domingo, 18 de junho de 2017

Um erro da Grécia Clássica.

Por Vanderli Camorim


Resultado de imagem para desenho da ágora

Um erro de análise que vem desde os gregos antigos: a economia era sugerida e subordinada à política, a ética, e a religião como se fossem coisas distintas e separadas quando na verdade são corolários da economia e não suscetíveis de serem separadas, formando um único corpo em que se condicionam. O erro de visão leva a erros de encaminhamento das soluções e terminam empurrando-as com a barriga tornando mais agudas as crises que retornarão em um futuro próximo. A imprensa por ser a vanguarda intelectual e formadora de opinião, é na verdade a verdadeira fonte de disseminação do erro persistente. A culpa é da filosofia adotada. Os intelectuais são os que tem que obter mediante a batalhas das ideias a mudança do ambiente da opinião pública. São duas filosofias em fraca guerra: a estatista que se manifesta no intervencionismo e no socialismo, e o liberalismo que prega a função do estado limitado à sua função de fornecedor de segurança devendo se abster de se imiscuir no mecanismo de mercado. 

Deste modo faz bem a todos indistintamente, mas se interfere no mecanismo de mercado se transforma no instrumento que retira da maioria recursos que entrega a uma minoria fazendo com isso mal a todos. Marx, pouco perspicaz, aprofundou o erro acompanhando as teorias das classes ou castas predominante nas teorias originariamente grega que se pode ver na República de Platão.

Atribuir e esperar dos políticos a solução do problema sem que haja mudança de filosofia que dirige a opinião pública é o erro maior que só aprofunda a crise ou a adia para o futuro próximo. Eles não tem a solução. Os políticos agem como o homem de negócio que é pautado pelos consumidores. Os políticos obedecem a seus eleitores que estão viciados pela política do almoço grátis pago pelo imposto, que é um roubo que praticamente autorizam, recomendado pelo estatismo, a essência da sua doutrina.

Este modo de pensar tem um fundo religioso também, a espera de um salvador, de um messias. A ciência à tudo submete à crítica experimental e a religião é indemonstrável. Segue dogmas inamovíveis.          

Vanderli Camorim

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, barba, área interna e close-up

Camorim é articulista de Libertatum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.