terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Observatório do Camorim.
Imagem relacionada
Oclocracia.

Políbio - o geografo e historiador grego - dizia que oclocracia é uma manifestação confusa e contraditória que ao mesmo tempo repudia o movimento de agitação das massas - socialismo - mas logo a seguir o endossa e reivindica. Tudo feito de acordo com o instinto sem nenhuma intervenção do raciocínio crítico.

De vez em quando alguém, como Edimilson, em Belém, e Capiberibe, no Amapá, só para dar dois exemplos, pregam o governo das massas como se fosse algo original. Desconhecem que os gregos já praticavam esta degenerescência de governo que inevitavelmente leva à anarquia. 

Hoje o apelo a oclocracia no Brasil é mais forte devido não só às redes sociais, mas também porque alicerçadas pela TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, que transmitem ao vivo as deliberações que deveriam manter-se distante das massas, - como já alertava Constantino aos pais fundadores da Igreja Cristã no século 3 a.d. Isso naturalmente força os homens públicos a não mais observarem a letra da lei em suas deliberações, mas em um momento de pura exibição para as massas, agirem como quem procura a sua aprovação. 

Em nenhum tempo e país o termo oclocracia, - governo da plebe -  pôde ser tão bem aplicado como aqui e agora.   

Vanderli Camorim

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, barba, área interna e close-up

vanderlicamorim@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.