sexta-feira, 27 de junho de 2014

"OUVIREMOS OS CONSELHOS!"

Prof. Hermes Nery e Cel. Paes de Lira em ato público em defesa da vida em frente a Catedral da Sé, em São Paulo: "Mesmo sabendo que a maioria do povo brasileiro é contra o aborto e pela vida (82% segundo pesquisa Vox Populi). Mas os 'conselhos' representam mesmo o 'povo'?"
Documento nº 91 da CNBB defende "conselhos" e "radicalização da democracia"

Por Hermes Rodrigues Nery

Em 2010, por ocasião da 48ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada em Brasília (para comemorar o jubileu de ouro da fundação da capital federal, em pleno planalto central do País, o então secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa apresentou o documento nº 91: "Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática", assinado em 11 de março daquele ano, meses antes do pelito que elegeria Dilma Roussef como presidente. Naqueles dias da 48ª Assembléia, estive em Brasília, e procurei vários bispos, inclusive o próprio Dom Dimas, chamando a atenção do Plano Nacional de Direitos Humanos nº 3, que o então presidente Lula havia apresentado nas vésperas do Natal do ano anterior, e que causou grande apreensão em vários setores da sociedade brasileira. Solicitamos que a CNBB tivesse um posicionamento firme sobre o aspecto anticristão do PNDH-3, mas não foi possível tal posição. Os temas da Assembléia vinham das bases, e um deles era o documento nº 91. " - Um tema para entrar aqui em discussão vem das bases, dos conselhos!", ressaltou um dos prelados. Em relação ao PNDH-3, a apreensão inicial foi apenas passageira. Logo as vozes se calaram, e vieram as acomodações conhecidas.  A execução do PNDH-3 continuou como prioridade do governo do PT, legitimado pelo silêncio e conivência de muitos. Depois que passou a chiadeira inicial, o PT se sentiu respaldado a agir com mais celeridade aos propósitos contidos no PNDH3. 


Muitos bispos fizeram descaso dos apelos feitos, e quando a voz solitária e heroica de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, o Leão de Guaruhos, clamou em defesa dos nascituros, denunciando a agenda abortista do PT em plena campanha eleitoral, muitos outros religiosos e leigos católicos da esquerda se juntaram para assinarem uma carta de apoio a Dilma Roussef, incensada por Leonardo Boff, em evento no Rio de Janeiro. No ano seguinte, estando com Dom Bergonzini em Londrina (PR), conversamos sobre a situação nacional, e ele afirmou que continuaria quantas vezes fosse preciso se posicionando em fidelidade ao Magistério da Igreja e à sã doutrina, denunciando a agenda abortista do PT e o seu projeto de poder totalitário, confirmando assim a valentia que faltava a muitos outros religiosos e leigos católicos. Estivemos juntos novamente num ato público na Praça da Sé, em que saímos em direção ao Forum João Mendes, onde ele protocolou uma ação contra as "Católicas pelo Direito de Decidir". No ano seguinte, nos reencontramos no plenário do Supremo Tribunal Federal, na votação da ADPF nº 54, quando o STF decidiu aceitar o aborto em casos de anencefalia; havíamos feito uma vigília durante a noite antes da votação, em frente o STF, e ainda durante a votação, quando a maioria dos ministros já havia deliberado, Dom Bergonzini saiu da sessão e foi rezar um terço em frente o STF. Ele sabia que naquele momento estava  se abrindo uma brecha pela via judiciária para a legalização do aborto no Brasil, e que a Presidente Dilma Roussef não cumpriria sua promessa de campanha de que não tomaria iniciativa nesse sentido, o que se confirmou, mais tarde, com a sanção da Lei 12.845/2013, de triste memória. A imagem de Dom Bergonzini sozinho diante do STF, debaixo de um sol escaldante, no meio da tarde, foi de cortar o coração. O Leão de Guarulhos não se abateria até o último minuto de vida, dando o exemplo de um valente combatente em defesa da Igreja.

