segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Cidade Suja.


Por Ivan Lima

As eleições para prefeito se aproximam. Com ela a pergunta que não quer calar. O que a administração do executivo municipal faz com os recursos dos cidadãos tomados a força via IMPOSTOS que não mantém limpa a cidade?

Ás vésperas de completar 400 anos, Belém afunda no lixo. Isso, depois de ter sido considerada por décadas como uma das cidades mais limpas da América do Sul. Mas, já á varias gestões, de Nazaré á viadutos na zona Metropolitana, Belém é um lixo só. Já vimos em outro escrito meu que não engulo essa história passada pela mídia, prefeitura e inconsequentes em geral que esse quadro é culpa da população. Abstraem o principal deixando os criminosos de fora e penalizando triplamente a vítima: com impostos, negligência, e calúnia.

A prefeitura é a única responsável por esse descalabro pois não exige como devia das cessionárias do serviço. Sim, sabe-se que há fatores muito sujos por trás dessa parceria tenebrosa de público e privado. Em tudo. No caso, mais especificamente com o lixo. Sujeira moral que não foi iniciada nessa gestão. Mas a cada nova gestão é a conivência e a covardia de sempre e não se tem peito de romper com essa imoralidade exigindo novas licitações, acordos de trabalhos inéditos das empresas, para trazer a cidade com o mínimo que se espera de uma administração municipal: cidade limpa! Não, o que existe é propositada desinformação, imensa queima de recursos dos cidadãos com propaganda enganosa e projetos faraônicos com pinceladas de cimento venezuelano feito por empreiteiras milionárias...

As eleições se aproximam e com ela as velhas promessas de transformar a Belém do lixo em Berna, Tóquio, ou Amsterdam.

Transportes públicos modernos, saneamento, fim da buraqueira de ruas e avenidas, e tudo mais que uma cidade de primeiro mundo tem é o sonho de todos nós. Mas o primeiro passo desse sonho é parar com a enrolação, com o medo, e se trabalhar para se ter uma cidade limpa.

Ivan  Lima é publicitário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.