quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Políticos podem melhorar nossas vidas? (1ª parte)

Por Kel Kelly*
(Tradução de Tradução de Leandro Augusto Gomes Roque)

A "palavra" político normalmente vem com uma conotação negativa. Frequentemente ela traz à mente ladroagem, mentiras, corrupção e prevaricação. Não obstante, a maioria das pessoas parece estar sempre querendo recorrer aos políticos para que eles administrem seu mundo, para que as protejam e para que melhorem suas vidas. Em todas as eleições locais e nacionais, os cidadãos ficam profundamente concentrados na escolha daqueles políticos que eles creem irão fazer o melhor por sua comunidade e por seu país. Eles procuram políticos com experiência, conhecimento e ideias. Eles buscam um líder.

Hayek, o Efeito Ricardo e o Efeito Concertina

Por Ubiratan Iorio
(publicado originalmente no seu seu site)

Faça aqui o download de um breve  ensaio sobre os ciclos econômicos, as diferenças entre poupança forçada e poupança voluntária e sobre os efeitos que ambas produzem às taxas de juros e aos preços relativos. O texto oferece uma compreensiva contraposição entre os pensamentos keynesiano e austríaco, e explica as deficiências dos primeiros, sobretudo em entenderem que o efeito das intervenções sobre as taxas de juros e sobre a expansão monetária não atingem por igaul toda a economia. Pelo seu caráter didático, este documento também será publicado em nossa Livraria Virtual. Bom Proveito!

Sponholz: A quem sustentamos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estoque da Dívida Externa Total

Por Ricardo Bergamini

Leia abaixo à demonstração do estoque da Dívida Externa Total, com a fnte do Banco Central do Brasil.

Quem manda nesta coisa

Por Olavo de Carvalho
(Publicado originalmente para o Diário do Comércio)

Elevado ao posto supremo da Nação pelos bons serviços da mídia, esse homem se acostumou de tal modo à subserviência jornalística que não suporta dela a menor desobediência.

Um recado aos macaquinhos alados da Bruxa Malvada do Planalto

Prezados leitores,

Se por um lado regogizo-me por anunciar o paulatino e consistente crescimento das visitações deste blog, por outro, parece que isto também tem sido constatado por aqueles diabólicos macaquinhos alados da Bruxa Malvada do Planalto....

João, Maria, José, Empreendedorismo e Intervencionismo

Por Ubiratan Jorge Iorio,
(Extraído do site do Instituto Ludwig von Mises Brasil)
Economista, professor da UERJ, presidente-executivo do CIEEP, articulista e autor de várias obras, dentre as quais o recente “Economia, Política e Ética: Ensaios contra o vento”, a ser lançado no próximo dia 30 de setembro, conforme anunciamos neste blog.

Intervencionismo e empreendedorismo são estados contraditórios. Não admitem meios termos, da mesma forma que não há meio termo entre chover e não chover: ou está chovendo ou então não está; ou há empreendedorismo ou intervencionismo. Infelizmente, poucos percebem isso e a imensa maioria das pessoas, incluindo muitos empresários, crê que intervencionismo e empreendedorismo podem conviver na geração do progresso.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Exemplos mundiais de como o Salário Mínimo prejudica os mais pobres

Prezados leitores,

Importando uma oportuna matéria do blog Pró-Libertarianismo, do meu amigo Luiz Mário Brotherhhod,  que a coletou  do New York Times, trago contudentes comprovações empíricas  de como as leis que impõem os salários mínimos cassam o direito ao trabalho e minam a produtividade e eficiência justamente dos negócios ainda  nascentes. 

Vanguarda Popular:Experimento Econômico -Social em Cuba

Prezados leitores,

Apresentamos aos que ainda não conhecem o cáustico "Vanguarda Popular", de proriedade de Wellington Moraes, grande amigo de há anos, desde quando fundou o seu site Movimento Endireitar, para o qual eu colaborava com meus artigos, e que tive a oportunidade de recebê-lo aqui em Belém. 

Os textos do VP são escritos em humor picante e não obstante, certeiro. Nesta edição, reproduzimos o texto "Experimento Econômico-Social em Cuba", de autoria de Salvador Rubicundo. Boas risadas!

Sponholz:pior do que tá, não fica!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Manifesto em Defesa da Democracia: 50 mil assinaturas!



No momento em que teclo estas palavras em prol de sua adesão, o documento está de vias de alcançar ou já ultrapassou 50.000 (cinquenta mil) apoiadores, um número fantástico conseguido em apenas poucos dias.