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, o "Leão de Guarulhos", reza o terço diante do STF, ainda durante a votação da ADPF-54

Via crucis de uma campanha contra o aborto

No mesmo período, percorríamos as paróquias de algumas dioceses do estado de São Paulo coletando assinaturas para a "Campanha São Paulo pela Vida", com o objetivo de incluir na constituição estadual paulista o direito a vida, desde a concepção, via iniciativa popular. Foi então que comecei a perceber uma realidade mais terrível, que ainda não tinha me dado conta. Ao apresentar a campanha aos padres, nas reuniões diocesanas de presbíteros, muitos deles disseram: " - a proposta é boa, mas temos primeiro ouvir "os conselhos" paroquiais" ou " - Pessoalmente sou a favor da campanha, acho bonita esta iniciativa, mas temos que ouvir "os conselhos"". E de outro pároco: " - Não posso simplesmente apresentar um projeto bonito desses como se fosse coisa minha, ou pior ainda, como se fosse coisa do bispo, você entende? Tudo será decidido nos conselhos." .

E então, a coisa emperrou. Algo aconteceu que não entendíamos. Só funcionou quando o pároco, com a sua prerrogativa de decisão, autorizou que fôssemos ao final da missa falar sobre a campanha e, em seguida, fizéssemos a coleta de assinaturas. Em muitos casos, o pároco disse que colocaria à disposição agentes pastorais. mas quando chegávamos lá, para o mutirão pela vida, nem mesa, nem canetas, nada de estrutura mínima. Tínhamos que levar tudo por nossa conta; em certos casos, nem mesmo o pároco lá estava. A missa era rezada por um vigário, que nem sabia do que estava acontecendo, porque ninguém havia avisado nada. " - Acho que vocês estão sendo boicotados", nos disse uma senhora que veio assinar o formulário contra o aborto. 

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, o "Leão de Guarulhos", não se abateria, dando o exemplo de um combatente, enquanto Igreja militante.
A campanha contra o aborto no estado de São Paulo se tornou um calvário, porque nos deu a constatação de que boa parte das paróquias visitadas estão dominadas por "conselhos" imbuídos de ideologia marxista, que não consideravam relevante a causa da defesa da vida, desde a concepção. " - Vocês estão obcecados pela questão do aborto", nos disseram. " - Se for um abaixo-assinado para dar moradia aos sem teto, terras para o morador de rua e direitos sociais aos afrodescendentes, então contem com a gente". Mais tarde tivemos que ouvir de um dos líderes dos conselhos: " - Até o papa já disse que vocês estão obcecados pela questão do aborto!" Um deles foi mais longe: " - Direito primeiro ao já nascido!". Mesmo assim, continuamos percorrendo as dioceses, algumas nos acolhendo muito bem, abrindo as portas, com o bispo de Campinas. Então fui pessoalmente falar com Dom Damasceno, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida. Ele foi bem receptivo e acolhedor, abrindo as portas da Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde fizemos um mutirão de coleta de assinaturas lá. E também Dom Beni, que telefonou autorizando um dia de coleta na Canção Nova. Mas foi apenas um único dia de mutirão. Depois, tínhamos que voltar às paróquias, e submeter o abaixo-assinado à vontade dos "conselhos". E quando isso acontecia, emperrava de novo. 

