quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ordem Liberal: Daslu


Caros leitores,

É com uma honra e uma alegria que publico adiante o primeiro boletim do Ordem Liberal, produzido pelo dileto amigo Ivan Lima.

  ********

Consagrado ao liberalismo da tradição clássica e Escola Austríaca de Economia.

Editor e Redator: Ivan Lima - Janeiro 2013 – Belém - PA 

Os estatizantes e os socialistas estão chamando a grande crise, que a economia mundial vem sofrendo desde o término da Grande Guerra, de “crise do capitalismo”. Na verdade, trata-se da crise do intervencionismo. Uma Crítica ao Intervencionismo – pagina 33. Ludwig von Mises. (Parecem palavras proferidas hoje sobre as agruras sofridas pelos povos das economias de mercado no mundo. Mas são resultantes do gênio de Mises no início da década de 1920). Ivan Lima

O intervencionismo revela um governo desejoso de fazer mais. Desejoso de interferir nos fenômenos de mercado. As seis lições – pagina 39 - Ludwig von Mises 

“A batalha não é apenas para os fortes; mas também para os
vigilantes, os ativos, os corajosos.” – Patrick Henry

In  memorian de Eliana Tranchesi, ex-proprietária da loja Daslu.  

Daslu

Dia desses, tive grande alegria ao ver um comercial da grife Daslu assinada com a Riachuelo. Depois, vi nas lojas da Riachuelo as belas peças gráficas da referida campanha. 

Nos EUA, novas gerações de católicos “pegam fogo por Jesus Cristo e sua Igreja”


“Nós somos a geração pela vida”
“Nós somos a geração pela vida”
No “The Washington Post”, um dos jornais líderes do esquerdismo “moderado” dos EUA, Ashley McGuire, editor de www.Altcatholicah.com, descreveu uma descoberta pessoal que o deixou muito pensativo.

A DESGRAÇA DE UMA INCÚRIA. Doc.nº 29 – 2013



                 O BRASIL CHORA a DESGRAÇA DE SANTA MARIA. Os familiares estão com os corações partidos. Milhares de MANCHETES PUBLICADAS nos jornais do mundo. Nossa prezada Presidente foi às lágrimas, não só como mulher, mas, como 1ª mandatária da NAÇÃO.

Índice de Preços ao Produtor – Fonte IBGE Base: Dezembro de 2012


Índice de Preços ao Produtor (IPP) varia 0,30% em dezembro e fecha 2012 em 7,16%

Clique nos gráficos para ampliá-los

Por Ricardo Bergamini

Muçulmanos na Europa - documentário de Zvi Yehezkeli and David Deryi (Allah Islam)

Relevante vídeo documentário sobre a crescente população islâmica no continente europeu.

A FARSA. DOC. – Nº 15 – 2013


GEN TORRES DE MELO

        Não é de agora que temos A FARSA representada em teatro ou escritas em livro. A OBRA DE Gil Vicente é um clássico da literatura portuguesa, onde os farsantes  tornam a Peça uma preciosidade literária. É do século XVI, quando o Rei João III governava Portugal.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DESCARAMENTO doc. 21 - 2013

www.fortalweb.com.br/grupoguararapes

Começar um artigo com citação é para alguns falta de imaginação e para outros, conhecimentos. Vamos pela segunda hipótese, pois às vezes é muito difícil colocar a palavra certa no lugar certo. O grande general Douglas McArthur deixou para a posteridade o seguinte: “E se algum dia, qualquer que seja tua idade, teu coração se deixar invadir pelo pessimismo, torturar pelo egoísmo e correr pelo cinismo que DEUS tenha piedade de tua velha alma”. 

Princípios básicos


Alguns princípios como moral, ética, caráter e honestidade são fundamentais para a convivência social, e todos, de qualquer nível social ou educacional, mesmo os que jamais foram a uma escola ou que cresceram órfãos possuem conhecimento da maioria destes.

Por João Bosco Leal

Os casos Zelaya, Lugo, Chávez e o governo petista Lula/Dilma/MAG


Restou muito claro que a manobra política, com aplauso do governo brasileiro, foi garantir a posse do Vice eleito, Nicolás Maduro, no vácuo de Hugo Chávez...

