quarta-feira, 11 de junho de 2014

AS SOMBRAS DO DECRETO 8243/2014

O PT quer sovietizar o Brasil, para viabilizar o socialismo em nosso País, utilizando-se do mesmo roteiro que fez sofrer milhões de pessoas no Leste Europeu do pós-guerra. O roteiro é o mesmo, com as sombras já conhecidas.

Hermes Rodrigues Nery

A releitura do capítulo "A construção da democracia popular", do livro "Continente Sombrio - A Europa no século XX", de Mark Mazower, reforça as inquietações sobre o projeto de poder do PT no Brasil (especialmente após o decreto 8243/2014), que visa implantar aqui o que se tentou fazer no Leste Europeu do pós-guerra, cujo roteiro bastante conhecido, traz graves apreensões, especialmente pelas conseqüências que a história recente já registrou, de triste memória. 

No pós-guerra, a União Sovietica autorizou a criação de partidos e sindicatos que unissem as forças progressistas, de colaboracionistas com a ideologia marxista que levassem a democracia popular ser capaz de fazer a revolução comunista acontecer nos países destruídos pela guerra, transformados em satélites de Moscou. "A democracia popular foi claramente identificada com a ditadura do proletariado". Na Polônia, por exemplo, Mazower lembra o nome sugestivo do partido criado lá para tais objetivos: Partido dos Trabalhadores. O comunismo só avançaria com a "democracia popular" e não a chamada "democracia burguesa ou de partido". Feito isso, os próximos passos se tornaram conhecidos: os "julgamentos exemplares de figuras públicas anti-soviéticas", e o aumento das tensões, que exigiu perseguições, confinamentos, eliminação física inclusive dos descontentes. 

A democracia popular estaria a serviço do "regime monolítico" determinado por Moscou. Inicialmente, coalizações foram feitas "para encobrir o controle comunista", mas depois, prevaleceu o pragmatismo das forças totalitárias. E o comunismo só tomou força e avançou, por causa da fraqueza e falta de coesão de muitos partidos, e também das forças conservadoras, sempre divididas, atônitas, acuadas, assustadas. Não foi possível agregar a resistência, por causa justamente da tibieza das lideranças. Políticos liberais e católicos principalmente hesitavam em fazer oposição quando podiam, e muitos vergonhosamente se acomodaram à nova situação, como colaboracionistas. 

Mazower ainda conta que "a cultura, a educação e os meios de educação (...) estavam sob o domínio de Moscou". E mais: a polícia e o funcionalismo em geral se tornaram reféns dos comunistas. Muitos se curvaram à nova realidade e também passaram a colaborar, porque queriam mesmo era garantir seus empregos. Os que resistiram, foram expurgados. "Julgamentos exemplares converteram-se em demonstração visível de lealdade ao partido". E com a retórica da "democracia popular", os comunistas foram intimidando cada vez mais. "Só na Tchecoslováquia foram realizados julgamentos maciços de ex-socialistas, católicos e social-democratas". Muito tarde se percebeu no que resultou os serviços prestados pelas "democracias populares" naqueles países subjugados: o terror stalinista.

