terça-feira, 22 de maio de 2018

Observatório do Camorim



 Curiosidade e Petrossauro

Por Vanderli Camorim


Resultado de imagem para curiosity


Resultado de imagem para petrossauro



A Petrobras é novamente fonte de protestos por conta de ter anunciado mais um aumento de combustíveis - gasolina e óleo diesel. Todos reclamam, mas ninguém, - sobretudo  os chamados especialistas - vai para a essência do problema quando o governo nacionalizou o setor de geração de energia do petróleo; quando, com isso, ele transformou esse setor da economia em um departamento de governo tornando-o não só burocrático, o que o engessa, paralisa o setor como também o transformou em inimigo de qualquer novidade e inovação. 

A diferença entre uma empresa privada e uma empresa do governo é que a primeira procura lucro e a satisfação do cliente de modo que está sempre se adiantando com novos instrumentos tecnológicos ou movimenta-se no jogo concorrencial do livre mercado - não monopolizado pelo estado, como o nosso - para oferecer ao consumidor o melhor pelo menor preço. 

Não é essa a filosofia do governo quando ele abarca para si uma atividade econômica. Talvez não esteja longe o dia em que possivelmente não teremos mais posto de gasolina e este produto poderá estar disponível no mercado apenas para limpar os pinceis dos pintores... Só para se ter uma idéia, os americanos jogaram no planeta Marte um pequeno carro que eles deram o nome de curiosidade e que está há seis anos andando de um lado para o outro cavando o terreno, tirando do solo material para fazer análise, enviando fotografias assim como o resultado de pesquisas para a Terra. E não existe em Marte nenhum posto de gasolina. O que permite este artefato do tamanho de um automóvel estar seis anos andando feito doido em Marte é uma pequena bateria de plutônio 238. 

É evidente que os americanos há muito já navegam pelo livre mercado, e, agora, com as facilidades de inovação que isso permite já preparam terreno com liberdade econômica para o mercado ajustar novidades como essa no cotidiano dos cidadãos. 

E quando já estiverem lá, com essa ou alguma outra inovação nos combustíveis, muito provavelmente o brasileiro ainda será escravo dos arroubos ilógicos e escravizantes da petrossauro...  

Vanderli Camorim

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, barba, área interna e close-up
vanderlicamorim@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.