Ernesto Caruso

Você não viu no JN: Ocupação do Consulado do Brasil em Miami por dissidentes cubanos que protestam contra o apoio do governo brasileiro ao regime castrista




Miami. 26 de febrero de 2010. Asamblea de la Resistencia Cubana. Integrantes de la Asamblea de la Resistencia Cubana ocuparon pacíficamente el Consulado de Brasil en Miami para denunciar la complicidad del presidente de ese país, Luis Inacio Lula da Silva, en el asesinato del prisionero de conciencia cubano Orlando Zapata Tamayo por el régimen castrista. El presidente Lula se encontraba en Cuba el 23 de febrero de 2010, día en que murió asesinado Zapata Tamayo y en vez de interceder a su favor, abrazó al tirano Fidel Castro.

¡Lula, cómplice! ¡Vergüenza para Lula! ¡Viva Orlando Zapata Tamayo! ¡Derechos humanos para los cubanos! corearon los manifestantes miembros de la Asamblea de la Resistencia, coalición que agrupa a más de 50 organizaciones dentro y fuera de Cuba en apoyo a la Campaña de no Cooperación con la Dictadura.

Sylvia Iriondo habló a nombre de los manifestantes, interpelando directamente a los funcionarios del Consulado.

Estamos aquí en una protesta pacífica de condena al Presidente de Brasil, Lula da Silva, por abrazarse con los dictadores que asesinan a nuestro pueblo. Este hombre, afirmó Iriondo mientras les mostraba un afiche con la imagen de Zapata Tamayo a los diplomáticos, fue asesinado en las prisiones castristas.

Los manifestantes luego continuaron su protesta, marchando con una amplia bandera cubana frente al edificio donde se encuentra el consulado.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

AVISO IMPORTANTE - NOVIDADES


Nos últimos dias, nossa atenção foi concentrada no esforço de modernização da LIBERESFERA, motivo pelo qual as publicações têm sido reduzidas aqui no LIBERTATUM. 

A LIBERESFERA foi reconfigurada de modo a oferecer listas temáticas, conforme os leitores podem verificar nas bandeirolas do lado direito. Assim ficará mais fácil pesquisar determinados assuntos, pois as listas serão menores e especializadas. Os leitores já podem acessá-las. 

A lista frontal da Liberesfera em breve será substituída por avisos gerais, eventos e uma lista de destaques dos blogs temáticos, conforme a relevância dos artigos.   

PEDIMOS ESPECIAL PACIÊNCIA pois o trabalho de inclusão de blogs está sendo realizado aos poucos, conforme nossas disponibilidades de tempo. 

Quem quiser nos lembrar da inclusão de seu blog, por favor, entre em contato, assim como quem desejar a mudança de um tema para outro. 

Já percebemos que a visitação está retornando aos níveis normais. Nosso objetivo é triplicar a visitação diária ainda neste ano!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Recomeços


 

João Bosco Leal

Depois de alguns meses sem escrever, encontrei um motivo para recomeçar. Uma visita a um amigo de longa data me fez refletir sobre nossas atitudes durante a vida.

Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – Fonte IBGE Base: Dezembro de 2012

 Safra de 2012 bate recorde e chega a 162,1 milhões de toneladas

Clique nos gráficos para ampliá-los

 Por Ricardo Bergamini

UMA DESGRAÇA GRAVE! Doc. nº 8 – 2013



                 Nesta semana, assistimos à quebra de todo nosso Sistema Institucional Brasileiro. Um "coitadinho" apenado, a mais de 7 anos de cadeia, tomar posse como Deputado Federal e ser aplaudido dentro do Congresso.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Fonte IBGE Base: Dezembro de 2012


IPCA de dezembro fica em 0,79% e fecha 2012 em 5,84%

Clique nos gráficos para ampliá-los
 Por Ricardo Bergamini

Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - Fonte IBGE Base: Dezembro de 2012


Índice Nacional da Construção Civil varia 0,43% em dezembro e acumula alta de 5,68% em 2012
Clique nos gráficos para ampliá-los
 Por Ricardo Bergamini

True Outspeak - Olavo de Carvalho - 09/01/2013

Manifesto à Sociedade Democrática Venezuelana e à sua Força Armada Nacional


 

 Nós, os abaixo assinados, nos dirigimos a todos os setores democráticos do país e em especial aos integrantes das Forças Armadas Nacionais, nesta hora nefasta da pátria, para estabelecer-lhes o seguinte:

1. Desde há quatorze anos a Venezuela tem sido vítima de uma invasão por parte do regime castro-comunista cubano. Esta invasão efetuou-se devido a que foi propiciada e amparada desde o mais alto governo.

