. A idéia era outra, mas veio-me à mente a questão da EMPATIA e perfeita identificação com a personalidade do bandido por parte daqueles que tanto se comovem contra o JUSTO REVIDE, em insofismável SIMPATIA e AFINIDADE com o Bandido.
Quem chora por ver sua casa desabar numa enchente, ou por perder os seus bens adquiridos com sacrifício, não o faz por pena da mobilia "sacrificada", NÃO!
O choro, a dor É POR SI MESMO, é pela perda que teve e não pela mobilia. É A NATUREZA HUMANA: SÓ nos EMOCIONAMOS POR NOS MESMOS.
A morte do ente querido nos causa dor porque É UMA PERDA NOSSA. Porque simpatizamos, gostamos ou amamos sua companhia ou existência. A morte de desconhecidos não nos comove. A menos que consigamos nos "ver" na situação alheia, mas nunca pela perda. Se não há empatia ou perda, não nos desperta sentimentos.
Os governantes ou "OS PRÍNCIPES" atribuem-se superioridade aos governados porque CULTUA-SE as tais "autoridades" como se superiores ao povo.
É daí que estes exigem a exaltação do respeito a tal "superioridade" e as "devidas" ostentações de inferioridade. Não por acaso é notória a exigência de tratar os governantes e autoridades por "EXCELÊNCIA", "ILUSTRISSIMO", "EXCELENTÍSSIMO" e mais toda sorte de demonstração da "superioridade" obtida com a ocupação de um cargo.
Lembrando-me de Etienne de la Boétie em seu brilhante "discurso da servidão voluntária", devo dizer que a CULPA dos governantes e de toda alta hierarquia estatal SENTIR-SE SUPERIOR e desprezar os sentimentos da "PLEBE", sem perceber que são humanos e sofrem, é do próprio povo, que rasteja ante as tais "autoridades" como se clamando por concessões das "divindades" que lhes são tão "superiores".
É A SUBMISSÃO QUE PRODUZ OS TIRANOS!
É a submissão do rebanho popular que faz da alta hierarquia estatal a NOVA NOBREZA que perde até a noção de que os submissos também sofrem e sentem dor. É a submissão, o rastejar da população, que faz as tais autoridades sentirem-se tão superiores e PERDER TODA EMPATIA, toda identificação com o povo. Apenas fortalecendo essa "superioridade" qdo jogam migalhas a meros "ANIMAIS que EXISTEM PARA SERVI-LOS".
As celebridades e os atuantes em meios de comunicação igualmente sentem-se superiores porque o povo os cultua como se deuses. Por isso já milionários ainda vão buscar LEI ROUANET, estando cientes que tal dinheiro melhor seria aplicado em HOSPITAIS, por exemplo.
Eles DESPREZAM os SUBMISSOS populares, que excitam-se ante a mera visão das celebridades, porque estes os fazem sentir tão superiores que não conseguem se ver como semelhantes aos "seres rastejantes que os adoram como se diferentes em sua absoluta superioridade".
O pensador NIETZSCHE apontou brilhantemente o que é a idéia daqueles que sentem-se superiores, mais importantes que os demais. Diz ele algo assim (vai de cabeça mesmo):
Um príncipe se julga tão superior ao povo que nem mesmo consegue imaginar que são pessoas iguais a ele, que sofrem, que sentem dor. Ele (talvez) não promova o sofrimento do povo por maldade, mas porque para ele o povo é tão diferente que não consegue imaginar que sofra. É como os insetos que matamos, como baratas, que jamais conseguimos nos ver no lugar destas e as esmagamos sem qualquer hesitação.
Nietzsche foi mais breve e explícito, mas não lembro as palavras exatas, embora a idéia seja essa.
Na verdade o ser humano somente consegue ser decente quando se põe no lugar alheio. Se não consegue se ver na posição do outro, não lhe dedica qualquer sentimento.
Um torcedor de um time ODEIA SINCERAMENTE o árbitro que ROUBA CONTRA o SEU TIME. Ele xinga e se enfurece contra a INJUSTIÇA apenas se desfavorável a seu time.
É a NATUREZA HUMANA! Nenhum torcedor conseguirá ODIAR o árbitro que ROUBA a FAVOR do SEU TIME. É impossível.
O torcedor poderá reconhecer e até defender punição para o juiz ladrão, caso seja indisfarsável e impossível de inventar desculpa para a gatunagem do árbitro. Porém a gatunagem jamais despertará o ódio do torcedor beneficiado.