É claro que houve resistência, mas "a maioria dos presos foi mandada para os campos de trabalho (...) O trabalho tornou-se um castigo e também um meio de redenção, um direito e um dever por meio do qual os inimigos do 'proletariado' poderiam reintegrar-se à sociedade para participar  da grande Construção Socialista". E enquanto tudo acontecia, a máquina publicitária funcionava com vigorosa propaganda, para não alardear tanto, no lado ocidental da Europa, os horrores ocorridos nas "democracias populares". E mais terrível ainda foi a obcessão pelo "controle da terra pelo Estado", que gerou rebeliões camponesas: "os esforços do partido para subjugar os trabalhadores rurais pelo terror geraram uma inquietação generalizada". Na Romênia, houve pelo menos oitenta mil processos e deportações de camponeses, "30 mil em humilhantes julgamentos exemplares. Outros tiveram suas casas saqueadas pela milícia, a produção e o gado requisitado, sua família espancada ou ameaçada. Na Hungria milhares de agricultores definharam em campos de internamento, enfraquecendo ainda mais a economia rural". A coletivização, com a forma socialista de "fazenda coletiva ideal" gerou traumas e grandes rejeições. mesmo os que escaparam de lá se viam também com outros problemas agudizantes: "milhões de jovens camponeses apinhavam-se nas cidades, e os regimes tentavam resolver a iminente falta de moradia, desalojando proprietários 'burgueses'". Nas cidades tchecas ocorreram "expulsões maciças" desses "inimigos sociais". Medidas foram criadas "contra indivíduos socialmente perigosos". E mais: "As vítimas iam engrossar os exércitos de escravos usados em projetos grandiosos, como o canal Danúbio-Mar Negro (que envolveu 40 mil prisioneiros). Atrás das cercas de arame farpado eles viviam a céu aberto até conseguir erguer abrigos de junco e cavar poços de água. A escassez de alimento e as precárias condições de higiene levaram muitos ao suicídio". 

E Mazower prossegue com o relato: 

"Até os trabalhadores comuns - supostamente a classe favorecida da nova ordem - sofriam restrições e pressões inesperadas. 'lutar sem trégua contra os inimigos dos proletários' - como o Partido Romeno se comprometera a fazer - significava atacar a própria força de trabalho. As autoridades não só proibiram greves e paralizações como restringiram a mobilidade da mão-de-obra e tentaram acabar com o 'absenteísmo'. na Bulgária, o 'abandono arbitrário' do emprego era punível com 'serviços corretivos'. os trabalhadores tinham de se registrar na polícia local para obter carteiras de identidade e profissional e corriam o risco de ser processados por 'violações da disciplina'. Além disso, agastavam-se com a falta de aumento salarial e incentivos convincentes, com o baixo padrão de vida, a escassez de alimento e de outros bens de consumo, as normas cada vez mais rígidas de 'sabotadores' e 'agentes'. Não podiam, porém, rebelar-se abertamente; tinham de policiar-se, sendo os sindicatos extensões do Estado".
  
Este é, portanto, o panorama sombrio que se descortina com o decreto 8243/2014, entre nós. O PT quer sovietizar o Brasil, para viabilizar o socialismo em nosso País, utilizando-se do mesmo roteiro que fez sofrer mihões de pessoas no Leste Europeu do pós-guerra. O roteiro é o mesmo, com as sombras já conhecidas. Por isso nos posicionamos de modo inequívoco pelo "não" a isso. Queremos o Brasil livre e desenvolvido, a nação pujante, cujo gigante não pode ficar agrilhoado como quer o governo do PT. Por isso é hora de fazer ressoar com vigor o nosso hino: "Ou ficar a Pátria livre / Ou morrer pelo Brasil"

37 comentários:

  1. Esse texto é a própria sombra, ou melhor, a própria treva. Nenhuma análise isenta sobre os artigos do decreto, que nada fazem além de REGULAMENTAR o que MANDA FAZER A CF/88 e que, no nosso regime democrático republicano, é atribuição precípua da Presidência da República. O povo há um ano clamou nas ruas por mais participação na formulação e implementação de políticas públicas e começa a ter suas aspirações atendidas. Quem pode ser contra mecanismos que melhorem e ampliem a participação da sociedade civil nos rumos da nação? Como ser contra a liberdade dos cidadãos de participar nos conselhos de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Segurança e outros que dizem respeito ao cotidiano de todos? Como ser contra haver mais democracia direta e mais democracia participativa? Você acha que é melhor o povo participar organizadamente da política fazendo valer a cidadania ou virar nas ruas massa de manobra para todo tipo de abusos, violências e infiltrações oportunistas? Fazer eco aos interesses do monopólio dos jornalões, da Veja e da Globo é apostar no atraso, é ser contra a participação de nós - cidadãos - nas políticas do município, do estado e da Nação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está equivocado, o PT não tem boas intenções com a democracia brasileira, não se iluda, esta é uma das tentativas de adquirirem soberania sobre o povo, houveram outras que foram embargadas sem alardes.

