Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

50 anos do golpe militar - Entrevista general e militante


Valdésio Guilherme de Figueiredo, general aposentado, e Apolo Heringer Lisboa, guerrilheiro e militante socialista, debatem sobre o período dos governos militares.


Publicado em 29/03/2014
Valdésio Guilherme de Figueiredo

Data de nascimento: 26.06.1937

Quem é: General de Exército. Assentou praça em 1953. Como tenente , serviu na 1º Regimento de Infantaria, onde permanece até janeiro de 1964. Promovido ao posto de capitão, em 1965, assumiu o 1º Regimento Sampaio, até ser relacionado para cursar a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1968. Em 1970, foi designado instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Já major, em 1974, foi designado para estagiar no Quartel-General da 4ª Região Militar/4ª Divisão de Exército, em Juiz-de-For a e, mais tarde, em Belo Horizonte. Em maio de 2001, já no posto de general, assumiu o Comando Militar da Amazônia, , onde permanece até 2002. Nomeado ministro do Superior Tribunal Militar até a aposentadoria em 2007.

Apolo Heringer Lisboa

Data de Nascimento: 17.02.43

Quem é: Militante do movimento de resistência Organização Maxista-Leninista Política Operária (Polop), graduado em medicina humana, em 1967, pela UFMG, possui mestrado em medicina veterinária também pela UFMG (1993), na área de Epidemiologia. É professor no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Educação pela FAE/UFMG, com a tese Projeto Manuelzão: uma estratégia de transformação da mentalidade social. Idealizador e fundador do Projeto Manuelzão, que mobiliza a sociedade para a recuperação hidro-ambiental do Rio das Velhas. É especialista em Pneumologia Sanitária e Epidemiologia em cursos na França e Bélgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.