Precisamos, todavia, muito, muito mais. Ajude-nos! Se você já assinou, ponha a sua esposa ou marido também para fazer número, bem como os filhos eleitoralmente capazes, os amigos, os empregados e o chefe. É um momento cívico, histórico e absolutamente necessário, seja lá quem for o próximo mandatário na Presidência da República. Obrigado!

Cuba: com o laço afrouxado, mas ainda no cadafalso

Por Klauber Cristofen Pires

Cuba decidiu liberar 178 atividades laborais, algumas tão ridículas que nem sequer o comércio informal brasileiro absorve, como consertador de "guarda-chuvas e sombrinhas". Um aperfeiçoamento do socialismo ou o braço a torcer? 

Convite para Lançamento: Ensaios Contra o Vento, do prof. Ubiratan Iorio


(Clique na Imagem para ampliá-la e assim ter conhecimento do evento)

As consequências da implantação do socialismo pretendida pelo Foro de São Paulo para o Brasil

Por João Bosco Leal


O Foro de São Paulo, criado em 1990 na cidade de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores a partir de uma ideia ocorrida durante uma visita realizada por Fidel Castro a Lula em São Bernardo do Campo, contou, já em sua formalização, com a presença de 48 organizações, partidos e frentes de esquerda da América Latina e Caribe.

domingo, 26 de setembro de 2010

As verdadeiras constituições são escritas com o teclado da história

Por Klauber Cristofen Pires


Inovei! Deixemos este negócio de penas e tintas para lá; oras, hoje todos escrevemos com o teclado mesmo, este que já em breve ameaça sair de linha para outras tecnologias mais inovadoras. Então, que consagremos a esta maravilha (do capitalismo das sociedades livres) o seu merecido lugar na história.

sábado, 25 de setembro de 2010

Dica Culinária: Caponata especial

Amigos,

A dica culinária desta semana trago do blog Cafezinho das Cinco,  da Sra. Luciana Macedo. É deliciosa, mui fácil de fazer e serve especialmente para uma reunião informal ou entrada para o prato principal. Bom fim de semana!

Dica Cultural do Anatoli: O Grande Culpado

Amigos,

Nossa dica cultural desta semana recai sobre o interessantíssimo livro "O Grande Culpado - O plano de Stalin para iniciar a Segunda Guerra Mundial", de Victor Suvorov, cuja resumida resenha trazemos do blog Anatoli Povist Liet:

Neste livro, questiona-se o modo como a União Soviética agiu antes e durante a Segunda Guerra Mundial e o papel de Joseph Stálin em toda a trama. O autor estudou as facetas desse ditador, um líder obcecado pela revolução comunista internacional a qualquer preço.

POR QUE A PAZ?

Por Heitor de Paola
(extraído do seu site Papéis Avulsos)

…Nem todas as guerras podem ser condenáveis no mesmo grau enquanto existirem países e nações preparadas para a destruição sem piedade de outras, estas devem se armar para a guerra (...). Pode parecer paradoxal, mas devemos admitir que a guerra poderia ser um meio inapropriado de estabelecer a tão desejada paz ‘eterna’
SIGMUND FREUD
Resposta à carta de Albert Einstein ‘Por que a Guerra?’ (1932) 

As pessoas naturalmente aspiram aos bens privados.

Por Klauber Cristofen Pires

As pessoas naturalmente aspiram a um alcance de bens privados, e só para ressaltar, fornecidos pela iniciativa privada. Elas preferem, mesmo que tenham de pagar a mais ou duplamente pelas coisas por que já pagam por meio de taxas e impostos.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sponholz: a suja ficha-limpa...

Pensamento e ação da diplomacia de Lula: uma visão crítica

Por Paulo Roberto de Almeida
Extraído do seu blog "Diplomatizzando"

Publicado na revista Politica Externa, vol. 19, n. 2, set.-out.-nov. 2010

Nota preliminar do autor: O resumo imediatamente seguinte, constante do site da revista Política Externa, foi feito sob responsabilidade da edição da revista, a partir de argumentos efetivamente constantes no artigo, embora sob outra forma. Mais abaixo segue o texto originalmente encaminhado a revista.

