quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

E não é que a chiquérrima Yoani Sánchez tem um IPhone, gente?


"Chique no úrtimo"! A imagem acima foi extraída do programa Bom Dia Brasil, de 19/02/2103. Convenhamos: bem melhor esta do que aquelas entre bananas e cervejas não, é? 

Por Klauber Cristofen Pires

O regime castrista não precisa me agradecer; eu é que peço minhas desculpas por não me ombrear aos petistas-comunistas nos seus piquetes contra a hiper-laureada blogueira, como sugeriu recentemente o tio-Rei. Todavia, tal como ele sempre faz questão de afirmar que não se pauta pela opinião alheia, tampouco eu hei de lhe acatar: pelo contrário, reconheço à Sra Yoane todo o direito de se apresentar e jamais lhe obstaria a palavra. A bem da verdade, - e não sei se é por tratar-se de uma mulher - no fundo tenho-lhe pena, pois fico às vezes a pensar que alternativa ela teria que não cumprir fielmente a missão que lhe fora designada. Não obstante, com os meus parcos meios, advirto de minhas sérias desconfiança com relação aos seus propósitos. 


Não sei a quem o tio-Rei se refere no que toca à reivindicação de pertencer a uma "legítima direita", eis que o próprio declinou de seu direito de apontar nomes. Como sabem os meus leitores, tudo o que fiz foi publicar um artigo do colunista Heitor de Paola, tendo por anexo outros artigos, que endossei todos segundo meu juízo. 

Eu sou um blogueiro liberal-conservador que escreve quando pode, a troco somente da minha consciência e depois de suas obrigações profissionais e familiares diárias. Portanto, também como o renomado jornalista, tenho pouco tempo, porém busco usá-lo com o meu melhor raciocínio, que no caso em tela aponta para um conjunto de indícios que somados, equivalem, sim, a uma prova, no que pese a mensagem da blogueira ser nominalmente em favor da liberdade de expressão e da democracia.

Senão, vejamos:

1 - Todos vimos pelos noticiários o que se sucedeu com os atletas cubanos logo após a captura dos pugilistas Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux pela Polícia Federal sob o comando do capitão-do-mato Tarso Genro, no comando do Ministério da Justiça, caçada esta que já por si revelou-se  como uma brutal demonstração de força e autoridade dos irmãos Castro sobre os governos de Venezuela, de Hugo Chávez, e Brasil, de Lula. Para quem mal se recorda, os atletas foram todos acordados pela madrugada e postos em um avião rumo à ilha-cárcere com a roupa do corpo, tendo sido recolhidos seus pertences pessoais posteriormente. Alguns nem sequer competiram ou receberam as suas medalhas. Logo depois de capturados os boxeadores fugitivos, Fidel Castro assim se pronunciou em uma nota publicada no jornal oficial do governo comunista: “...Cuba dispõe de muitos bons esportistas, mas não os roubamos de ninguém!”. Como se vê, os cidadãos cubanos são algo como gado, segundo o tirano mais antigo do mundo. Concluindo: Se meros atletas absolutamente neutros ideologicamente são tratados de tal forma, imaginem os opositores!

2 - Como a fama vem fácil para quem dispõe dos padrinhos certos! Prêmios internacionais, sobretudo pelo conjunto da obra, é de se esperar que sejam atribuídos a jornalistas com uma longa carreira bem conceituada e coerente, se é que os julgadores e patrocinadores prezam por sua reputação. O próprio tio-Rei pegou rápido a grandiloquência artificial concedida ao presidente Obama, a quem a grande mídia, engajada, lhe tem granjeado um lugar de destaque na história antes mesmo de a história acontecer.  Ora, assim mesmo tem acontecido com nossa simpática visitante: mal abriu seu blog e já saiu sendo laureada mundialmente. Seus artigos são publicados em vários países, inclusive no brasil, com uma divulgação muito maior do que homens públicos, jornalistas e pensadores liberal-conservadores respeitáveis, como Ron Paul, Thomas Woods, Alex Jones, Newt Gingrich e Thomas Sowell, Olavo de Carvalho e para citarmos pelo menos um verdadeiro opositor cubano, Armando Valladares, cujo único crime, que lhe valeu duas décadas na prisão entre todas as formas de torturas, foi negar-se a colocar na sua mesa de bancário uma plaqueta com os dizeres " "Se Fidel é comunista, que me ponham na lista: eu estou de acordo com ele"!

3 - Se não é pelo conjunto da obra, que grande furo de reportagem ou originalidade de opinião produziram tão meteórica ascensão da fama? Já li alguns artigos da simpática dissidente: ela fala mormente do cotidiano dos cubanos, sem exagerar demais nas suas agruras e mazelas, e quando tece críticas ao regime, não são mais contundentes ou ácidas do que os próprios militantes petistas-comunistas sabem e reconhecem que vigora naquela ilha-prisão. Em um programa televisivo que foi transmitido para os cubanos, ela "apanhava" do seu interlocutor, que lhe "esbofeteava" com supostas exitosas estatísticas sobre saúde e educação. Qualquer blogueiro cubano-americano, bem como no Brasil, Graça Salgueiro e Percival Puggina,  entre outros, têm noticiado coisas muito mais sérias e relevantes; todavia, cadê a mídia, gente?

