Páginas

domingo, 3 de dezembro de 2017

Resultado de imagem para universidade


Por que o mais pobre paga a universidade do mais rico?

por 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que universidades públicas podem cobrar taxas e mensalidades nos seus cursos de pós-graduação lato sensu – aqueles com caráter de especialização e que oferecem um certificado em vez de um diploma.

Foi um pequeno, mas bom passo para melhorar nosso país. É um descalabro que um Estado que não consegue garantir água limpa e ligação de esgoto universal ofereça educação gratuita para quem pode pagar por ela.
Um dos direitos mais arraigados na sociedade brasileira é o de os ricos receberem privilégios pagos com os impostos dos pobres – caso da universidade pública gratuita para todas as faixas de renda. Além de enraizado em nossa cultura, o direito do rico cursar o terceiro grau sem pagar é cristalizado até na Constituição.
Além de ser uma prioridade errada, a educação gratuita também gera desperdício de recursos. Por não pagarem, muitos alunos brasileiros de universidades públicas abandonam seus cursos ou levam mais anos que o necessário para se formar.
Grande parte das universidades públicas brasileiras está falida. Mais para frente, a própria crise financeira das universidades deve trazer ao debate a cobrança de mensalidades dos alunos da graduação, por meio de uma emenda constitucional.
Cobrar mensalidade de quem pode pagar nas universidades públicas, para bancar a educação de quem tem pouca renda, seria uma excelente medida pró-pobre e melhoraria a distribuição de riqueza no Brasil.



Resultado de imagem para irineu de carvalho filho
Doutor em economia pelo Massachusetts Institute of Technology. Trabalhou no FMI, no Itaú Unibanco e na Georgetown University (Qatar). Especialista em Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional.
irineu.evangelista@bei.com.br

Comentário:

Acho mais interessantes permitir que o pobre possa pagar a faculdade do que fazer com que o pagador de imposto pague por uma coisa pela qual ele já pagou. O melhor não é dar de graça e sim permitir que todos possam pagar


Edição Libertatum
Imagens Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.