No que se transformaram os socialistas e marxistas que alçaram o poder

Por João Bosco Leal
(Com comentários de Klauber Cristofen Pires)

É uma afronta à razão dizer que alguém levando esse padrão de vida seja realmente um socialista, comunista ou marxista, que luta pela igualdade social. Continuam com o discurso de divisão de bens, mas jamais aceitarão dividir seu atual conforto nas mansões com carros de luxo nas garagens. Coisas do capitalismo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A tarefa para o dia seguinte: repensar as estruturas propícias ao totalitarismo

Por Klauber Cristofen Pires

Prezados leitores,


Tendo sido quase impossível desviar-se da politiquice, que à medida que se abeira do desenlace final, vai se acalorando, proponho algumas reflexões para o dia seguinte, seja qual for o resultado. Usei o termo "politiquice" para ser mais apropriado. Não que eu não goste de política: na verdade, a detesto. Quanto mais política uma nação é, mais atrasada se torna. A política é o fenômeno de eternamente modificar as regras do jogo sem, entretanto, jogá-lo. Ao subordinar todas as instâncias da vida ao crivo político, estamos criando um moto-contínuo de reivindicações e contra-reivindicações e com isto negligenciando todas as oportunidades de crescer, tanto economica quanto tecnologica e espiritualmente.

Sponholz: o partido dos probos

À beira da catástrofe por sua culpa?

Por Paulo Yuri de Castro Lins

Faltam menos de 10 dias para o possível desastre...
Será que o Brasil vai votar em alguém que...

*NUNCA disputou uma eleição?

*Que teve sua principal assessora e sucessora envolvida com crimes graves de corrupção?

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Assine o Manifesto pela Democracia! Milhares já o fizeram!

Por Mário Pagliarini Filho

(Para assinar, clique no título abaixo)

 Manifesto em Defesa da Democracia

Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo. Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático. É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais. É inaceitável que militantes partidários tenham convertido órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos. É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle. É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em valorizar a honestidade. É constrangedor que o Presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras, mas um inimigo que tem de ser eliminado. É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses. É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo. É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário. Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para ignorar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo. Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade. Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.

Estratégia “excelente”


 Por Matheus Viana

Governo brasileiro tenta implantar em Cuba a mesma estratégia de “reforma” que vem sendo estabelecida no Brasil

The day after: Como será?

Por Klauber Cristofen Pires

Durante esta chatice de período eleitoral, em que as ruas se infestam de carros de som extremamente ruidosos e nossos lares são invadidos por ladrões garantidos por uma propaganda política obrigatória, até que novas notícias de achaques contra a família e a propriedade privada andam em segundo plano. Se for por este lado, este blog fica um pouquinho de folga, e até que não é nada mal para um país que tem andado de marcha a ré dar uma parada.

Sponholz: e dizer que os Correios já foram um dia a instituição mais confiável do país...

Reflexões sobre a 25ª hora

Por Klauber Cristofen Pires

Não acredito nas pesquisas de opinião eleitorais, já disse isto, e venho trazer mais um ou dois argumentos, para depois então fazer alguns comentários de outra natureza mais adiante.

A democracia e o estado de direito pedem passagem hoje, ao meio-dia, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Assine o manifesto em defesa das instituições

Por Ubiratan Iorio

Hoje, ao meio-dia, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, será lido o Manifesto em Defesa da Democracia. Ele veio a publico com 59 assinaturas iniciais, conforme vocês leram ontem à noite aqui, porque é preciso que um grupo se proponha a dar a largada, vocalizando aquela que é certamente a opinião de milhões de brasileiros. O texto está aberto a quantos queiram endossá-lo. Depois da leitura, UM SITE ABRIGARÁ O DOCUMENTO PARA A COLETA DE NOVAS ASSINATURAS. E a deste escriba estará lá, com muita honra. Tenho a certeza de que, em breve, seremos muitos milhares.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O que se pode fazer pelo Brasil

Por João Bosco Leal


"Não espere o que o país pode fazer por você. Veja o que você pode fazer pelo país". - John Fitzgerald Kennedy


Relendo o que disse Kennedy, como todo bom brasileiro, transporto essa ideia para o Brasil, e fico assustado ao ver no que estão transformando a população brasileira.

Dilma lá, Ana aqui. Erenice Guerra lá, Sema aqui.

Por Walmari Prata Carvalho

Lamentavelmente a alta corte jurídica de nosso País, defensora de nossa constituição, apenas caracteriza o erro dos camaradas como crime, mas, permanece como erros pela não ação criminal efetivada. Será dependência dos recursos do executivo?Será o receio das massas que dão 80% de aceitação do governo Lula? Ou será que os Poderes realmente são independentes? 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dica Cultural: Execuções do maestro Carlos Gomes

                                                              
Prezados leitores,
Cumprindo nossa programação cultural, apresentamos excelentes execuções das obras do maestro Carlos Gomes. Bom fim de Semana!

