quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Única grande economia em recessão: qual (ou quem) foi nossa desgraça?

dilma-15Nesta semana, chamou atenção uma notícia dizendo que, das doze maiores economias do mundo, apenas o Brasil estará em recessão no próximo ano. Inspirado na notícia, resolvi checar quantos países vão encolher este ano e quantos vão encolher mais que o Brasil; para isso usei a base de dados do FMI. Na base constam o crescimento previsto para 2015 de 188 países. O único dado não disponível é o da Síria por motivos óbvios. De posse dos dados, podemos avaliar se crescimento negativo é um padrão esperado para 2015. A figura abaixo mostra a taxa de crescimento de todos os países da base de dados. Em verde, estão as taxas positivas e, em laranja, as taxas negativas. Repare que a grande maioria dos países terá crescimento positivo em 2015; o Brasil está com a minoria que terá crescimento negativo.
CrescimentoMundo2015_1
O resumo em números da figura acima é que em 2015 os países do mundo vão crescer em média 2,47%, mais da metade dos países vai crescer acima de 2,88% e apenas 18 dos 188 países vão encolher. Uma dúvida natural que decorre da figura acima é saber que países nos acompanham no clube dos que vão encolher em 2015. A figura abaixo lista os países que vão encolher e mostra a taxa de crescimento de cada um deles. Note que apenas 10 países de um total de 188 vão crescer menos que o Brasil em 2015.
CrescimentoMundo2015_2
Se o leitor prestar atenção no grupo de países que crescerão menos que o Brasil em 2015, vai reparar que lá estão a Bielorrússia, Ucrânia e Rússia. Os dois últimos estiveram envolvidos em conflitos militares e o primeiro foi afetado diretamente por tal conflito tanto pela chegada de refugiados quanto pela queda no comércio com os países envolvidos, especialmente a Ucrânia. O Sudão do Sul é um país novo que está em guerra civil; o mesmo acontece com a Líbia, que ainda não conseguiu se estabilizar após a queda de Muamar Khadafi. Ainda em conflito estão o Burundi e o Iémen. A Guiné Equatorial, homenageada pela Beija Flor no carnaval deste ano, é vítima de uma das mais brutais e duradouras ditaduras da África; no quesito vítima de ditadura também está a Venezuela. Por fim, temos Serra Leoa, que foi atingida pelo surto de ebola. Em resumo, todos os países que vão crescer menos que o Brasil em 2015 foram atingidos por eventos extremos. E nós? Qual desgraça nos atingiu? Melhor não responder…

SOBRE O AUTOR

Roberto Ellery

Roberto Ellery

Roberto Ellery, professor de Economia da Universidade de Brasília (UnB), participa de debate sobre as formas de alterar o atual quadro de baixa taxa de investimento agregado no país e os efeitos em longo prazo das políticas de investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.