sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ayn Rand e os aloprados



“Quando notar que para produzir precisa de autorização daqueles que não produzem nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem não comercializa bens, mas apenas favores; quando perceber que muitos se tornam ricos através de suborno e por influência mais do que por trabalho, e que as leis não o protegem contra eles, antes pelo contrário, são eles que estão protegidos contra você; quando reparar que a corrupção é recompensada e a honradez se converte em um autossacrifício, então poderá afirmar, sem medo de equivocar-se, que sua sociedade está condenada.”** Ayn Rand

Arthur Chagas Diniz*


A famosa frase de Ayn Rand parece extremamente descritiva do modelo que predomina no Brasil. Aqui nada é suficiente para condenar procedimentos infames e/ou ilegais. Veja-se o caso que o ex-presidente Lulla alcunhou de “os aloprados”.

Um grupo de petistas, entre os quais se incluía o chefe da campanha política do atual ministro – então candidato ao governo do estado de São Paulo – Aloizio Mercadante e vários serviçais amigos do Palácio do Planalto foram presos pela Polícia Federal tentando adquirir um dossiê contra o candidato favorito nas pesquisas, José Serra. O “dossiê Vedoin” era claramente uma farsa, mas, pensavam os petistas Ideli e Mercadante, sua divulgação remeteria a eleição para o segundo turno. Os compradores do dossiê foram pegos com R$1,7 milhão em malas e valises, foram presos e depois, por falta de confissão e provas, libertados. 

O STF absolveu o então senador por falta de evidências.

Agora, um dos envolvidos na operação denuncia encontros da atual ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, com Aloizio Mercadante, à época da transação, como articuladores e levantadores de recursos para a compra do “dossiê”. Como são eles os donos do poder, não os incrimina.

De quem veio R$1,7 milhão? A quem interessava divulgar o dossiê? Os bandidos estão presos? E os compradores? Um dos envolvidos é Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais; o outro, Ministro da Ciência e Tecnologia.

Ayn Rand está mais viva do que nunca! 

**Ayn Rand in “A revolta de Atlas” [“Quem é John Galt”]
Fonte da Imagem: Wikipédia
* Presidente do Instituto Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.