Bispos conservadores e fiéis ao Magistério da Igreja nos recebiam, ouviam e acolhiam, anuindo com a proposta. Quando os formulários eram encaminhados para as bases, meses decorriam sem que houvesse algum retorno.  No Regional Sul 1 da CNBB, graças ao Pe. Berardo Graz, dando apoio, conseguimos mobilizar outras comissões em defesa da vida, e obter juntos, mais de cento e cinquenta mil assinaturas. Porém, precisávamos chegar a trezentas e trinta mil! Tivemos então que fazer um mapeamento de paróquia por paróquia, identificar qual padre acolheria, e mesmo assim, qual tomaria a decisão dele mesmo fazer acontecer, mas quando ia para os "conselhos", tudo de novo estancava. Mesmo assim, chegamos a mais da metade do número de assinaturas exigidas pela legislação, e como desejávamos fazer a ação vir do seio da Igreja Católica, o trabalho demorou mais para fluir. " - Chamem os evangélicos, vocês precisam dos evangélicos!", mas queríamos muito a iniciativa dos católicos. A grande lição da campanha foi a de constatar o aparelhamento ideológico da Igreja Católica no Brasil. A maior parte dos "conselhos" foram criados para serem voz do esquerdismo dentro da Igreja, minando-a por dentro, corroendo a sã doutrina, fazendo com que muitos padres fiquem de mãos atadas, imobilizados, sem saber o que fazer, reféns dos mesmos. " - A fidelidade dos sacerdotes católicos deve ser com a sã doutrina", disse uma vez, numa reunião de um desses "conselhos". E uma das lideranças, com voz num tom de saltar as veias, respondeu: " -Esta sã doutrina é eurocêntrica. Mais saiba que a experiência da América Latina, que veio das CEBs, do protagonismo dos "conselhos populares", fará emergir a Igreja que queremos, a Igreja como "povo de Deus", e não a imposta pela hierarquia" . E completou: " - A questão do aborto é um obsessão desta igreja reacionária"" - O povo quer pão na mesa e terra, esse sim é o direito a vida por qual temos que lutar. E conseguiremos isso com participação popular, com democracia radical, efetivamente participativa.

Outro aspecto percebido foi a constatação de que houve uma crescente tomada de posição dos progressistas, em todos os níveis, nas paróquias, nas escolas e universidades, nas editoras, empresas e muitas instituições hoje apenas ditas católicas. Os progressistas assumiram postos de comando, tornaram-se ordenadores de despesa, formaram seus "conselhos" e os doutrinaram, na ideologia marxista, para justificar e legitimar os encaminhamentos da "democracia radical" dentro da Igreja, relegando os padres conservadores aos papéis secundários de vigários, sem poder algum de decisão. Boa parte se acomodou, evitando criar problemas, e preferiu tocar a rotina em serviços burocráticos de atendimentos, sem intervir nas decisões, aceitando se tornar reféns dos "conselhos". Alguns celebram a missa diária, como se fosse apena suma obrigação profisisonal e nada mais. Fazem os atendimentos necessários e somem. Vários são os casos de depressão e alcoolismo, que sofrem sem saber o que fazer debaixo do mando de tais "conselhos", com a conivência do progressista ordenador de despesa. Presenciei casos assim, nas minhas andanças em defesa da campanha contra o aborto, nas muitas visitas feitas em paróquias, de padres cerceados de suas atividades, vigiados, boicotados, que sofrem calados padecimentos incontáveis.

" - O que acontece com a nossa Igreja?", queixou-me um deles. E lembrou-me uma frase de Bento XVI, em seu livro "Jesus de Nazaré": " - E como estamos todos na realidade presos pelas potências que de um modo anônimo nos manipulam". E me contou: " - Não apenas padres sofrem com isso, mas também bispos, e mais ainda  bispos eméritos conservadores, que padecem privações sob a dependência de religiosos progressistas, idosos, muitas vezes, sem família, á mercê da vontade dos progressistas. Tudo isso causa grande dor e sofrimento no seio da Igreja, que foi tomada por dentro pela implacabilidade dos progressistas, muitos deles, que recorrem aos "conselhos" para dar legitimidade a este cerco aos conservadores, por dentro da instituição. Eles sabem que ninguém vai falar nada, ninguém tem coragem de falar, e assim, aos poucos, eles avançam e ocupam mais postos de decisão."

E então nos indagamos: o que esperar, mais para a frente, em termos de defesa da sã doutrina católica, quando o próprio documento nº 91 da CNBB, em relação à reforma do Estado brasileiro, prega uma "educação popular" capaz de questionar os fundamentos do sistema político atual, questionando inclusive a "democracia representativa", e advogando a necessidade de dar poder a "novos sujeitos históricos" (os tais "conselhos populares" defendidos pelo decreto 8243/2014 da presidente Dilma Roussef?), propondo inclusive no referido documento, "radicalizar a democracia", dizendo que "a democracia representativa não esgota todas as formas de vivência democrática", "rompendo com a supremacia institucional da cultura ocidental"? Está no documento nº 91 a defesa dos "conselhos", de modo explícito: "os conselhos paritários formam, um campo privilegiado de participação popular", propondo "a institucionalização das estruturas de participação popular", para "uma nova forma de viver a democracia". 