2. De maneira lenta e progressiva, os cubanos tomaram o controle de nossas notarias, os registros, o sistema de identificação e estrangeria, a política exterior e setores importantes da economia nacional. O controle dos cubanos chegou inclusive aos corpos policiais e às Forças Armadas, em detrimento da segurança e defesa do Estado.

3. As conseqüências da dominação castro-comunista se evidenciam em todos os âmbitos da vida nacional. Isto significou, entre outros muitos males, a destruição de nossa indústria petroleira, o desmantelamento do aparato produtivo, tanto no campo como na indústria, a progressiva eliminação das liberdade civis e econômicas, e o avanço do narco-tráfico, da guerrilha e do crime organizado.

4. Para garantir seu controle sobre a Venezuela, o castro-comunismo desenhou um sistema eleitoral à sua medida, que lhe permite tergiversar a vontade dos eleitores mediante o vantagismo, o abuso, a coação, a compra de consciências e um sem-número de vícios e irregularidades.

5. Os recursos do Estado venezuelano já não são investidos para resolver os múltiplos problemas que afetam nosso povo, senão que se utilizam abertamente para financiar a expansão do castro-comunismo em toda a região. É por isso que uma parte da comunidade internacional, subornada com petro-dólares venezuelanos, avaliza e legitima a invasão cubana na Venezuela.

6. É público e notório que o destino dos venezuelanos já não é decidido por nossas próprias autoridades, senão que se define descaradamente em Havana, com a participação aberta dos irmãos Castro.

7. Preocupados pelo desaparecimento físico do presidente Chávez, o regime cubano desenhou um mecanismo para perpetuar seu controle sobre a Venezuela. A manobra inclui apontar um sucessor submisso a seus interesses, Nicolás Maduro, e propiciar um “pacto” entre os diferentes setores do PSUV que garanta a continuidade da ingerência cubana em nossa nação.

8. Esta manobra conta com o respaldo de vários presidentes latino-americanos, entre eles os de Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua e Uruguai, a maioria dos quais não só compartilha a mesma ideologia e as mesmas metas políticas, senão que todos se beneficiam das contribuições econômicas que o governo venezuelano lhes proporciona.

9. Tudo o que foi dito anteriormente constitui uma clara violação à Constituição e às leis, configura um golpe de Estado em favor de uma potência estrangeira e significa, finalmente, a transformação do Estado venezuelano em um apêndice de Cuba.

10. Em que pese que nossa proposição é razoável, democrática e constitucional, porta-vozes do governo e alguns setores da oposição o qualificarão de “golpista”. Porém, ocorre justamente o contrário: golpistas são os que vieram violando a Constituição de maneira sistemática. Restabelecer sua vigência é um mandato explícito, contemplado no Artigo 333 da Carta Magna.
 
Durante os próximos dias se definirá se a Venezuela deixará de existir como nação, para se converter definitivamente em uma colônia de Cuba, ou se recuperaremos nossa identidade e nosso destino histórico. Estamos convencidos de que nossas Forças Armadas, respaldadas por todos os setore da sociedade, daremos uma passo à frente e impediremos a dissolução da pátria.
Caracas, 10 de janeiro de 2013.

Para aderir ao manifesto, clique aqui
 (problemas com o link? Vá ao site e clique lá)

Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário – Fonte IBGE Base: Novembro de 2012


 Emprego industrial tem variação nula em novembro

Por Ricardo Bergamini

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fox News: Tudo é proibido!



Fantástica reportagem do canal Fox News entrega o que está acontecendo nos EUA: a democracia tornou-se uma forma moderna de ditadura: absolutamente tudo virou ou proibido, ou obrigatório. No Brasil, temos trilhado o mesmo caminho, como este blog tem mostrado fartamente.