4 - Por quê jamais nenhum cubano dissidente foi abrigado sob tão largo guarda-chuva? Quem no Brasil conheceu uma linha dos mais de setenta prisioneiros da primavera negra de 2003? Estou falando de pessoas que jamais conheceram um notebook e uma linha de internet, e que apanharam de verdade e são torturadas na prisão passando calor, frio, fome, umidade e até mesmo convivendo entre ratos, baratas e fezes. Por quê as luzes da ribalta não se acenderam para Guillermo Farinas e Orlando Zapata Tamayo?

5 - Por quê nenhum dos dissidentes cubanos nem nenhum dos ativistas cubano-americanos jamais havia ouvido falar desta moça? Como pôde ser tão independente assim e largar logo na frente?

6 - Quem em Cuba, um país em que um médico vive com dez ou quinze dólares, em que se vende alho por dentes e que um quilo de carne de porco equivale a dois meses de salário, tem notebook, internet e olha aí, um "YPhone"? Aliás, há uma bifurcação da informação aí. Logo no início de sua carreira como moderninha blogueira, foi amplamente noticiado que escrevia à mão ou à máquina de escrever, ou quando podia, utilizava os computadores do seu trabalho e gravava em disquetes, que depois eram passados de mão em mão até chegar a alguém na Europa que, enfim, depois de driblar toda a polícia cubana, os publicava. Um verdadeiro esforço subterrâneo! Ora, se era assim, por quê depois de publicados seus artigos, o regime não a identificou e a colocou na prisão imediatamente? Mais ainda: Por quê mudou-se a versão de sua atividade posteriormente como portanto notebook com amplo acesso à internet? Terá sido porque a frequência com que postava não tornava crível toda aquela via crucis?

7- Meus caros: que a dita-cuja fale sobre liberdade de expressão e democracia, muito bem; no entanto, esta é a face visível de sua atividade, e suas críticas não são mais do que o próprio regime  cubano costuma lidar. Olhem, por exemplo, o que ela já disse a respeito do regime: "Existe uma confusão. Isto não é comunismo, nem socialismo. É um capitalismo de estado, de clã familiar, um capitalismo militar"...

8 - Daí que a estratégia de desinformação do governo cubano baseie-se em uma forma externa que busque penetração e credibilidade - há que ser um mínimo de verossímil para tanto - entre as pessoas que não são simpáticas ao regime e defendem os direitos humanos - com o fito de provocar nelas a dúvida pelo que sutilmente deixa transparecer: ora, para quem vive tão boa vida, fala o que quer e goza de tanta publicidade, o regime não pode ser tão mal assim, não é mesmo? Desta forma, lemos o que já  sabemos da lavra da Sra Yoani, e enquanto ela vai ganhando os holofotes dos telejornais, os verdadeiros dissidentes são relegados ao obscurantismo...  

Finalizo extremando meu apoio ao jornalista Reinaldo Azevedo, reiterando que o considero como um dos grandes homens de opinião deste país, com um trabalho respeitável, e que permanentemente o leio. No entanto, resta-me o direito de discordar, e este é um dos casos. Em minha opinião, a blogueira Yoane Sánchez, ou é um fenômeno autêntico, mas controlado, ou muito mais provavelmente, é uma agente ativa de desinformação. 

2 comentários:

  1. Muito bom!! Esse é o melhor artigo que já li sobre Yoani! Heitor e Graça ficam muito irritadinhos ao falar do assunto e por isso acabam perdendo clareza nos seus artigos amiúde emaranhados e desnecessariamente criadores de indisposição.




    ResponderExcluir
  2. Agente de desinformação de quê? No que ela contribui para a ditadura cubana? A paranoia conservadora esquece de explicar esse detalhe fundamental: onde estão, em exemplos, a contribuição da blogueira à ditadura cubana?

    Porque ela tem melhor situação do que outros cubanos? Esta é a grande prova de que seria agente do castrismo disfarçada de oposicionista? Só as possíveis contribuições que possa receber do exterior já explicam sua melhor condição. Os cubanos no exterior enviam dinheiro para parentes em Cuba de forma recorrente.

    Ah, e ela disse que - hoje - o sistema de Cuba é uma espécie de "capitalismo de Estado, de clã familiar, um capitalismo militar." Essa é a descrição do que vê em seu país. Essa é a prova de que seria agente dos Castro?

    Tenha dó! Enquanto não explicarem, com exemplos claros como se dá a suposta atuação da blogueira como agente comunista, isso não passa de paranoia conservadora mesmo.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.