domingo, 29 de maio de 2016

O Exército mo-ni-to-ra


As Forças Armadas monitoram o que vai pelo Brasil, dentro da sua atribuição de garantir os poderes constitucionais e, a pedido de um deles, a lei e a ordem. Normal. Na entrevista ao Estadão, contudo, Raul Jungmann teve de explicar ao repórter o que significa "monitorar".
Leiam, por favor:
Estadão: Os militares, agora sob o seu comando, estão monitorando os movimentos sociais – como dito pelo senador Romero Jucá em uma das gravações grampeadas?
Raul JungmannAs Forças têm serviço de inteligência. Fazem esse monitoramento desde sempre – não só este governo, mas nos governos Dilma, Lula, Fernando Henrique, Itamar, Collor. Por definição, é exatamente monitorar a conjuntura, a situação nacional, para informar os chefes militares e o ministro da Defesa. Não há nenhuma diferença entre o que está sendo feito hoje e o que o governo Lula ou o governo Dilma faziam em relação ao MST. Não mudou nada. Monitorar não é bisbilhotar, interferir, grampear, nada disso.
Estadão: Defina monitorar.
Raul JungmannFazer um acompanhamento, através da imprensa, através de informações que você possa ter. Tem unidades espalhadas por todo o País. ‘Olha vamos ter uma manifestação aqui’, seja o que for, você acompanha.
Estadão: Digamos que é uma forma mais técnica de bisbilhotagem.
Raul JungmannNão. Bisbilhotar jamais. É contra a Constituição. É interferir em direitos e garantias que não podem de forma nenhuma ser alcançados ou feridos. Hoje, nas Forças, não há a menor resistência em compreender e aceitar o papel dos movimentos sociais, de reivindicar, de protestar. Não tem nenhum problema em relação a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.