quinta-feira, 22 de abril de 2010

Saia Injusta

Por Klauber Cristofen Pires

Nesta semana, assisti a um pequeno trecho bastante ilustrativo na tv: tratava-se do programa "Saia Justa", em que uma das comentaristas fazia alguma alusão sobre o contrato da atriz  Isabella Rosselini com a Lancôme, uma conhecida marca de cosméticos. Pelo que captei, pois peguei a conversa no meio, teria havido alguma inconformidade pelo fato de a empresa ter decidido não dar continuidade ao mesmo, possivelmente em face do estado de envelhecimento da famosa atriz. Segundo a dita comentarista, isto se deu em função da "lógica do capitalismo", desta "sociedade injusta em que vivemos"... 

Pior ainda foi a intervenção de outra apresentadora, ainda no mesmo quadro, que disse: "Ah, mas ela se deu bem, com seus milhões de euros adquiridos por aquela campanha", fazendo parecer que a atriz italiana teria agido como uma cúmplice, uma traidora dos nobres ideais da humanidade, ou ao menos, como uma prostituta. 

Pelo que entendi da celeuma criada pelas participantes do quadro, a fabricante dos cosméticos usava da excelente plástica da modelo justamente por esta se encontrar em idade madura, já que seus produtos se destinavam a esta faixa etária. Entretanto, possivelmente em função da decadência da aparência da garota-propaganda, mudaram sua linha de marketing, e isto teria suscitado a sugestão, entre as presentes ao quadro, de uma situação tal como a de alguém que chupa uma laranja e depois despreza o bagaço.

Na China, um exemplo que costuma sair fácil da boca dos esquerdistas, por ocasião das últimas Olimpíadas, uma menina cantora foi escondida do público, substituída por outra, detentora de uma plástica mais privilegiada, e nada disso aconteceu por contrato, mas apenas por determinação de um burocrata do partido. Nos EUA, anos atrás, um grupo que ganhou o prêmio Grammy Awards teve de devolvê-lo, depois que se confirmou que apenas dublavam a música cantada por outrem, em um flagarnte de que em uma sociedade livre, as pessoas não precisam necessariamente apoiar as fraudes.

Eu não trago aqui uma defesa para a Lâncome, exceto aquela em que ela é livre para fazer e rescindir contratos. Contratos de propaganda são, por natureza, de prazo certo. Imaginemos, ainda, apenas por hipótese, uma situação tal em que a atriz tivesse adotado um comportamento em sua vida que tivesse abalado sensivelmente a sua saúde: muitas noites, bebidas, drogas. Neste caso, deveríamos atribuir a razão à empresa contratante, haja vista a responsabilidade da modelo em manter a sua imagem.

Não obstante as condições contratuais justas e respeitadas, talvez um lapso de moralidade tenha pervadido a campanha, o que faria às possíveis clientes e consumidoras receber o caso como uma fraude. Certa vez, houve uma fraude por conta da fabricante Volvo. Em um estádio, um monster-truck passava por cima de vários carros, amassando-os todos, exceto um Volvo, claro. Foi um escândalo, portanto, quando veio à  tona a fraude, denunciada por um indivíduo que filmou os preparativos e mostrou os responsáveis pelo evento a serrar as estruturas dos carros concorrentes e reforçar as do carro objeto do comercial. Naquele tempo, a Volvo pagou caro, ao perder muitas vendas.

Fraudes existem no sistema capitalista. E também existem no sistema socialista. Entretanto, no sistema capitalista, elas podem ser denunciadas e as pessoas podem decidir deixar de patrociná-las. No sistema socialista, isto é praticamente impossível, pois quem houver por corajoso ou tolo o suficiente perderá a sua cabeça ou passará o resto dos seus dias numa fétida prisão, e o patrocíonio, por sua, vez, é oriundo do fornecedor do produto, o estado, e não dos consumidores.

Concluindo, o possível indicador de falta de moralidade apontado pelo programa Saia Justa quanto à empresa Lâncome pode lá ter a sua razão de ser, mas é o próprio sistema capitalista, com seu mecanismo de patrocínio difuso entre os consumidores, o melhor remédio, desde que cada consumidora pode escolher se deve continuar adquirindo seus produtos. Em uma sociedade "mais justa", como a que devaneiam as apresentadoras, não haveria cosméticos, nem comercial, nem modelo, nem contratos...nem o próprio quadro televisivo em que proferem tantas besteiras. Saia Justa? Não, macacão mesmo..

2 comentários:

  1. O programa referido é de mediocridade gritante. Assisti-o umas quatro vezes, para ter certeza de que realmente não me havia enganado quanto à minha avaliação. Poucas coisas existem de pior do que pessoas que se julgam intelectuais a falar como se fossem inteligentes e soubessem do que estão falando. É o que ocorre. As participantes podem até ter um QI considerado razoável, mas quando a pauta exige conhecimentos mais avançados sobre essa ou aquel'outra matéria, chega a ser triste o papel que fazem algumas participantes - ou todas.
    O autor pinçou o ponto nodal da questão e com bastante objetividade.
    'Beleza só, não põe mesa'.

    Parabéns.

    Mirna Cavalcanti de Albuquerque

    ResponderExcluir
  2. Aposto um dedo do Lula que foi Márcia Tiburi quem soltou esse flatus voices

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.