Para ler as legendas em português, clique no ícone do canto inferior direito (legendas), e clique em ativar legenda (inglês-transcrito), e em seguida, traduzir (português) e por fim, "ok".


Pe. Paulo Ricardo: A vida oculta de Jesus

O que Jesus fez dos doze anos de idade até o início de sua vida pública? Teria Ele ido para a Índia aprender com os grandes sábios? Teria sido levado em viagens espaciais? Nesta Resposta Católica, Padre Paulo Ricardo fala sobre as muitas teorias existentes acerca da chamada vida oculta de Jesus.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pe Paulo Ricardo recomenda " A Canção de Bernadette"








Thomas Woods Jr fala no Congresso americano e questiona a falta de transparência do FED, sugerindo uma auditoria independente


Para ler as legendas em português, clique no ícone do canto inferior direito (legendas), e clique em ativar legenda (inglês-transcrito), e em seguida, traduzir (português) e por fim, "ok".

"Construindo um Futuro Comum: Torcendo a Fé, a Economia e as Finanças em uma Nova Ordem Global"


Do blog A ESPADA DO ESPÍRITO (LEIA AQUI)

Sinopse: Este artigo analisa dois movimentos econômicos interligados. A primeira parte faz um mergulho profundo no Banco de Compensações Internacionais (BIS) e investiga a incrível tomada de poder que está ocorrendo atualmente por meio do controle sobre o sistema regulatório das finanças globais, o que nocauteará o que resta da soberania financeira das nações. A segunda parte é uma análise da Conferência da ONU Sobre a Crise Econômica e Financeira Mundial, realizada em junho de 2009. O que deixará você chocado não é a discussão sobre as medidas financeiras, mas as gigantescas mudanças sociais e de comportamento que foram propostas pelo então presidente da Assembleia-Geral da ONU, Miguel d'Escoto Brockmann. As diretivas espirituais e sociais desafiam diretamente a cosmovisão cristã sob os auspícios da crise econômica.

Demande um Plano Real: uma resposta ao vídeo dos queridinhos de Hollywood que fizeram propaganda em favor do controle de armas

Vocês se lembram daquele ridículo filme feito por artistas "globais" que pretendiam interromper a construção da usina hidroelétrica de Belo Monte e que foi inteligentemente refutado por jovens estudantes mediante o uso de argumentos simples, objetivos e óbvios?

Nos Estados Unidos, tem acontecido muito mais:  a guerra cultural por lá está implacável, e ultimamente o foco da questão tem sido o desarmamento civil, um tema explorado pela esquerda que, como sempre, faz uso populista das mazelas que ela mesmo cria, no caso, o massacre na escola Sandy Hook Elementary, em NewTown, Connecticut. Isto porque, oras, se há assassinatos nas escolas americanas, é justamente porque esses lugares são uns dos poucos em que os cidadãos não podem estar armados para se auto-defenderem. 

Abaixo, segue mais um vídeo impressionantemente honesto contra os bonitinhos hipócritas de Hollywood: são os governos  - e não os cidadãos de bem - que precisam ser controlados: eles têm sido, de longe, os maiores assassinos!

Atenção: Para ler as legendas em português, clique no ícone do canto inferior direito (legendas), e clique em ativar legenda (inglês-transcrito), e em seguida, traduzir (português) e por fim, "ok".




Abaixo, o vídeo dos artistas de Hollywood que defendem o desarmamento civil:



sábado, 5 de janeiro de 2013

Vejam como fala um delinquente!


Muito boa a reportagem levada ao ar pelo Jornal Nacional de 04/01/2013 (Quem não assistiu, clique aqui).   Enfim, nem mesmo a mídia tradicional aguenta mais varrer para baixo do tapete a sujeira de governantes ineptos, negligentes, corruptos, demagogos e sedentos de poder. 

Faltou somente destacar a fala irresponsável, miserável, acintosa, e torpe do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra: “Todos aqui concordamos que é preciso investir mais em prevenção e menos em remediação. Estamos fazendo a mudança da política, mas não vamos liquidar esse passivo, que foi formado ao longo de 20, 30 anos, no curso de uma gestão”.

