quarta-feira, 16 de março de 2016

No dia 13 de Março, eu fui de graça

Marcia Rozenthal *
13 de marcoDia 13 de março de 2016. Chegou o dia. Coloquei meus apetrechos e fui para Copacabana. Encontrei a Avenida Atlântica vestida de verde, de amarelo, de azul, de poesia, de esperança. Nunca vi essa princesinha tão séria, tão digna, tão majestosa.
Sobre seu asfalto deslizava uma massa de gente, que não fluía como  água, mas que borbulhava como larva de vulcão. Eu ouvi Copacabana gritar, cantar e chorar. Eu vi Copacabana clamar por justiça. Eu ouvi Copacabana dizer que não representa esse Brasil. Copacabana já foi o palco e moldura de tantos carnavais, réveillons, shows. Já foi filmada, fotografada, cantada.
Desta vez, Copacabana não foi cenário, nem estrela. Com um ato de sublime modéstia, Copacabana escondeu sua beleza. Deixou a multidão ocupar todos os seus cantos e brilhar, para o mundo todo ver sua indignação. Copacabana deixou de ser corpo para unir-se à alma de todos os cariocas, presenças espontâneas e sinceras, nessa profunda comunhão.
Lamento pela frieza dos palácios de Brasília. Desprezo a nobreza, dissociada da realidade, e o mundo do faz-de-conta em que ela vive. Mas, se serve de consolo, ela jamais saberá o que foi o dia 13 de março em Copacabana.
* Marcia Rozenthal é neuropsiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

SOBRE O AUTOR

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.