Saúde é um conceito complexo e muito difícil de ser apreendido, uma vez que possui diversas implicações legais, sociais e econômicas.
Se utilizarmos adefinição defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), "saúde" seria "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças".
Mas há um problema: ou essa definição está equivocada ou esse tipo de situação jamais poderia ser alcançado por qualquer habitante deste planeta. É natural do ser humano buscar esse estado maravilhoso de perfeição, mas temos de ter em mente que ele raramente é alcançado, a não ser por poucos momentos.
O que dizer, então, de transformar esse "estado de completo bem-estar físico, mental e social" em um direito fundamental, garantido pelo estado e financiado pelo dinheiro extraído à força do pagador de impostos? Pois foi exatamente isso que a constituição de 1988 fez. Adotou essa definição de saúde e logo abaixo decretou que ela seria um direito garantido pelo estado. Com isso, foi criado o Sistema Único de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.