Dissecando a corrupção.

Estou assistindo o programa do Heródoto Barbeiro e tem um cara que quer explicar a diferença de corrupção ativa e corrupção passiva. Veja a que ponto nós chegamos. Estamos dissecando a corrupção como se fosse um cadáver, procurando por nervos, cartilagem, sistema sanguíneo. Acham que a corrupção é gerada por si só, tem forças internas próprias, quando não é uma doença maligna. Ora bolas, caçarolas, - como dizia Roberto Campos - corrupção é simplesmente a consequência da aplicação das políticas socialistas que tem muitos nomes. Você pode dar o nome de políticas públicas, por exemplo. Ou transferência de renda, direito do idoso, direito do aposentado, direito dos estudantes, e tantos outros "direitos"...
A diferença entre o capitalismo e o socialismo é que o capitalismo mostra o sucesso através do trabalho perseverante e sempre que possível criativo. O socialismo impede esse sucesso por defender a burocratização do trabalho. Burocratização, regulamentação é a mesma coisa, termina criando o desemprego e como enreda também o empregador na mesma teia priva também a sociedade de bens, produtos e serviços que deixaram de ser produzidos.
O socialismo, por esse ângulo, é uma filosofia perniciosa porque não preza a produção, a condição primária para as relações pacíficas das trocas voluntárias que caracteriza a economia de mercado, vulgo capitalismo.
Vanderli Camorim

Camorim é articulista de Libertatum
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.