terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como um desonrado pode avaliar se alguém possui honra ou não?


fhc
Ontem, Fernando Henrique Cardoso mandou a seguinte pérola sobre Dilma Rousseff:
Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT.
E então o partido que o demonizou durante toda a campanha eleitoral comemora efusivamente mais esta ridícula rasgação do líder tucano.
Uma coisa devemos todos convir: depois das mentiras lançadas contra ele na campanha, qualquer babação de ovo seria uma desonra absoluta.
Mesmo se não observássemos por este aspecto constrangedor, ao definir Dilma como “honrada”, ele endossa todo o discurso de campanha da presidente. Por que isso? Por que, mesmo que Dilma fosse inocente nos casos de corrupção, ainda assim mentiu copiosamente na campanha. Se isso é uma atitude “honrada” para FHC, logicamente significa que ele perdeu a capacidade de fazer qualquer julgamento moral.
Sobre a questão de Lula ir para a cadeia, ou não, ele diz:
.Isso dividiria o país. Lula é um líder popular. Não se deve quebrar esse símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país.
Uma pessoa moralmente sadia diria: “Se é culpado, que vá preso; se é inocente, que fique livre”. Para FHC a coisa funciona de jeito inverso: ele unicamente avalia as consequências (e ainda por cima falsas) da prisão de Lula para decretar que Lula não deve ser preso. Eis um sistema moral digno do cão.
É um fato: FHC apresentou em seu discurso falhas gravíssimas de caráter e honra. É por isso que o fato dele dizer que Dilma é “honrada” não deveria merecer qualquer credibilidade.
Aécio Neves se saiu muito melhor: “Estamos sendo governados por um governo mitômano […] O governo se habilitou tanto a conviver com a mentira que já não consegue viver sem ela. Recorre à mentira mesmo quando ela é desnecessária e escancarada a ponto de ser desmascarada no dia seguinte”
É de se perguntar: será que a mitomania da presidente é considerada uma atitude “honrada” por FHC?

Fonte: Ceticismo Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.