      Excluir
    2. Você está equivocado, o PT não tem boas intenções com a democracia brasileira, não se iluda, esta é uma das tentativas de adquirirem soberania sobre o povo, houveram outras que foram embargadas sem alardes.

      Excluir
    3. Quero ver Lucas, quando o MST colocar 5 famílias para morar com você na sua casa...
      Preguiçosos, não conseguem construir uma unica casa. Só pensam em invadir...

      Excluir
    4. Caramba, Klauber! Esses esquerdopatas não descansam, mesmo! Têm que parasitar os poucos blogs conservadores que resistem em propagar valores como religião, família, liberdades naturais... Que saco! Sugiro, da próxima vez, você colocar fotos e desenhos pra ver se eles entendem.

      Excluir
    5. O problema é que eles, o PT, não querem ouvir eu ou vc. Não querem ouvir qualquer pessoa. Eles vão ouvir quem lhes convêm. Sindicatos, MST e afins. Todos ligados ao partido deles. Vamos largar de ingenuidade né gente? Vamos deixar de acreditar em papai noel e coelhinho da páscoa! Vc acha que alguem vai bater na sua porta e perguntar delicadamente o que vc quer que mude no país pq a "mamãe" Dilma e o " papai " lula querem saber!!! Largar de ser otarios por favor!!!

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. O lucabarbabianca assimilou bem o discurso de Gilberto Carvalho!

      Excluir
    8. Espero que seja por ingenuidade, mas temos uma Constituição e nela está determinado como é o sistema de representação popular, feita pelo Congresso Nacional, através de deputados e senadores eleitos pelo povo. Tudo o mais que fira ou burle esse sistema, que não seja feito por uma nova Constituinte, é golpe! Dilma já tentou dar o golpe quando quis fazer um plebiscito para uma "reforma política" que acabou não dando certo. Então ela e seus asseclas encontraram um meio, através do bem conhecido pelos que viveram a ditadura, DECRETO. O povo brasileiro não lhe deu poder de mudar o sistema representativo e eleitoral do país. muito menos lhe deu procuração para dizer que este ou aquele grupo o representam. Não é a toa que esta senhora despenca a olhos vistos na aprovação e intenção de votos. Mas muito me preocupa quem tenha sempre essa atitude ditatorial de mudar as coisas por decreto, pois pode querer também fixar-se no poder da mesma forma. O medo de perder o poder fará que façam coisas cada vez mais absurdas..... Fiquemos extremamente atentos!

      Excluir
    9. Por que quando se consegue algo que nós da um pouco de participação, pessoas vêm falar de conspiração e manipulação? Quando isso seria aprovado? por isso um DECRETO.

      Excluir
    10. e só conhecer um pouco sobre democracia e ler a nossa constituição para entender que só haveria necessidade de ter este decreto se mudássemos nosso sistema de governo de DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, para DITADURA DE MOVIMENTOS SOCIAIS!

      Excluir
    11. Lucas, você só pode ser PT xiíta para falar um negócio desses. Esse decreto não é brincadeira, é o início da sovietização do Brasil e só débil mental não percebe uma coisa dessas. Com a graça de Deus o Brasil vai perder feio da Alemanha dia 09/07, a popularidade de Dilma vai cair como nunca e Aécio Neves será o próximo presidente. Quem viver verá.

      Excluir
    12. Esse Lucas é mais um petista idiota, falando asneira. Deixou essa barba ridícula e branca crescer para imitar o LUla. Já deve ter um cargo em alguma estatal, onde dá o golpe do paletó e não aparece nem para pegar o holerith. Você não está falando com idiotas, ingênuos nem otários. Vê se se manca, palhaço!

