quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Olha aí os penetras: o governo se mete até em festinha de aniversário!

Por Klauber Cristofen Pires

Caros leitores, a coisa tá ficando séria: tratem de reservar uma cabeça na lista de convidados da festinha de aniversário do seu filhinho ou filhinha para um fiscal do INMETRO. Ele estará lá para enfiar o dedo no bolo, conferir a língua de sogra, o painel do Ben-10 ou da Hannah Montana e os brindes de lembrança. Está faltando mais alguma coisa ainda para o governo se meter?

Quer coisa mais fundo de quintal do que micro-empresas de organização de festas? Claro, algumas andam bem profissionalizadas, já tendo se tornado pequenas ou médias empresas. Ainda assim, será para elas que vem a nova do Inmetro, de certificar o setor? Desde quando alguém já ouviu falar de alguém que foi para o hospital por ter estourado um balão ao enchê-lo, ou furado a cabeça por vestir aquele chapeuzinho cônico?

Vejam os cimos por onde anda a legislação administrativa exorbitante! Bom, a pizza e os refrigerantes já estão regulamentados, ao que eu saiba: então é bom o pessoal se aviar, para não emitir uma foto de papel de arroz fora das especificações.

Micro-empresas de organização de festas são um destes setores que por primeiro absorvem desempregados. As empresas bem-sucedidas são, em geral, bicos que vêm dando certo ou apenas se aguentando. Porém, a cada dia, a vida do micro e do pequeno empresário vai ficando mais difícil. É uma taxa aqui, um certificado ali, e no final das coisas fazer uma coisa básica como organizar uma festinha torna-se tão complicado quanto levar o homem à lua. Vivemos o tempo da criminalização sistemática das pessoas de bem, aquelas que suam o dia inteiro trabalhando e produzindo.  É a política do enquadrar o cidadão honesto por qualquer meio, para fazê-lo cada vez mais dependente e servil ao estado.

A quem custa acreditar, aí abaixo vai a notícia, extraída da Agência Brasil:

Artigos de festas infantis terão certificação compulsória a partir de 2012


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) quer certificar artigos de festas infantis para preservar a integridade física e a saúde das crianças. Por isso, manterá aberta, até o dia 22, a consulta pública sobre as normas de certificação compulsória desse tipo de produto.


O diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, explicou que, anteriormente, o programa de certificação de brinquedos acabava englobando materiais escolares e artigos de festa, como língua de sogra e balões de encher. Lobo explicou que não havia consenso quanto à natureza desses artigos. Por isso, o Inmetro decidiu tornar clara a definição dos produtos, por meio da criação de dois programas específicos: um para certificação de artigos de festas e outro para material escolar, além do programa de certificação de brinquedos, já existente.


“Em todos eles, nós usamos normas que estabelecem requisitos de segurança. Por exemplo, a questão de tinta tóxica, de materiais cortantes e perfurantes. Ou seja, o objetivo é preservar a saúde e a segurança da criança”, reiterou Lobo.


Todas as partes interessadas participam da comissão técnica montada pelo Inmetro com a finalidade de elaborar as regras de certificação para artigos de festa, como governo, universidades, indústrias, revendas, entidades de defesa do consumidor e autoridades regulamentadoras. Lobo informou que, dependendo do volume de comentários recebidos durante a consulta, o Inmetro poderá convocar uma audiência pública para debater o assunto.


A expectativa é que todo o processo esteja concluído até 31 de dezembro. O Inmetro dará, então, o prazo de um ano para adequação do setor que, eventualmente, terá que rever o desenho de produtos, mudar o processo fabril ou substituir matérias-primas. “Isso significa que, a partir de 1º de janeiro de 2012, a certificação entrará em vigor”, afirmou Lobo.

Edição: Vinicius Doria

2 comentários:

  1. Pois é, cumpanherada! Sendo assim, só nos resta festejar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Klauber: isso é bizarro. Estou apavorado. Que barbaridade.
    Até festa de criança?
    Meu Deus do céu.
    Marcus Boeira

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.