terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Como tenho dito: o FGTS é uma forma de Empréstimo Compulsório Disfarçado.

Tomem mais esta: Governo desvia dinheiro do FGTS para compor superavit primário. 

Você, trabalhador, empresta dinheiro ao governo a juros subsidiados, com o qual ele financia a sua casa própria com juros escorchantes, mas ainda assim, subtrai os recursos para tal fim destinados. Duvida?


Por Klauber Cristofen Pires



Vez ou outra ainda encontro alguns contabilistas matutos que nada enxergam além dos seus formalismos numéricos suas críticas à minha afirmação de que o FGTS é uma espécie de empréstimo compulsório disfarçado pelo pelo EMPREGADO ao governo.

Só para resumir: não interessa que paga a conta no âmbito formal, mas sim quem a realiza, de fato, e esta pessoa não é o empregador, mas sim o empregado. 

Para quem ainda não entendeu, imagine um empresário a contratar um funcionário, para só depois então lembrar, bem depois de assinar a sua carteira, que deve depositar o FGTS e pagar ao final do contrato uma multa indenizatória! Absurdo, não é? 

Ora, é óbvio que cada trabalhador é contabilizado por uma planilha onde são computados todos os custos que representa para o empregador, inclusive as provisões com demissão. 

Isto, meus amigos, significa uma só coisa: todos os encargos trabalhistas são pagos pelo empregado, ou em outras palavras, o custo de um empregado sempre será o seu valor de mercado, do qual, deduzidos os encargos legais, resta o seu salário.  Quem diz que não é assim é tonto ou enganador. Ponto Final.

Agora, porque se equipara a um empréstimo compulsório? Já respondo: porque o trabalhador cede parte do seu dinheiro para o governo a juros subestimados, isto é, a juros menores do que o governo pagaria em qualquer outra operação financeira de captação de recursos. O FGTS perde até mesmo para a poupança. 

Se os trabalhadores tivessem o dinheiro do FGTS em mãos, poderiam criar clubes de investimentos com retornos muitíssimo mais altos, e ainda por cima, por ocasião da aposentadoria, contar com todo o capital investido durante as décadas de depósito. Seria algo muito mais fantasticamente benéfico do que a própria aposentadoria!

Agora, se alguém acreditava que seria o governo a pensar melhor com o dinheiro dos outros para o bem destes últimos tolos, recomendo a notícia do Estadão intitulada Tunga no FGTS, somente para ter conhecimento que o governo, sempre bonzinho e muito austero com o dinheiro privado dos "optantes", desvia os recursos das multas para compor o superávit primário! Quanto? Só a besteirinha de 2,96 bi /ano! 

Não se trata de recursos diretos, como informa a matéria, mas de qualquer forma, eram verbas que seriam geridas pelos sábios do Conselho Curador do FGTS, cuja destinação mais comum a que dão é o de prover o financiamento a "baixo custo" (baixo custo, leia-se, com juros muitíssimo mais altos do que os próprios trabalhadores recebem pelos seus bolsos esbulhados) para a compra da casa própria. 

Vamos resumir: você, trabalhador, empresta dinheiro ao governo a juros subsidiados, com o qual ele financia a sua casa própria com juros escorchantes, mas ainda assim, subtrai os recursos para tal fim destinados. Entendeu agora?

Por fim, para quem quiser entender melhor sobre como é roubado pelo sistema FGTS, recomendo a leitura dos seguintes artigos:







2 comentários:

  1. Muito bom e esclarecedor! Como pode este nosso país continuar desse jeito, internvindo e tirando a riqueza de seu povo?

    ResponderExcluir
  2. Saudações caro Klauber,
    Gostaria de informar, caso vc não esteja sabendo, que o sistema nacional de seguro desemprego está fora do ar há três dias e estranhamente não li nada na imprensa sobre isso.
    Considero isso um pacto muito sinistro da mídia com o governo. Que imprensa pode cobrar qualquer dever do cidadão quando sonega uma informação dessas?
    Conto com você para divulgar esse absurdo do governo.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.