terça-feira, 16 de novembro de 2010

Retornando às atividades

Prezados leitores,

Alguns compromissos havidos durante a semana passada  dificultaram o ritmo de produção neste blog. Mesmo assim, centenas de leitores acessaram-no, e creio que devem ter encontrado um bom material em artigos anteriores ou nos livros da Livraria Virtual. 

Tanto quanto o assunto permite, procuro escrever de modo que um texto de anos passados continue atual a qualquer época. Isto para mostrar o quanto são estruturais os nossos problemas, e que não bastará a mera troca de legendas para realizarmos mudanças significativas em proveito de uma sociedade mais livre da intervenção estatal sobre as nossas vidas.
Não obstante o distanciamento forçado pelas circunstâncias, adianto que do lado não virtual efetuei bons e promissores contatos que muito ajudarão no esforço conjunto pela RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA com a qual ombreamos. Olhem lá, o termo foi muito bem bolado e pegou mesmo, já tendo tomado conta inclusive da imprensa escrita. Novidades neste campo hei de trazer oportunamente; acompanhem!

Conforta-me em minhas andanças encontrar bons parceiros  que estão do jeito deles também fazendo frente no bom combate. Esta neblina do bom juízo entre os brasileiros há de passar. Juntem-se a nós.

Pesquisa Mensal de Comércio – Fonte IBGE

Por Ricardo Bergamini

Pesquisa Mensal de Comércio – Fonte IBGE

Base: Setembro de 2010


Em setembro, vendas do varejo crescem 0,4%. Receita nominal sobe 0,9%

As raças e cores humanas

Por João Bosco Leal

A imposição de se chamar uma pessoa, dessa ou daquela cor, por um nome diferente daquele que é o mais próximo da sua cor de pele, como sempre fizemos com todas as raças, e a imposição de cotas para vagas universitárias, é que criará em nosso país uma segregação racial que aqui nunca houve.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A verdadeira teoria do imperialismo


Por Thiago Beserra Gomes

Um dos maiores mitos sobre o capitalismo é sua suposta essência imperialista.

Beijo roubado

Por João Bosco Leal

O primeiro beijo normalmente acontece de forma inesperada para um dos dois, e talvez aí esteja todo o seu encanto, sua magia. Depois desse, muitos virão, mas o beijo inesperado, roubado, não tem idade, data ou local, é sempre o melhor.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pesquisa de Inovação Tecnológica - Fonte IBGE

Por Ricardo Bergamini

Base: Ano 2008

PINTEC 2008: Proporção de empresas industriais inovadoras sobe de 31,5% para 38,1% em oito anos

O Brasil socialista

Por João Bosco Leal

Assim como o pai que tudo dá aos filhos, o país socialista também não suporta e vai à falência, e, então, tardiamente, perceberão o mal que fizeram a seus filhos, que os de ambos estarão despreparados para viver em um mundo globalizado e competitivo, o mundo capitalista.

sábado, 6 de novembro de 2010

Acendendo vela pra mau defunto

Por Klauber Cristofen Pires

Caríssimos leitores,

Ao ter começado este artigo pelo título, exceção que faço ao meu jeito de escrever, já que costumo reservar esta parte por último, ocorreu-me a dúvida sincera de grafar "mau" ou "mal". Optei pela solução mais clássica. Mas deixem estar que vão entender do que estou querendo dizer mais à frente.

Picanha Invertida

Caros leitores,

Pra este fim de semana, recomendamos a deliciosa "picanha invertida", um máximo você brilhar na churrascada com os amigos.
Bom fim de semana!

Dica cultural do Anatoli: Ilusões perdidas

Prezados,

Lá vai a dica cultural do Anatoli: Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac.

Ilusões perdidas é um dos mais belos e importantes romances da história da literatura. Quase duzentos anos após a sua primeira edição, esta obra-prima do ciclo romanesco A comédia humana mantém toda a sua força graças ao estilo ferino de Honoré de Balzac e ao seu poder de desvendar as mazelas de uma sociedade em que homens e sentimentos tornam-se impotentes diante das corrupções e dos vícios. Anatoli Olynik

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Oposição

Por Ana Prudente

 
Acompanhando os acontecimentos recentes nos EUA, podemos verificar duas vertentes: posição e oposição.

Uma democracia se torna realmente verdadeira quando as idéias passam a ser debatidas e a partir daí, votadas e logo após, apoiadas ou recusadas. Simples assim. Lá é tudo legítimo, concordância e discordância. E assim como vencemos pelo NÃO ao desarmamento das pessoas de bem, pelo seu direito de defesa, a Califórnia disse NÃO à liberação da maconha;

PT confirma: era tudo mentira!


Prezados leitores,

Cliquem na imagem (Se necessário, clique para aumentar a visão) para ter acesso ao inteiro teor de um documento que o PT está enviando por email, por intermédio de sua militância, principalmente para servidores públicos e empregados de estatatais.

