quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Governo já decidiu: você está ingerindo muito sal!

Tomem mais essa: nem o sabor do pãozinho francês está mais a critério do consumidor. O governo tem "negociado" com a "indústria de alimentos" (alguém sabe onde fica esta "indústria de alimentos"?), para retirar boa parte do sódio dos pães, biscoitos e refrigerantes tipo "zero"...


Empresas vão reduzir teor sódio nos alimentos industrializados


07/04/2011 - 15h04 - Saúde

Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos.

Ao diminuir a quantidade de sódio nos produtos alimentícios industrializados, a ideia é estimular o brasileiro a ingerir menos sal. O consumo excessivo está ligado ao aumento da incidência de doenças crônicas, como a hipertensão e problemas cardíacos. Os dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O compromisso prevê uma redução gradual da taxa de sódio para ser cumprida até 2012 e, depois, intensificada nos dois anos seguintes. No caso das massas instantâneas, a meta é uma queda de 30% na quantidade de sódio em um ano, ou seja, limitada a 1,9 grama até 2012.

Nas bisnaguinhas, a meta é reduzir 10% do total de sódio: o limite será de 531 miligramas, em 2012, e de 430 miligramas, em 2014.

Em julho, o governo e as empresas voltam a se encontrar para definir o percentual de redução de sódio para o pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho e batatas fritas. Até o final do ano, será definido o teor máximo para biscoitos, embutidos, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas.

“A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] vai acompanhar a execução desse acordo”, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz, as empresas ainda estudam as alternativas que serão usadas para tirar o sódio dos produtos, mantendo o sabor e a cor. “Devem ter alterações [gosto], mas poderão ser imperceptíveis”, explicou.

Em novembro de 2010, a Anvisa constatou teores elevados de sódio em vários alimentos industrializados. O macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Também aparecem na lista a batata palha e os refrigerantes light e diet à base de cola e guaraná.

Edição: Lílian Beraldo

Um comentário:

  1. Olá Klauber, os artigos aqui estão muito bons. Essa intervenção do governo sobre o sal é um primor de sabedoria. A indústria tem inúmeros outros produtos químicos que podem tornar um monte de titica numa bela torta de morangos, com sementinha e tudo. Agora sim, vamos ter produtos de qualidade duvidosa!
    Sabe o que é isso? Lembre-se do que disse Jesus: Vós sois o sal da terra. Claro, toda e qualquer coisa que remeta à fé cristã deve ser eliminada.

    ABs.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.