Eis a declaração de um patife, num grau que não há adjetivo para caracterizar! Este homem está no poder porque faz parte de um grupo político que voluntariamente  se ofereceu como candidato para resolver os problemas do país. Seu dever é trabalhar para evitar que tragédias como as que ora acometem o estado do Rio de Janeiro não se repitam, e não ficar se esquivando de suas responsabilidades por meio de desculpas esfarrapadas. 

Notem o padrão petista de governar: vestir na própria cabeça os louros alheios quando tudo vai bem e empurrar para os outros as consequências de suas incúrias! Apelam ainda para a tal da "herança maldita" que, se existiu - ora, qualquer país sempre tem problemas - já nem se vê mais na estrada da história: afinal, lá se vão onze anos de petismo triunfante! 

A tragédia do Rio de Janeiro é previsível, e não foi evitada  ou ao menos, teve seu efeitos minorados porque, como bem demonstra a reportagem, nada foi feito. Só uma coisa: não falta dinheiro para o Carnaval, assim como também não falta para as paradas gay (Não é, Sr. Sérgio Cabral?) e os shows públicos de grande envergadura. 

Superpoder da FUNAI


Poder-se-ia dizer, impatriótico, desastrado e desumano.  Impatriótico porque as suas ações solapam as bases da unidade nacional historicamente definida e consolidada como nação e Estado brasileiro; desenho político definido por tratados, sem os quistos raciais ultimamente implementados por governantes a serviço dos ditames externos, ingênua ou maquiavelicamente designados como nações indígenas.


Por Ernesto Caruso

Pesquisa Industrial Mensal Produção Física


Fonte IBGE - Base: Novembro de 2012

Produção industrial cai 0,6% em novembro


Por Ricardo Bergamini

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pe Paulo Ricardo: Como combater a preguiça espiritual?




Como toda doença, antes de se saber como curá-la é preciso identificar as suas causas. O Catecismo da Igreja se refere à preguiça da seguinte forma:

"Outra tentação, cuja porta é aberta pela presunção, é a acídia (também chamada 'preguiça'). Os Padres espirituais entendem esta palavra como uma forma de depressão devida ao relaxamento da ascese, à diminuição da vigilância, à negligência do coração. 'O Espírito está pronto, mas a carne é fraca'. Quanto mais alto se sobe, tanto maior é a queda. O desânimo doloroso é o inverso da presunção. Quem é humilde não se surpreende com sua miséria. Passa a ter mais confiança, a perseverar na constância.”(2733)

O BRASIL CONTINUA NA UTI


  doc. 2 - 2013(JAN de 2013)
É preocupante a situação econômica da União e dos Entes federados. Há uma crise de autoridade em todos os níveis da federação. É evidente a impotência do sistema de segurança com o desafio, permanente, do crime organizado  e das falcatruas  que pipocam na administração pública,  em
todos os níveis da federação.  As leis são negligenciadas e a impunidade é generalizada, com cerca de 250 mil criminosos condenadas em  liberdade, por carência do sistema carcerário. Tudo isso vem desnudando o desgoverno que impera nos seus três níveis, especialmente, no plano federal.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fatos e mitos sobre a "Revolução Industrial"


Industrial.jpg










Autores socialistas e intervencionistas costumam dizer que a história do industrialismo moderno, e especialmente a história da "Revolução Industrial" na Inglaterra, constitui uma evidência empírica da procedência da doutrina denominada "realista" ou "institucional", e refuta inteiramente o dogmatismo "abstrato dos economistas".[1]

Brasil, país do Carnaval


É isso aí! Somente figuramos no contexto internacional como país do carnaval. Ai, sim, somos conhecidos como excelência no assunto.  Rio, São Paulo, Recife e Salvador são tomados por uma avalanche de turistas que lá aportam para conhecerem a verdadeira e única produção nacional.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Profecias para 2013. Será um ano pior do que 2012?



 Esta é a época em que os profetas de plantão saem das tocas. Quando eu era jovem os astrólogos dominavam a cena. Omar Cardoso era uma celebridade nacional[1] no meio de uma constelação meio obscura de personalidades que pontificavam as previsões para o ano seguinte. Estes escreviam também, religiosa e mercenariamente, em todos os sentidos, as inúteis colunas de horóscopos, de ávida leitura obrigatória em todos os jornais e revistas.