quinta-feira, 24 de março de 2016


rss Assine o RSS de Artigos da Mises.org.br
Ser contra o laissez-faire é ser a favor da onipotência estatal e da divinização de seus burocratas
por terça-feira, 22 de março de 2016

Brasilia.jpgNa França no século XVIII, a expressão laissez-fairelaissez-passer foi a fórmula adotada pelos defensores da liberdade para condensarem a sua filosofia.

Tais pessoas aspiravam a implantar uma sociedade em que o mercado não fosse obstruído porregulamentações que impedissem alivre iniciativa de cada cidadão, porprivilégios concedidos pelo estado aos seus empresários favoritos, porimpostos que desestimulam o empreendedorismo, pela burocracia, e por todos os tipos de subsídios etarifas protecionistas.

Para poder atingir esse objetivo, os defensores do laissez-faire propunham a abolição de todas as leis e regulamentações que arbitrariamente impedissem os indivíduos mais esforçadas e mais eficientes de superar seus concorrentes menos esforçados e menos eficientes, os quais só se mantinham no mercado por serem protegidos por tarifas, subsídios e regulamentações criadas pelo governo exatamente para blindá-los da concorrência. Propunham também a abolição de todas as barreiras que impedissem a livre circulação de bens e de pessoas.

Era esse o significado dessa famosa máxima.
leia mais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.