões de pessoas, pelo juízo de um só. Estimando que tal benefício venha a contemplar cerca de 116 milhões de pessoas, ou 34 milhões de assalariados, um mero cálculo aritmético nos leva ao cirrus de 20,4 bilhões de reais por ano!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Resistirá Honduras a um Embargo Econômico?

Klauber Cristofen Pires

Às vezes, a história conclama para o seu livro de ouro indivíduos ou nações que nem sequer imaginavam pertencer às notas de rodapé. Parece ser este o caso de Honduras, se o seu povo se mostrar disposto a agüentar firme até que a verdade prevaleça, o que não deve tardar. Torço por eles e que sirvam de exemplo aos brasileiros, tão inermes.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Todo o Poder aos Ladrões



Imputação retro-subjetiva de delito (delito ex post facto), legislação administrativa e cesarismo judicial, as marcas da nova moralidade ladravaz. Aqui o filósofo e jornalista Olavo de Carvalho dá o histórico e aponta as consequências para os inermes. (Volta pro LIBERTATUM depois e confere o que temos apontado em nossos artigos, ok?)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Exilado mental

Do Observatório de Pitatininga:

Merece registro a notícia que encontro na capa de O Estado de S. Paulo de hoje, sob o título: "Último exilado volta 30 anos após anistia". O texto dá conta de que o marinheiro Antônio Geraldo Costa, que combateu a ditadura militar com o objetivo de implantar uma ditadura comunista no Brasil, exilou-se e recusou-se a retornar ao país após a anistia de 79 por não acreditar nela.
(...)
Só me pergunto se esse infeliz se retardou na Suécia por puro retardamento psíquico ou se estava aproveitando de uma vida boa, que, aqui, com suas modestas qualificações, jamais iria conseguir. Ou seja: é honesto na sua imbecilidade ou age de má fé, como o "filósofo" Michael Löwy, há mais de três décadas confortavelmente exilado na Rive Gauche?

Pois eu digo o que penso: ele veio buscar o seu quinhão na repartição bilionária das escandalosas indenizações que seus amigos já desfrutaram e de quebra, vai conseguir um cargo de dirigente em alguma estatal.

O mais ridículo foi a Rede Globo e outras redes terem tratado o caso como "uma notícia surpreendente". Ora, se era uma surpresa, o que elas estavam fazendo lá no aeroporto, esperando por ele?

terça-feira, 21 de julho de 2009

PESADELO CHINÊS: Doentes mentais trabalhavam como escravos em fábricas chinesas

Dá uma passeada em Pesadelo Chinês, para saber o que é trabalho escravo, para deixar de cair no engodo de que o socialismo liberta os trabalhadores e cuida dos hiposuficientes! (Depois volta pro LIBERTATUM, ok?)

domingo, 19 de julho de 2009

Delitos Ex Post Facto

Por Klauber Cristofen Pires

A irretroatividade da lei, o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada são o próprio apertar das mãos que selam o acordo para a formação de uma nação; são o embainhar das espadas; são o olhar para o futuro com esperança. São cruzar o semáforo no sinal verde sem vacilo e parar no vermelho com senso de dever.
Onde estes institutos são derrogados em face de fórmulas criativas, cria-se o ambiente do casuísmo legislativo, da perseguição executiva e do cesarismo judicial. Ninguém mais terá nenhuma referência do que deve fazer de certo ou de errado, porque qualquer definição moral desembocará das bocas que puderem a definir, para serem modificadas ou contraditadas na sentença seguinte.

Assinem e Repassem aos Amigos

Do blog Alerta Brasil:

"Para garantir a apuração de denúncias, nós, abaixo-assinados, exigimos que José Sarney renuncie à presidência do Senado".

(Clique no título para subscrever a petição)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ordem de Captura de Mel Zelaya


O incansável comentarista político Heitor de Paola publica, traduzida para o português, a representação penal formulada pelo Procurador Geral da República de Honduras, Luis Alberto Rubi.
Para quem ainda tem alguma sincera dúvida sobre a legitimidade e a legalidade da atuação das heróicas instituições hondurenhas (que exemplo ao mundo!), leia este contundente documento e extraia as conclusões por si próprio.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Regulação ou Expropriação?

Por Klauber Cristofen Pires

A lei que instituiu aquelas indecorosas propagandas nas carteiras de cigarro agiu com inequívoca expropriação. As pessoas que aplaudiram tal medida não pensaram nem por um minuto que a propriedade privada estava sendo confiscada, e gerando com ela a jurisprudência e a permissão tácita para que novas leis confiscatórias da propriedade fossem emitidas, desta vez contra elas próprias, na parte da vida em que se encontrassem como minoria, eventualmente, por exemplo, como produtoras rurais na Amazônia.