Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Frase do dia

“Considero a ideia de consenso em ciência como um desenvolvimento extremamente pernicioso que deve ser evitado a todo custo. Historicamente, a alegação de consenso tem sido o primeiro refúgio dos canalhas; é uma maneira de evitar o debate, afirmando que a questão já está resolvida. Sempre que você ouvir que há consenso dos cientistas em uma coisa ou outra, preste atenção na sua carteira, porque você está sendo roubado.
Vamos ser claros: o trabalho da ciência não tem nada a ver com consensos. Consenso é o negócio da política. Ciência, pelo contrário, exige apenas que um investigador aconteça de estar certo, o que significa que ele ou ela tem resultados verificáveis para o mundo real. Na ciência, o consenso é irrelevante. O que é relevante são resultados reprodutíveis. Os maiores cientistas da história são grandes precisamente porque romperam com o consenso.
Não existe tal coisa como consenso científico. Se é consenso, não é ciência. Se é ciência, não é consenso. Ponto “. Michael Crichton

Sobre o autor

João Luiz Mauad
Administrador de Empresas e Diretor do Instituto Liberal
João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.