Emoções sinceras, por óbvio, não se pode forjar. É lógico.
Atentem para os DEFENSORES de BANDIDOS! ...Eles, POR AFINIDADE, se vêem NO LUGAR do BANDIDO e se apiedam de si mesmos. Por isso defendem e até desculpam os bandidos.
A EMPATIA que sentem pelos bandidos É PORQUE SE IDENTIFICAM NO BANDIDO, sentem certamente a vontade de fazer o mesmo, mas temem a represália. Os bandidos então os REPRESENTAM da mesma forma que o TIME REPRESENTA o TORCEDOR. ...É um processo mental, é da natureza humana.
Perceba-se que aqueles que DEFENDEM a RECUPERAÇÃO dos BANDIDOS...
...São os mais eficientes DEFENSORES da PUNIÇÃO para os POLICIAIS que maltratam bandidos.
Escondem sua preferência e ABSOLUTA EMPATIA em teses sobre "direitos humanos" que JAMAIS SÃO INVOCADOS em favor das vítimas ou contra os bandidos. Trata-se de mero ARDIL, para não declarar-se EMPÁTICO e SOLIDÁRIO aos bandidos por pura IDENTIFICAÇÃO com a PERSONALIDADE destes.
É notório o exagero emocional, o ódio, ao policial que maltrata o bandido e ao mesmo tempo a ausência de emoção ante as vítimas maltratadas pelos bandidos.
Muito mal conseguem fingir sentimentos pelas vítimas, diferentemente da comoção que não conseguem esconder ante os bandidos sacrificados.
Invocam o bem para defenderem o mal. Defendem a tolerância ao mal para protege-lo e incentiva-lo ao mesmo tempo que se opõem ao justo revide.
Como bem disse o genial Nietzsche:
"nem toda vingança é justiça, mas TODA JUSTIÇA É VINGANÇA"
Na moral ocidental o maior valor é a bondade, é o perdão ao mau, ao perverso e a todo que é nocivo. É uma moral que visa preservar o mal. Por isso ataca o justo revide, clamando para que se combata o mal com o bem, para incentiva-lo pela impunidade. O valor moral da "bondade" se dá em detrimento da honestidade e da justiça.
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ResponderExcluirA idéia era outra, mas veio-me à mente a questão da EMPATIA e perfeita identificação com a personalidade do bandido por parte daqueles que tanto se comovem contra o JUSTO REVIDE, em insofismável SIMPATIA e AFINIDADE com o Bandido.
Quem chora por ver sua casa desabar numa enchente, ou por perder os seus bens adquiridos com sacrifício, não o faz por pena da mobilia "sacrificada", NÃO!
O choro, a dor É POR SI MESMO, é pela perda que teve e não pela mobilia. É A NATUREZA HUMANA: SÓ nos EMOCIONAMOS POR NOS MESMOS.
A morte do ente querido nos causa dor porque É UMA PERDA NOSSA. Porque simpatizamos, gostamos ou amamos sua companhia ou existência. A morte de desconhecidos não nos comove. A menos que consigamos nos "ver" na situação alheia, mas nunca pela perda. Se não há empatia ou perda, não nos desperta sentimentos.
Os governantes ou "OS PRÍNCIPES" atribuem-se superioridade aos governados porque CULTUA-SE as tais "autoridades" como se superiores ao povo.
É daí que estes exigem a exaltação do respeito a tal "superioridade" e as "devidas" ostentações de inferioridade. Não por acaso é notória a exigência de tratar os governantes e autoridades por "EXCELÊNCIA", "ILUSTRISSIMO", "EXCELENTÍSSIMO" e mais toda sorte de demonstração da "superioridade" obtida com a ocupação de um cargo.
Lembrando-me de Etienne de la Boétie em seu brilhante "discurso da servidão voluntária", devo dizer que a CULPA dos governantes e de toda alta hierarquia estatal SENTIR-SE SUPERIOR e desprezar os sentimentos da "PLEBE", sem perceber que são humanos e sofrem, é do próprio povo, que rasteja ante as tais "autoridades" como se clamando por concessões das "divindades" que lhes são tão "superiores".
É A SUBMISSÃO QUE PRODUZ OS TIRANOS!
É a submissão do rebanho popular que faz da alta hierarquia estatal a NOVA NOBREZA que perde até a noção de que os submissos também sofrem e sentem dor. É a submissão, o rastejar da população, que faz as tais autoridades sentirem-se tão superiores e PERDER TODA EMPATIA, toda identificação com o povo. Apenas fortalecendo essa "superioridade" qdo jogam migalhas a meros "ANIMAIS que EXISTEM PARA SERVI-LOS".