Democracia em decomposição


Por Leonardo Bruno
Os antigos chamariam isso de demagogia e oclocracia, ou seja, o governo dos vigaristas falantes e a subversão das massas palpiteiras, que, incapazes de governarem a si próprias, repassam o poder aos tiranos.

Síntese de Indicadores Sociais – Fonte IBGE

Por Ricardo Bergamini

Base: ano de 2010

SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alcançamos 8000 acessos/mês!

Prezados leitores,

Há apenas um mês postei uma nota de agradecimento pela marca de 6000 acessos/mês, quando lá mesmo atirava uma nova meta futura para os oito mil, que alcançamos agora.

Pois, sejamos "abusados" mais uma vez, pra marcarmos a data de comemoração pela taxa mensal de 10 mil.

Sinceramente, agradeço ao apoio de todos que têm acompanhado este blog, em que se procura dar-se ao máximo para mostrar o outro lado da moeda que a mídia tradicional insiste em esconder, seja com escritos da minha lavra ou dos notáveis colaboradores que aqui também são prestigiados.  Tá combinado? 10.000? Então vamos em frente!

Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – Fonte IBGE

Por Ricardo Bergamini

Base: Agosto de 2009


Em agosto, IBGE prevê safra de grãos 10,5% maior que a de 2009

Reflexões e mudanças de uma vida

Por João Bosco Leal


Quando se pensa com tempo, pensa-se com maior profundidade, com maior detalhamento. Por ter tido essa oportunidade de pensar por dois anos ininterruptos, pensei bastante sobre a vida e uma infinidade de outros temas.

Os pensamentos viajaram sobre relacionamentos, filhos, netos, amizades, companheirismo, cumplicidade, trabalho, ganhos, buscas, e tantos outros temas que já não consigo recordar.

Sodoma e Gomorra é na Doca

Por Walmari Prata Martins

Todos que se exercitam caminhando pela manhã na Doca de Souza franco, ai por volta das 05h30min as 06 h, principalmente aos dias de sexta feira e sábado percebem o circo que deve ter sido armado na madrugada do referido dia. Remanescente de uma festa maior, agora agrupados em ilhas das mais variadas cores energizados por forças “inimagináveis” dão seus últimos acordes da noitada.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

HORA DA RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA!

Por Aluízio Amorim
(Extraído do seu Blog do Aluizio Amorim)

Com todos os órgãos do Estado completamente aparelhados pelo PT falta apenas o golpe final que é amordaçar o que sobra de liberdade no âmbito da Imprensa. Não é à toa que todos as ditaduras se consolidam quando conseguem impor uma mordaça defintiva à liberdade de expressão.

A tragédia socialista se repete...sempre!

A Rússia era  a maior produtora e exportadora de trigo do mundo, até o advento da fatídica União Soviética, quando passou a importar o grão precioso e a roubá-los dos países vizinhos, submetendo-os à fome, como foi o Holodomor. Cuba era também um grande exportador de açúcar e outros bens agrícolas, como o algodão, a té vir a comemorar uma produtividade digna da roça, tal como aqui publicamos há algum tempo atrás, fruto da sabedoria do grande comandante-em-chefe  Fidel Castro. Agora, a disfuncionalidade patente dos sistemas coletivistas paira como uma praga sobre a Argentina, obrigando-a a importar...carne!

Pois leiam esta notícia divulgada pelo DCI de 15/09/2010, com comentários do Dr Paulo Roberto de Almeida:

Audição dos alunos do Conservatório Carlos Gomes 15-10-2010

Assista abaixo aos vídeos com as apresentações dos alunos do Conservatório Carlos Gomes em audição realizada no dia 15/10/2010 

Ataque e vandalismo contra a Cúria da Paraíba

Do boletim eletrônico Sem Medo da Verdade
Movimento Paz no Campo

Dom Aldo Pagotto, Arcebispo da Paraíba, escreveu dois artigos contra o plebiscito pela limitação do tamanho das propriedades rurais. Veja o que aconteceu, relatado pelo próprio Arcebispo.

MEIA VOLTA-VOLVER

Por Walmari prata carvalho-Cel.PM R/R

A revista ISTO É de 13/set, publica matéria informando da retirada do EXÉRCITO, MARINHA e AERONÁUTICA da Esplanada dos Ministérios. Comenta a revista da insatisfação que tal fato acarretara no seio das Forças Armadas.Faz considerações ao gerenciamento da Defesa por civis entre outros posicionamentos adotados ao longo do tempo, alguns já gerenciados outros em andamento ou maturação.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Artigos Publicados no Periódico COAD / ADV Online

Prezados,

Apresento abaixo a lista dos artigos publicados pelo excelente periódico juídico COAD/ADV Online. Por motivos comerciais, não posso disponibilizar os links, mas os artigos, todos eles, também estão disponíveis aqui no blog. Aos editores, muito obrigado!

