segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Ideologia – matadouro político


Por Armando Soares


Resultado de imagem para crimes comunistas


                O comunismo, o socialismo, o fascismo e o nazismo para se implantarem assassinaram milhões de pessoas e destruíram tudo que representava tradição e costumes durante anos e anos seguidos, impondo aos que deixaram vivos uma obediência cega, proibindo religiões, destruindo laços familiares, substituindo a família pelo Estado, suprimiram a liberdade, o livre arbítrio, o empreendedorismo e transformaram o Estado em um “deus” todo poderoso para agasalhar uma “Castália” de vermes humanos que devoraram seus semelhantes, tudo por conta de ideologias, o matadouro político. Eis em resumo a proposta para o Brasil.

                Ideólogos e comunistas como Karl Marx e seus seguidores, como Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, são tolos velhacos eruditos e bagunceiros que imaginaram e imaginam que podem varrer as complexas instituições de uma sociedade civilizada, penosamente desenvolvidas ao longo de séculos de experiência histórica, para por em seu lugar algum projeto livresco de um paraíso terrestre de sua própria autoria. Exceção ao caso brasileiro sob a tutela de FHC, Lula e Dilma que tiveram suas ações facilitadas em razão do Brasil não ter instituições desenvolvidas provocado pelo golpe republicano que impediu que o Imperador Pedro II pudesse levar adiante seu modelo político vitorioso implantado através de experiência da espécie, de sua experiência, da cultura, moral e outros predicados inexistentes nos políticos republicanos.

                O bom modelo político comprovadamente é aquele que se desenvolve lentamente em meio a negociações, consensos e no teste da natureza prática, isto porque as instituições, como é natural, não aparecem totalmente crescidas de repente, ou a partir de um livro escrito por alguém. A Constituição dos Estados Unidos, com dois séculos de existência, é exemplo suficiente das instituições conservadoras a partir da experiência de um povo, e não de tratados abstratos, existente apenas nas ideias. Livros podem trazer comentários sobre costumes, a convenção e a continuidade; mas não podem criar tais essências sociais e culturais. A sociedade produz os livros; livros não produzem a sociedade. Talvez, porque vivemos em uma era de ideologias, um bom número de pessoas – especialmente professores e estudantes – acreditam que todas as instituições e toda a sabedoria são de algum modo, extraídas de certos livros. A Bíblia, por exemplo, é na realidade um registro de experiências espirituais, não a fonte das experiências espirituais. A sabedoria não se encontra em nenhuma estante de livros. 

Para atingir o poder, as ideologias comunistas, socialistas, fascistas e nazistas prometeram a salvação do ser humano neste mundo de incrédulos sob o pretexto de que não existe outro tipo de realidade conforme estudado pelas mentes doentes de ideólogos. Para esses ideólogos doentes, o paraíso terreno só pode ser construído através do comunismo, do socialismo, do fascismo e do nazismo ou de algo parecido. Entretanto, o que se verificou com as experiências dessas ideologias foi a criação de uma série de infernos na Terra, inferno que em pouco tempo deve atingir o Brasil decorrente da passagem no governo do socialismo de Fernando Henrique Cardoso e do comunismo de Lula, Dilma e PT, associado a incompetência, corrupção e ambientalismo. Destruir uma nação, como vimos com o PSDB e PT é fácil, construir uma nação não é obra para qualquer um, principalmente para ideólogos.

                O conservador afirma, com justa razão, que a ideologia comunista e socialista são religiões invertidas, negam a doutrina cristã, pondo em seu lugar a salvação coletiva por meio da revolução e da violência. Essas ideologias herdaram o fanatismo e ocasionaram guerras civis, a extirpação dos “reacionários”, e a destruição de instituições sociais benéficas e em funcionamento. Caso o brasileiro duvide dessa verdade, a ruína ideológica está a disposição na história para provar sua nocividade e o ódio ao ser humano, verdade que o dia-a-dia no Brasil confirma. Diante dessa verdade incontestável e de tanto sofrimento imposto as pessoas, como o comunismo e o socialismo ainda pode exercer tanto fascínio no mundo? Idiotização coletiva?