O fato é que o documento nº 91 está em muita sintonia com o pensamento contido no decreto nº 8243/2014 da presidente Dilma Roussef. Não é a toa que Gilberto Carvalho se sente tão a vontade, ao saber que não haverá resistência alguma da Igreja ao decreto, porque o documento nº 91, que já foi lido e trabalhado em tantos finais de semanas, em muitas reuniões paroquiais, pelo País afora, defende o que está no decreto 8243/2014, mesmo muitos sem saber exatamente das conseqüências disso, para o País, e para a Igreja Católica no Brasil. Gilberto Carvalho sabe que as poucas vozes reacionárias não tem lastro mais nas bases já trabalhadas e tomadas, há muito tempo. Já não têm mais poder algum. E poderá rir disso, no conforto do gabinete presidencial, certo de que poderá agora avançar mais célere, em tudo aquilo que está lá contido no PNDH3, e que os próprios bispos, reunidos na 48ª Assembléia, nada disseram a respeito. Agora, poderão facilmente prosseguir no afã de sovietizar o País, repetindo aqui o queria Lênin: "todo poder aos sovietes!"

Agora ficou clara a resposta dos párocos progressistas, ao receberem o formulário da campanha contra o aborto: "ouviremos primeiro os conselhos". E entendemos o porquê tais formulários terem ficado meses esquecidos nas gavetas dos escritórios paroquiais. Os "conselhos" decidiram que a questão do aborto não é relevante. Mesmo sabendo que a maioria do povo brasileiro é contra o aborto e pela vida (82% segundo pesquisa Vox Populi). Mas os "conselhos" representam mesmo o "povo"?

12 comentários:

  1. É muito triste ver a Igreja sucumbir à esquerda com ajuda de pessoas que se intitulam como católicas.

    Essas pessoas ignoram o que o Catecismo da Igreja Católica ensina. Ou seja, essas pessoas querem destruir a Igreja, utilizando membros do clero e os leigos. Todos estão traindo a Igreja.

    É tanta mentira que os mesmos apresentam à população brasileira, que sempre me leva a inquestionável resposta à pergunta "a quem eles servem"?
    Todos nós sabemos quem é o pai da mentira.
    ResponderExcluir
  2. Excelente! Recordo-me do fatos que relatou na época do saudoso Leão de Guarulhos. É chocante a mentalidade cancerígena no seio da igreja... conforme as experiências que relatou.
    Eu não tenho o costume de ler documentos da Igreja, tampouco da CNBB, mas percebe-se a gravidade explícita neste documento com o decreto 8243.
    Há tempos estou assustado e preocupado com o atual governo.
    Precisamos de formação política na igreja, sob diretrizes ousadas e pessoas intelectualmente honestas.
    Que Deus nos ajude.
    O artigo está excelente! Relatar em vídeo seria bom também.
    ResponderExcluir
  3. Lúcido relatório.Esta é uma realidade que muitos preferem ignorar. Que os bons sacerdotes e leigos tenham a coragem de defender a sã doutrina católica. Que Deus lhe dê sempre fortaleza no bom combate! (A exemplo do valente Dom Luiz Gonzaga Bergonizni)
    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a Igreja católica está infestada de esquerdismo. =\
    Força aí senhor Hermes, vou pedir pra Deus lhe dar uma resistência extra. Tu vai sentir, é tiro e queda com Ele.
    "tiro e queda" no melhor sentido do termo, é claro.
    ResponderExcluir
  5. Lúcido relatório.Esta é uma realidade que muitos preferem ignorar. Que os bons sacerdotes e leigos tenham a coragem de defender a sã doutrina católica. Que Deus lhe dê sempre fortaleza no bom combate! ((a exemplo do valente Dom Luiz Gonzaga Bergonzini)
    ResponderExcluir
  6. Em face deste relato, observo - salvo engano - aquilo que é óbvio e clama aos céus: a CNBB há décadas vem sendo instrumento da esquerda, devidamente aparelhada, tendo como conselheiros... Conselhos Populares! Ou seja, Soviets! Exatamente o que o governo, por meio de Decreto, instaurou neste Pais.

