quinta-feira, 20 de abril de 2017

Dissecando a corrupção.

Por Vanderli Camorim

Resultado de imagem para dissecação da corrupção

Estou assistindo o programa do Heródoto Barbeiro e tem um cara que quer explicar a diferença de corrupção ativa e corrupção passiva. Veja a que ponto nós chegamos. Estamos dissecando a corrupção como se fosse um cadáver, procurando por nervos, cartilagem, sistema sanguíneo. Acham que a corrupção é gerada por si só, tem forças internas próprias, quando não é uma doença maligna. Ora bolas, caçarolas, - como dizia Roberto Campos - corrupção é simplesmente a consequência da aplicação das políticas socialistas que tem muitos nomes. Você pode dar o nome de políticas públicas, por exemplo. Ou transferência de renda, direito do idoso, direito do aposentado, direito dos estudantes, e tantos outros "direitos"... 

A diferença entre o capitalismo e o socialismo é que o capitalismo mostra o sucesso através do trabalho perseverante e sempre que possível criativo. O socialismo impede esse sucesso por defender a burocratização do trabalho. Burocratização, regulamentação é a mesma coisa, termina criando o desemprego e como enreda também o empregador na mesma teia priva também a sociedade de bens, produtos e serviços que deixaram de ser produzidos. 

O socialismo, por esse ângulo, é uma filosofia perniciosa porque não preza a produção, a condição primária para as relações pacíficas das trocas voluntárias que caracteriza a economia de mercado, vulgo capitalismo.  


Vanderli Camorim

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e tabela

Camorim é articulista de Libertatum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.