                Russell Kirk observa que a ideologia oferece uma imitação de religião e uma filosofia fraudulenta, confortando, dessa forma, aqueles que perderam, ou nunca tiveram uma fé religiosa genuína e aqueles que não possuem inteligência suficiente para aprender filosofia de verdade.

                O suíço Hans Barth escreveu “que a ideologia é contrária à verdade: nega a possibilidade da verdade na política ou em qualquer outro campo, pondo motivos econômicos e interesses de classe no lugar de normas permanentes. A ideologia nega até a consciência e o poder de decisão dos seres humanos. Nas palavras de Barth: o efeito desastroso do pensamento ideológico em sua forma radical não é apenas lançar dúvidas a respeito da qualidade e da estrutura da mente humana, características distintivas do ser humano, mas também enfraquecer as bases da vida social.


Resultado de imagem para brasil pais que cultua bandidos


                No Brasil, país estranho por excelência, dado sua preferência por políticos bandidos e desonestos, a classe culta é atraída pela ideologia porque se desligou da religião e deseja o poder, sendo cooptada com facilidade pelo comunismo que oferece o reino do céu na Terra, o que põe em dúvida sua inteligência e cultura. O jovem brasileiro, na sua idiotice se encanta com a ideologia por achar que fornece excitação e violência, pura idiotice que atrasa o desenvolvimento de gerações. Esses jovens, que se acham muito sabidos, são atraídos pelas promessas de ideólogos, ainda que não entendam quase nada das doutrinas dos ideólogos, cenário que se observou com intensidade durante a composição inicial do partido nazista, atração que levou a destruição da Alemanha. O apoio dado a Lula e ao PT por jovens e classe média, principalmente por professores levou o Brasil a maior crise econômica e social da história brasileira. Todos os brasileiros estão pagando um preço muito caro pela idiotice de poucos.

                O que se viu na União Soviética, na China, em Cuba, na Coréia do Norte e em outros países provou que a ideologia é doença e não a cura; o comunismo e o socialismo mataram o desenvolvimento e afundou esses países. Diante da verdade histórica pode-se afirmar com segurança que todas as ideologias, incluindo a ideologia vox pupuli, vox Dei, muito usado por políticos demagogos e a mídia brasileira, são hostis à permanência da ordem, da liberdade e da justiça. O Brasil é exemplo mais recente dessa verdade.

                Utopia que é a base do pensamento ideológico, significa lugar nenhum. A justiça agressiva que é aplicada no comunismo e socialismo acaba em massacre. O papel do Estado é manter a paz e isso só pode ser alcançado via a manutenção de um equilíbrio tolerável entre os grandes interesses da sociedade e não de interesses de grupos políticos devassos, como se viu praticado no Brasil durante todo o chamado governo civil. As ideologias provocam um facciosismo na base da morte, o que levam as revoluções a devorarem seus filhos, assim aconteceu na China, Na URSS, em Cuba e em todos os países que adotaram o comunismo e o socialismo.

                Sem uma ordem moral duradoura não é possível consolidar uma nação. Enquanto em uma sociedade, homens e mulheres estiverem moralmente à deriva, ignorantes das normas e voltados principalmente para a gratificação dos apetites, essa sociedade é ruim – não importa quantas pessoas votem ou quão liberal seja a ordem constitucional formal.

                Nada mais se precisa dizer dessa ideologia que carrega o ódio ao ser humano e que tem causado tanto atraso e sofrimento durante séculos. Mesmo com tantas provas o ser humano não muda e busca sempre o pior caminho, o que significa que o seu sofrimento é proporcional à sua estupidez.


Armando Soares – economista


Resultado de imagem para armando soares

E-mail: armandoteixeirasoares@gmail.com                 

Um comentário:

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.