    Urge, portanto, desmascara-la para o público católico que a tem como instância de implementação pastoral das ordens vaticanas. Não: se o fazem, é após passar pelo crivo de tais "conselhos" caso as ordens do Vaticano possam se interpor aos objetivos e metas da esquerda. É uma mera questão - para eles - de manter o linguajar eclesiástico, tergiversando seu conteúdo.

    A CNBB não representa os católicos brasileiros, pois afasta-se com pertinácia de pontos inegociáveis e sensíveis à moral e à doutrina católicas.

    A CNBB nos colocou à beira de um precipício: ou avançamos contra ela ou iremos cair precipito abaixo.
    ResponderExcluir
  7. Excelente avaliação, Prof. Hermes! faço uma ponderação a cerca do Padres e Bispos conservadores; será que estes não precisam deixar de serem vítimas e partir para uma ação mais efetiva? Parece- me pelo seu relato, que eles estão mas para covardes do que para um mártir. Frase do S. João Paulo II " maldito o respeito humano, assassinado das virtudes e guilhotina dos Santos"
    Acompanhei todo o embate do Leão de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzine, este seu relato é tão lúcido e verdadeiro que eu constatei estes fatos, até na diocese do referido Bispo de saudosa memória, Depois da sua pascoa, eu era assinante do seu blog, nunca mais recebi nenhuma informação. Triste fato! Oremos pela nossa igreja que é a esposa do Cristo.
    ResponderExcluir
  8. O texto retrata um problema que esta acontecendo em grande parcela de nossa Igreja.. Infelizmente estamos vivendo o tempo em que as pessoas já não suportam a sã doutrina. Temos que resistir, pois, com a graça de Jesus Cristo, as portas do inferno não prevalecerão contra a Santa Igreja Católica, por mais que ela seja atacada em suas estruturas. Profº Hermes, parabéns pelo seu trabalho de defesa da vida. Deus te abençoe!!!
    ResponderExcluir
  9. CNBB, significa Caímos na Baba de Barrabás, essa organização é socialista/comunista e está infestada de comunistas. O conselho de leigos está cheia de petistas, os informes da CNBB parecem mais um partido de esquerda. A cartilha para votação das eleições municipais foi feita com a ajuda de 2 petistas. Na Igreja Católica no Brasil quem manda são os esquerdistas/socialistas/comunistas o resto não tem voz nenhuma.
    Deus tenha misericórdia.
    ResponderExcluir
  10. Qual foi a última vez que os padres falaram contra o aborto nas homilias, são somente homilias em defesa da vida, ou seja o caráter sacro da vida humana fica perdido na defesa da vida dos animais, da florestas, de tudo mais.
    ResponderExcluir
  11. Passei vários anos da minha vida na PJ(pastoral da juventude) e hoje posso dizer com certeza fomos todo enganados, manipulados e usados para projeto de esquerda e ajudar partidos de esquerda, principalmente o PT. Chegou até o cúmulo de fazermos campanha para vereador do PT dentro da Igreja. Que Deus tenha misericórdia de nós.
    ResponderExcluir
  12. Excelente texto, muito esclarecedor. É isto mesmo que está acontecendo. Vivemos uma imensa batalha espiritual: de um lado os que querem a "igreja do povo", onde o relativismo é a lei maior e o "pobre" é o centro da fé , do outro lado os que querem ser fiéis a Jesus e aos ensinamentos da igreja de 2000 anos. Acredito que já estamos vivendo tempos apocalípticos. Evidentemente as coisas tendem a piorar.
    ResponderExcluir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.