quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Navio Fedendo.

Os marujos navegavam há meses, não tomavam banho, nem trocavam de roupa, o que não era novidade na Marinha Mercante Britânica. O navio fedia. O capitão chama o imediato: - Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa! Responde o imediato: YES, Sir...

Parte para reunir seus homens e diz: Marinheiros, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa. 


David troque a camisa com Jonh, 


Jonh troque a sua com Peter,


Peter troque a sua com Alfred, 


Alfred troque a sua com Jonathan.... e assim prosseguiu.


Quando todos tinham feito as devidas troca, volta ao Capitão e diz: 


Sir, todos trocaram de roupa. 


O Capitão visivelmente aliviado, manda então prosseguir a viagem...



SE O POVO NÃO APRENDER A VOTAR, É MAIS OU MENOS ISSO QUE VAI ACONTECER NO BRASIL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

O NAVIO CONTINUARÁ FEDIDO.

Jofc



Navio fedendo 

Por Vanderli Camorim.

Recebi o texto acima pelo WhatsApp várias vezes. Parece que corre o Brasil todo. Ele expressa um pensamento simples e muito popular que é o de acreditar que tudo pode melhorar se a população votasse no candidato certo. Os economistas do período do iluminismo já tinham inferido a partir dos estudos que faziam dos governos dos reis absolutos que governavam a tudo e a todos conforme a sua vontade, que estes não deveriam interferir na economia também denominada mercado; que sua função deveria ser restrita apenas e unicamente a segurança, a lei e a ordem e a proteção da propriedade privada. 

Imagem relacionada

Porquanto se ficassem limitados a esta função os governos estariam fazendo um bem a todos indistintamente. Porém se fossem além e se imiscuíssem no mecanismo de mercado, como se podia observar no regime dos reis, ele favoreceria a criação de grupos de interesses que passariam a lucrar as custas da grande maioria; os partidos passariam a representar os interesses desses grupos e não de toda sociedade; que a luta desses grupos transformaria a sociedade em um campo de eterno conflito. 

Ora, ninguém deu a mínima para estas observações e hoje todo mundo reclama sem recordar do alerta dado.

Na verdade é um problema de ordem intelectual ou sua deficiência em dar importância ao que é tangível e nenhum ao intangível. Frederic Bastiat dizia que mais importante que o que se vê é o que não se vê. Os políticos por exemplo se comportam como o homem de negócios. Estes são pautados pelos consumidores. Se esses não compram ele não ganha dinheiro. Tem que servir os consumidores com o melhor pelo menor preço daquilo que expressam seus desejos e necessidades. Aprendem que o importante não são seus desejos mas os dos consumidores. Se não forem capazes perdem seus postos sendo substituídos pelos mais eficientes. Os políticos por sua vez são pautados pelos eleitores. Terão que falar e prometer fazer aquilo que eles demandam. Se não forem capazes serão preteridos e perdem seus cargos. Donde se conclui que não são os políticos, mas os eleitores que foram corrompidos e viciados por doutrinas que prometem "almoço grátis" pago pelo restante da população. O que provocou essa mudança na população foram essas ideias disseminadas pelos intelectuais. São elas que tem que ser combatidas. 

A economia de mercado vulgarmente chamada de capitalismo que prevaleceu até o final do século 19 tornava os homens mais responsáveis e com iniciativa criativa. Com a mudança para as ideias socialistas passaram a depender do governo para tudo tornando-se irresponsáveis culpando os outros por seus fracassos e nunca pelas ideias escolhidas. Os intelectuais que disseminaram essas ideias terão de substitui-las pelas ideias que deram certo. A batalha  é das ideias. Ideias boas contra ideias ruins. As ideias do capitalismo contra as ideias do socialismo. Quem não entende este dilema corre o risco de perder irremediavelmente. A sociedade é fruto das ideias. A sua destruição também. 


Resultado de imagem para miseria socialista em cuba
Cuba

O capitalismo pressupõe uma comunidade de indivíduos cooperando pacífica e voluntariamente com base na divisão de trabalho e na propriedade privada. Pressupõe também que existe uma harmonia de interesses entre os indivíduos. Estes querem lucrar com seus esforços, porém não podem atingir seus objetivos egoístas sem antes servir servir seu semelhante. Só ganha se servir o melhor pelo menor preço. Já o socialismo que pretende ser a cooperação entre os indivíduos baseado na propriedade pública sob o comando centralizado no estado, parte do pressuposto que os homens tem interesses antagônicos e irreconciliáveis, uma eterna luta entre exploradores e explorados que só terá fim quando os explorados eliminarem por completo os exploradores. 

A viga mestra desta teoria é a teoria das lutas de classes também acompanhada da teoria da exploração. Ambas já mostraram as imensas tragédias que causam, além de terem sido sobejamente refutadas. Falta mudar de mentalidade,      


Vanderli Camorim

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, barba, área interna e close-up

Camorim é articulista de Libertatum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.