domingo, 22 de novembro de 2015

Cade irá investigar conduta de taxistas por impedir atividades do Uber
Por Agência Brasil | 20/11/2015 14:01

Taxistas teriam utilizado meios abusivos para barrar a entrada do aplicativo no mercado de transporte individual remunerado

Agência Brasil
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo administrativo para investigar se procedem as denúncias recebidas sobre condutas anticompetitivas supostamente praticadas por taxistas contra a entrada do aplicativo Uber no mercado de transporte de passageiros. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (20).
Segundo as denúncias, os taxistas teriam utilizado meios abusivos para excluir e barrar a entrada do Uber no mercado de transporte individual remunerado.
Taxistas pararam ruas e fizeram diversos protestos contra o Uber em vários Estados do Brasil


Leonardo Benassatto/Futura Press
Taxistas pararam ruas e fizeram diversos protestos contra o Uber em vários Estados do Brasil
As denúncias foram apresentadas pela empresa Uber do Brasil Tecnologia, pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília e pelo Diretório Central dos Estudantes do Centro Universitário de Brasília. Depois de aberto o processo administrativo, representantes dos taxistas e da empresa Uber terão 30 dias para apresentar argumentos.

Para o Cade, enquanto a atual controvérsia jurídica acerca da legalidade da Uber não for esclarecida pelos poderes da República, a empresa deve ser considerada uma concorrente como qualquer outra e não pode ser alvo de condutas anticompetitivas previstas na Lei de Defesa da Concorrência. 

Em instrução preliminar, o Cade verificou, até o momento, pelas denúncias recebidas, a existência de um suposto abuso de direito de petição em três ações judiciais movidas por representantes da categoria de táxis – conduta internacionalmente conhecida como sham litigation. Essas ações apresentaram o mesmo objeto e foram ajuizadas em diferentes foros. Há indícios de que as ações teriam como objetivo burlar as regras judiciais de distribuição e julgamento para dificultar a defesa da Uber e, assim, alcançar decisão favorável contra a empresa. 
De acordo com o Cade, as demais ações judiciais analisadas foram ajuizadas pela categoria de taxistas de maneira legítima e não abusiva.

O Cade identificou ainda, em fase preliminar, indícios de que alguns taxistas teriam empregado violência e grave ameaça contra motoristas da Uber e passageiros do aplicativo. Essas ações teriam gerado um clima real de ameaça à atuação de rivais, o que poderia causar efeitos anticoncorrenciais de obstrução da entrada e do desenvolvimento da empresa no mercado, além de limitar a escolha dos consumidores. Os indícios sugerem que algumas entidades representativas dos táxis e seus dirigentes teriam contribuído de maneira relevante para a prática dessas condutas. 
Leia tudo sobre: cade  táxis  uber




Colaboração V. Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.