      Excluir
    13. Que isso? O povo nao pediu nada de participacao em politicas publicas, coisa nenhuma. O povo pediu menos corrupcao, menos impostos, menos estado, menos roubos, menos violencia e menos interferencia do goveno na sua vida, no seu modo de viver. O povo quer os empregos que o governo destruiu. quer o empresario trabalhando sem ter que pagar duas vezes para empregar alguem. Essa tal de participacao de "coletivos nao eleitos" nao e para o povo mas para movimentos que apoiam o comunismo e a desordem e pior, sao todos pagos pelo governo marxista, gramsciano e covarde. MTST, MST, PCC, CUT, Black Blocs, e outros movimentos terroristas sao movimentos sociais? Nao para mim e para nenhum brasileiro consciente. Portanto nao representa a nos e sim ao governo currupto ate o pescoco. Esse "lucabarbabianca" e um "capacho desse sistema institucionalizado de roubos do PT.

      Excluir
  2. Leiam o decreto primeiro, depois opinem!
    Acho que estão muito equivocados"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá! E o jurista Yves Gandra Martins Fº, uma das grandes cabeças pensantes deste país também está equivocado né?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Quando voce coloca um ovo podre para fritar, voce nao precisa come-lo para provar que esta estragado, certo. A mesma coisa e um decreto canalha, comunista como esse. Onde e que movimentos terroristas que assassinam sao "movimentos sociais"? Se politicos sao eleitos para nos representar nao sao de confianca, imaginem quem nao recebe um so voto. Voce acha que estamos equivocados mas e ma fe sua, so isso.

      Excluir
  3. O decreto avança escandalosamente sobre o sistema representativo. Não regulamenta a CF de jeito nenhum. Pelo contrário, fere de norte o sistema representativo. A Constituição Federal diz claramente no Art. 60, $ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. Ora, o Decreto agride a separação dos poderes, pois usurpa as atribuições do poder legislativo, bem como usurpa também os direitos políticos dos cidadãos: Quem é que pode dizer que tais ou quais movimentos sociais me representam? Além disso, o Art. 14 diz - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
    I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular. Quem disse que os movimentos sociais - na verdade, bate-paus do PT - equivalerão ao sufrágio universal com valor igual para todos? E onde está que a formação de conselhos ("sovietes") está prevista no Art. 14º? Este decreto segue a estratégia socialista-comunista bolivariana que tem sido imposta em países como Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina.

    ResponderExcluir
  4. Lucasbarbabianca, vai pondo suas barbas de molho. Para concordar com esse decreto, com certeza, você faz parte dessa turma que bagunçaram o nosso país. O que o PT quer implantar já ruiu no final do século XX, mas parece que tem gente que parou no tempo ou melhor regrediram. É inconcebível que em pleno século XXI tenham pessoas que se deixam iludir com essas ideias macabras que ultimamente o PT vem implantando de forma quase imperceptível. Para concordar com essa corja que nos governa, a pessoa tem que ter tido uma formação deficiente ou estar com interesses nada saudáveis para o Brasil. Os quase 12 anos de governo do PT, já foram mais que suficiente para demonstrar sua total incapacidade de gerir com hombridade esse pais.

    ResponderExcluir
  5. Quanta desinformação! São contra o PT e confundem isso com ser contra a democracia. É uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro rapaz oriundo das barraquinhas.....é exatamente a MESMA coisa!!!!! PT e ditadura de esquerda são sinônimos!!! Pena é ver o desserviço à democracia, tão duramente alcançada, feito pelo PT nesses nefastos 12 anos....de mansinho e agindo pelas sombras, foram tentando e conseguindo tomar do 3 poderes - comprando o Congresso com o mensalão, infiltrando seus membros do STF com nomeações inexplicáveis, de pessoas sem currículo para tanto....agora só falta colocar como representantes do povo aquele que eles mantém debaixo de suas rédeas, ideológicas e financeira!!! Uma vergonha e um perigo! Para quem não quer viver em uma ditadura, claro....