Empresários: abandonem as reivindicações setoriais e concentrem-se na defesa da propriedade privada

Por Klauber Cristofen Pires

Escrevi o artigo abaixo com base em uma resposta que enviei a um amigo, alterando-o de forma que se torne uma mensagem destinada ao público em geral, mas especialmente aos empresários, quer sejam rurais ou urbanos, para compreenderem porque a defesa de políticas e reivindicações setoriais não funciona, sendo o seu resultado final antes a progressiva cessão de prerrogativas ao ente estatal para fatiar o conceito de propriedade privada, para castrar a livre iniciativa e arrancar recursos dos particulares via aumento dos tributos.

Sponholz: Maldita herança!

Pesquisa Mensal de Comércio - Fonte IBGE - Base Julho de 2010



Por Ricardo Bergamini

Em julho, vendas do varejo e receita nominal crescem 0,4%

Em julho, o comércio varejista do país registrou, tanto no volume de vendas quanto na receita nominal, crescimento de 0,4% em relação ao mês anterior com ajuste sazonal. Com esse resultado o setor manteve a sequência de taxas positivas, sendo de três meses para o volume e de sete para receita, como aponta a evolução dos indicadores de base fixa e de médias móveis trimestrais. Nas demais comparações, extraídas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 10,9% sobre julho do ano anterior e de 11,4% e 9,7% nos acumulados dos sete primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 13,5%, 14,5% e de 12,7%, respectivamente.

Niemeyer, a última esperança

Por Janer Cristaldo


Mas nem tudo está perdido. Quando o infame Fidel trai seu próprio regime, ergue-se no Brasil uma voz mais castrista que a de Castro. Os órfãos de Havana ainda têm um ombro amigo junto ao qual consolar-se. Leio na Folha de São Paulo que, ao ser informado da declaração de Fidel Castro de que o modelo cubano está superado, o arquiteto Oscar Niemeyer, 102, um dos artistas brasileiros mais radicais na defesa do comunismo, disse não acreditar. A informação foi dada à Folha pela mulher dele, Vera Lúcia. "Quando comentei com ele sobre isso, disse que não acreditava."

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ORDEM DO DIA DO Cmt INTERINO DA 3ª Bda CMec - REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DE 31 DE MARÇO DE 1964

 Por Mario Luiz  De Oliveira
Cmt INTERINO DA 3ª BDA CMEC

Soldados da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada !

Há 46 anos, o presidente da República, João Goulart, era deposto.

Uns chamam esse acontecimento de golpe militar, outros, de tomada do poder. Para nós, brasileiros, ocorreu a Revolução Democrática de 1964, que afastou nosso querido país de uma ditadura comunista, cruel e sanguinária, que só os irresponsáveis, por opção ou por descuido, não querem enxergar.

Réplica do autor pelo artigo "ndependência Escarlate"

Prezados,

O artigo "Independência Escarlate" suscitou algumas discussões sobre a menção ao cantor e compositor Vandré, em função da sua famosa música "Para não dizer que não falei das flores".

No que tange ao assunto, saliento a minha discordância com o autor, eis que o indigitado artista procurava instigar, por meio da sua letra, a população à revolução comunista e à desmoralização das Formas Armadas, claro, com os floreios adequados para a conquista dos corações e mentes, como convém a um integrante da guerra cultural.

Todavia, por questão de justiça ou lealdade, trago adiante a réplica do seu autor, dado que a sua íntegra é maior do que cabe na seção dos comentários.

Calma, Fé e Perseverança!

Por Klauber Cristofen Pires

Escrevo para comentar sobre o último artigo do respeitável articulista Heitor de Paola, "Estratégia tucano-petista: dessensibilização sistemática", cujos argumentos não são de pronto irrefutáveis, se é que o são de alguma forma.

Sponholz: cada povo tem o governo que merece

Previdência Social no Brasil

Por Ricardo Bergamini

Nos meus 40 anos dedicados ao estudo das ”Contas Nacionais” posso afirmar ser esse o tema mais confuso de todos, visto sua alta complexidade e pelas distorções acumuladas ao longo de sua existência, além de que, por deformação cultural de nossa sociedade, todos os temas no Brasil são abordados superficialmente na análise quantitativa dos problemas nacionais, sem nenhuma profundidade na análise qualitativa dos problemas nacionais.