O protesto Tiririca

Por João Bosco Leal
Soube pela imprensa que a candidatura do palhaço Tiririca foi uma armação de um marqueteiro contratado por alguns políticos que não teriam chance de se reeleger, principalmente em decorrência de seus passados políticos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – Fonte IBGE

Por Ricardo Bergamini

Base: Setembro de 2010

Em setembro, IBGE prevê safra de grãos 11,1% maior que a de 2009

Pesquisa Mensal de Emprego – Fonte IBGE

Por Ricardo Bergamini

Base: Setembro de 2010

Em setembro, desocupação foi de 6,2%

O Conceito de Neoliberalismo

Por Thiago Beserra Gomes

Devo confessar para os leitores que tenho pena de Fernando Henrique Cardoso. Apesar de ele ter se esforçado ao máximo para interferir no mercado, não foi o bastante: acabou sendo conhecido como pró-mercado (e como se sabe, isso necessariamente quer dizer uma coisa ruim no Brasil). E o que fez FHC para merecer tais títulos?

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Olha aí os penetras: o governo se mete até em festinha de aniversário!

Por Klauber Cristofen Pires

Caros leitores, a coisa tá ficando séria: tratem de reservar uma cabeça na lista de convidados da festinha de aniversário do seu filhinho ou filhinha para um fiscal do INMETRO. Ele estará lá para enfiar o dedo no bolo, conferir a língua de sogra, o painel do Ben-10 ou da Hannah Montana e os brindes de lembrança. Está faltando mais alguma coisa ainda para o governo se meter?

Dupla linguagem: já começou

 Por Klauber Cristofen Pires


Leio hoje, no site da Agência Brasil, que Dilma Roussef, a presidente-eleita, não tratará o MST como caso de polícia, mas não aceitará ilegalidade. Segundo a própria, “No meu governo, não vai haver outro Eldorado dos Carajás”. Que o eleitor compreende por ilegalidade, segundo o entendimento da nova "presimente"? A dupla-linguagem já começou, como todos podem ver... 

Uma análise das eleições de 2002, 2006 e 2010

  Por Klauber Cristofen Pires                                                       Sob uma interpretação particular, o meu entendimento é que a diminuição progressiva dos votos brancos e nulos converge para a acentuação da polarização entre os eleitores governistas e os da oposição, ao passo que os faltosos tendem a demonstrar um alheamento voluntário baseado em um sentimento de falta de representatividade política. Não por acaso, os resultados do segundo turno de 2002, 2006 e 2010 apontam uma contínua queda dos percentuais dos candidatos vitoriosos.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Nova entrada na Livraria Virtual

Prezados,

Temos a felicidade de dispor em nossa Livraria Virtual mais uma apostila do Professor Ubiratan Iorio, intitulada "A Questão do Conhecimento na Escola Austríaca".

Uma das variáveis mais importantes nos processos de trocas voluntárias em uma sociedade livre é o da extensão do conhecimento dos agentes quantos aos fatores de produção e quanto à tecnologia disponível, e no entanto, os modelos macroeconômicos tradicionais simplesmente o desprezam. Aqui o Professor Ubiratan Iorio explica o erro de tal negligência e como influencia os agentes econômicos.

Demografia das Empresas – Fonte IBGE

Por Ricardo Bergamini

Base: Ano de 2008

Empresas de alto crescimento geraram 2,9 milhões de empregos formais entre 2005 e 2008

Venceram!

Por Ana Prudente
 
Venceram encobrindo, escamoteando, escondendo,
por detrás das muralhas imaginárias
a sua própria vergonha, já nem mesmo reconhecida!
 
Venceram driblando a Lei, a Constituição.
fingindo que nada existe além da sua vontade de vencer.
 
Vence assim o conchavo, a negociação por detrás das portas,
vence o descaramento da descoberta sem que providencias sejam tomadas.
Nossas instituições ruiram, nada nem ninguém temos mais que os combata!
 
Venceu a mentira, a conspiração, o crime organizado.
A ilusão de levar uma desconhecida e inábil ao poder de uma Nação um dia promissora.
 
Fora do ritmo estão a honradez, a dignidade, o respeito, o caráter.
Me perco, nem sei se lembranças serão capazes de alimentar-me no presente.
 
Sobreviver é a palavra de ordem, so-bre-vi-ver sem se deixar contaminar
pelo tamanho ódio que flui destas almas que usam do populismo para promoverem-se a si mesmos.
O EU que ilude os ignorantes, não importa se ricos ou pobres.
Ignorantes existem em todas as camadas sociais.
 
A história dos povos do planeta já avisa sobre qual será nosso fim.
Devemos merecer tal resultado!
Está escrito....

DANÇA COM LOBOS

Por Percival Puggina
...os lobos não são propriamente os melhores zeladores de qualquer rebanho. E eles continuam comandando a CNBB.

A hipocrisia venceu

Por João Bosco Leal

É a hipocrisia vencendo a razão e a competência, mantendo o país assim, atrasado, analfabeto e socialista, permitindo o enriquecimento ilícito de uma pequena elite, que no passado pegou em armas e matou irmãos, dizendo lutar pelo país e pelos pobres.