      Excluir
    2. Não queremos o comunismo no Brasil. Essa porcaria não deu certo em parte alguma do mundo. Eu queria saber porque é que esses doentes mentais acham que aqui vai dar.

      Excluir
  6. Lucabarbabianca, seja sempre benvindo. Continue lendo os artigos e assistindo os videos. MAV's e simpatizantes do PT são sempre benvindos aqui.

    ResponderExcluir
  7. Lucabarbabianca, voce nao conhece outro teórico além de Karl Marx? Voce nao consegue enchergar o mundo sob a ótica realista?

    ResponderExcluir
  8. HEUAHEUAHEAUEHAUEhAUEHAUEH... eis o fim da discussão, o fim de qualquer possibilidade de debate... a ótica do outro é ideológica, a minha é realista... pelamordedeus... O próprio uso da palavra "ótica" traz junto a ideia de "ponto de vista", e essa ideia é clara: pontos de vista existem tantos quantos existirem vistas...
    É claro que o decreto não fere de morte a democracia. Dizer que ele restringe o legislativo... quer dizer que o decreto dá poder para os conselhos legislarem? Não, não dá. Dizer que substituí o sufrágio universal (oq?! me parece desonestidade intelectual)... quer dizer que nossos representantes agora vão ser eleitos pelos conselhos? Não, não serão. O artigo 10 do decreto aponta vários caminhos para evitar o aparelhamento dos conselhos, que hoje em dia já existem e já são completamente aparelhados (vide conselhos de saúde, educação, etc.)
    "Art.10. Ressalvado o disposto em lei, na constituição de novos conselhos de políticas públicas e na reorganização dos já constituídos devem ser observadas, no mínimo, as seguintes diretrizes:
    I - presença de representantes eleitos ou indicados pela sociedade civil, preferencialmente de forma paritária em relação aos representantes governamentais, quando a natureza da representação o recomendar;
    II - definição, com consulta prévia à sociedade civil, de suas atribuições, competências e natureza;
    III - garantia da diversidade entre os representantes da sociedade civil;
    IV - estabelecimento de critérios transparentes de escolha de seus membros;
    V - rotatividade dos representantes da sociedade civil;
    VI - compromisso com o acompanhamento dos processos conferenciais relativos ao tema de sua competência; e
    VII - publicidade de seus atos."

    PS. não sou petista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anônimo, o seu comentário acima danificou o sonsômetro do blog: o ponteiro passou do limite e agora não volta mais.

      Pra começar, esta chave de dizer que não é petista como meio de se dizer isento aqui não abre nenhuma porta. Se o Sr não é petista em espécie, o é em gênero!

      Se a minha posição é realista e a sua ideológica, não por nenhuma afirmação apriorística, mas por todo um histórico que revela os objetivos totalitaristas do PT: Celso Daniel, mensalão, apoio ao MST, ser sócio do Foro de São Paulo e por extensão, das FARC, apoio incondicional a Cuba e ao regime chavista/madurista da Venezuela, desarmamento civil, controle da mídia, suspensão do Paraguai do Mercosul, Participação do golpe contra Honduras, Cárcere privado de um senador boliviano na Embaixada brasileira daquele país, apoio ao Irã e condenação de Israel, e olha que a lista vai muito mais longe. No caso em tela, foi um meio clássico de tomada de poder na Venezuela, Bolívia, e Argentina. O decreto fere sim o princípio da separação dos poderes, pois os movimentos sociais são todos braços do PT. Ora, no Paraná, o então governador Roberto Requião se recusava a cumprir mandados de reintegração de posse. É claro que tais movimentos vão operar nesta linha, forçando os juízes a colocar invasores numa mesa de negociação, mesmo que à revelia da lei.