As celebridades e os atuantes em meios de comunicação igualmente sentem-se superiores porque o povo os cultua como se deuses. Por isso já milionários ainda vão buscar LEI ROUANET, estando cientes que tal dinheiro melhor seria aplicado em HOSPITAIS, por exemplo.
Eles DESPREZAM os SUBMISSOS populares, que excitam-se ante a mera visão das celebridades, porque estes os fazem sentir tão superiores que não conseguem se ver como semelhantes aos "seres rastejantes que os adoram como se diferentes em sua absoluta superioridade".
O pensador NIETZSCHE apontou brilhantemente o que é a idéia daqueles que sentem-se superiores, mais importantes que os demais. Diz ele algo assim (vai de cabeça mesmo):
ResponderExcluirUm príncipe se julga tão superior ao povo que nem mesmo consegue imaginar que são pessoas iguais a ele, que sofrem, que sentem dor. Ele (talvez) não promova o sofrimento do povo por maldade, mas porque para ele o povo é tão diferente que não consegue imaginar que sofra. É como os insetos que matamos, como baratas, que jamais conseguimos nos ver no lugar destas e as esmagamos sem qualquer hesitação.
Nietzsche foi mais breve e explícito, mas não lembro as palavras exatas, embora a idéia seja essa.
Na verdade o ser humano somente consegue ser decente quando se põe no lugar alheio. Se não consegue se ver na posição do outro, não lhe dedica qualquer sentimento.
Um torcedor de um time ODEIA SINCERAMENTE o árbitro que ROUBA CONTRA o SEU TIME. Ele xinga e se enfurece contra a INJUSTIÇA apenas se desfavorável a seu time.
É a NATUREZA HUMANA! Nenhum torcedor conseguirá ODIAR o árbitro que ROUBA a FAVOR do SEU TIME. É impossível.
O torcedor poderá reconhecer e até defender punição para o juiz ladrão, caso seja indisfarsável e impossível de inventar desculpa para a gatunagem do árbitro. Porém a gatunagem jamais despertará o ódio do torcedor beneficiado.
Emoções sinceras, por óbvio, não se pode forjar. É lógico.
Atentem para os DEFENSORES de BANDIDOS! ...Eles, POR AFINIDADE, se vêem NO LUGAR do BANDIDO e se apiedam de si mesmos. Por isso defendem e até desculpam os bandidos.
A EMPATIA que sentem pelos bandidos É PORQUE SE IDENTIFICAM NO BANDIDO, sentem certamente a vontade de fazer o mesmo, mas temem a represália. Os bandidos então os REPRESENTAM da mesma forma que o TIME REPRESENTA o TORCEDOR.
...É um processo mental, é da natureza humana.
Perceba-se que aqueles que DEFENDEM a RECUPERAÇÃO dos BANDIDOS...
...São os mais eficientes DEFENSORES da PUNIÇÃO para os POLICIAIS que maltratam bandidos.
Escondem sua preferência e ABSOLUTA EMPATIA em teses sobre "direitos humanos" que JAMAIS SÃO INVOCADOS em favor das vítimas ou contra os bandidos. Trata-se de mero ARDIL, para não declarar-se EMPÁTICO e SOLIDÁRIO aos bandidos por pura IDENTIFICAÇÃO com a PERSONALIDADE destes.
É notório o exagero emocional, o ódio, ao policial que maltrata o bandido e ao mesmo tempo a ausência de emoção ante as vítimas maltratadas pelos bandidos.
Muito mal conseguem fingir sentimentos pelas vítimas, diferentemente da comoção que não conseguem esconder ante os bandidos sacrificados.
Invocam o bem para defenderem o mal. Defendem a tolerância ao mal para protege-lo e incentiva-lo ao mesmo tempo que se opõem ao justo revide.
Como bem disse o genial Nietzsche:
"nem toda vingança é justiça, mas TODA JUSTIÇA É VINGANÇA"
Na moral ocidental o maior valor é a bondade, é o perdão ao mau, ao perverso e a todo que é nocivo. É uma moral que visa preservar o mal. Por isso ataca o justo revide, clamando para que se combata o mal com o bem, para incentiva-lo pela impunidade. O valor moral da "bondade" se dá em detrimento da honestidade e da justiça.