      Excluir
    2. Pra começar, boa e velha tática da desmoralização do oponente para ganhar uma discussão. Parece piada. Você tacha qualquer um que não concorda com você de petista, é isso? Se for, poupe meu tempo e de outros que gostam de buscar posições contrárias as suas para tentar, exatamente, construir uma posição mais fundada, mais plural.

      Toda posição é baseada em alguma ideologia, em alguma "visão de mundo". A tal "realidade" é sempre interpretada por alguma "ótica", por algum "filtro". Ao apontar a sua visão como realista e outra como idealista, você nega a possibilidade de a interpretação do outro expressar algo dessa realidade. Sua posição, ao final, é tão totalitária quanto a do PT.
      Interessante a sua lista do histórico que revela os objetivos totalitaristas do PT. Interessante pq tenho certeza, então, que não sou petista. Celso Daniel deveria estar preso, não concordo com o MST, nem com as FARC, não apoio o regime cubano nem o chavista na Venezuela, nem o golpe em Honduras nem a suspensão do Paraquai do Mercosul. Não sou, então, petista, certo?

      Chegando, enfim, nos argumentos sobre a tal medida - você guardou o terço, ou quarto, final de seu comentário para isso, apenas. Não é o decreto que fere o princípio da separação dos poderes. Os poderes continuam com suas atribuições e ponto. Se toda a sociedade civil é aparelhada pelo PT - e não é, conheço muitas organizações que racharam com o PT ainda no primeiro governo Lula, muitas outras nunca simpatizaram com o PT - cumpre a outra parte da sociedade civil se organizar.
      Sobre o caso do Requião no Paraná - conheço por cima a história dele -, e até onde eu saiba ele realizou ações a revelia da justiça em muitas ocasiões, já devendo, então, estar preso. A separação de poderes no Brasil já é problemática por diversas razões, não vai ser este decreto que vai piorá-la.

      Ps. Tentei apontar que não sou petista para tentar fugir dos lugares comuns que normalmente aparecem nessas discussões. Tomara agora funcione.

      Excluir
    3. "...quer dizer que o decreto dá poder para os conselhos legislarem? Não, não dá." - Isso é o que coloca o "Anônimo". Informo-lhe que os Conselhos são autônomos e deliberativos, o que significa dizer que tâm poder de decisão. Isso seria ótitimo se, como disse em outra postagem, o Povo participasse da gestão púiblica atyravés dos diversos Conselhos, o que3 não ocorre na prática, por carência de informação.No fundo, ou na realidade, o governo participa sozinho, porque é ele sozinho quem indica todos os membros, inclusive os representantes populares. Na prática, os Conselhos não são paritários e, por serem soberanos, tudo fica nas mãos do governo. E é ai que mora o perigo do decreto em pauta.

      Excluir
    4. Perfeito PUE4EDR. Este perigo existe, pelas razões que colocaste - os governos indicam conselheiros. Meu comentário é contrário ao post por não achar prudente combater cortina de fumaça com mais fumaça. Vamos identificar as causas e agir sobre elas. Educação, como disse outro comentador, é uma boa solução. Que seria a solução para o problema que apontaste - carência de informação. Ademais, esse aparelhamento acontece em todos os níveis de governo - e aí não são só os partidos de esquerda que ganham com isso. Nos municípios os conselhos de educação e saúde têm poderes importantes. Não se tornam fóruns de debate do bem comum, da coisa pública, pq os governos aparelham. E ai é PT, PMDB, PSD, DEM, PSOL, etc, etc.

      Excluir
    5. ps. foi vc mesmo falou em educação :)

      Excluir
  9. Eles querem é ter controle sobre os movimentos sociais e infiltrar pessoas do interesse deles para, assim como fizeram com nosso legislativo, não nos representar e sim as próprias aspirações da classe dominante.

    ResponderExcluir
  10. Li atentamente o Dec. 8.243/2014 e discordo da opinião do articulista. Na minha opinião, o decreto abre valiosas oportunidades de diálogo entre a máquina da Adm. Pública e a sociedade. É, no âmbito normativo burocrático, veículo que permite a aproximação de instâncias democráticas, que passam a contar com foros, reconhecidos “a priori” pelo estado, para manifestar opiniões quanto à condução de políticas públicas por órgãos e entidades da Administração. É também uma resposta estatal as demandas populares, lindamente manifestadas nas ruas em 2013 e, agora, também em face da Copa do Mundo brasileira. Em momento algum identifico nele uma tentativa de “sovietização” (aqui entendido o termo não no sentido histórico original, mas como como busca de instauração de modelos de controle em estilo totalitarista) da burocracia estatal. Há que se ter em mente que o decreto não criou qualquer figura nova, mas tão somente reconheceu as já existentes (Fiesp, Conar, MST, eu ou você). Há que se ter em mente ainda que representantes de alas conservadoras contam historicamente com acesso privilegiado aos mecanismos decisórios da Adm. Em uma sociedade que se pretende democrática (e creio na democracia como um processo que nunca acaba), vejo como uma boa prática iniciativas que equalizam as oportunidades de acesso aos locais de decisão, levando transparência e controle popular a tais foros.Li atentamente o Dec. 8.243/2014 e discordo da opinião do articulista. Na minha opinião, o decreto abre valiosas oportunidades de diálogo entre a máquina da Adm. Pública e a sociedade. É, no âmbito normativo burocrático, veículo que permite a aproximação de instâncias democráticas, que passam a contar com foros, reconhecidos “a priori” pelo estado, para manifestar opiniões quanto à condução de políticas públicas por órgãos e entidades da Administração. É também uma resposta estatal as demandas populares, lindamente manifestadas nas ruas em 2013 e, agora, também em face da Copa do Mundo brasileira. Em momento algum identifico nele uma tentativa de “sovietização” (aqui entendido o termo não no sentido histórico original, mas como como busca de instauração de modelos de controle em estilo totalitarista) da burocracia estatal. Há que se ter em mente que o decreto não criou qualquer figura nova, mas tão somente reconheceu as já existentes (Fiesp, Conar, MST, eu ou você). Há que se ter em mente ainda que representantes de alas conservadoras contam historicamente com acesso privilegiado aos mecanismos decisórios da Adm. Em uma sociedade que se pretende democrática (e creio na democracia como um processo que nunca acaba), vejo como uma boa prática iniciativas que equalizam as oportunidades de acesso aos locais de decisão, levando transparência e controle popular a tais foros.

    ResponderExcluir
  11. De fato, a CF/88 prevê a participação popular na gestão pública, através dos diversos Conselho, de modo paritário com representantes do governo. Na prática, colega, isso não acontece, pois nosso Povo é mantido de tal forma na ignorância que não participa e delega aos eleitos a gestão da coisa pública. Com a ausência da participação popular, o governo passa sozinho a INDICAR membros dos diversos Conselhos o que, ao final, a paridade vai pelo ralo, esgoto abaixo. Assim, o governo faz o que bem quer. Você poderia dizer, então, que o Povo não participa porque não quer, mas eu lhe respondo que não participa porque não tem educação, ou seja, não é educado para isso, não recebe liçõies de Cidadania, em sentido mais amplo. E é ai que mora o perigo do tal Decreto 8243. E qual, então, seria a saída? Não há outra: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE e acabou-se.

    ResponderExcluir
  12. Conselhos Populares! Não se esqueçam que "soviet" em russo quer dizer "conselho"! É o Golpe Petista para transformar o Brasil numa União Soviética. Mas antes disso acontecer, os Estados Unidos invadem esse país e acabam com essa farra toda. Em 1964 eles despacharam para o Brasil vários navios para expulsar os comunistas. Como o Exército já estava no controle, os navios retornaram aos Estados Unidos. Viva Obama! Viva USA!

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.