sexta-feira, 15 de março de 2013

A Assombrosa falta de compreensão do processo inflacionário por parte do governo e da imprensa

Um artigo publicado pelo Professor Adolfo Sashida em seu blog está ganhando um foro muito interessante na área dos comentários.  A questão é: a desoneração tributária pode  ser um instrumento eficiente de controle inflacionário? 

Abaixo, segue o seu texto, em azul. Os leitores podem comentar lá e cá, como quiserem.

Entre junho e julho do ano passado eu fiz uma série de entrevistas com vários economistas. Todos respondiam ao mesmo conjunto de perguntas. A última pergunta era: “O governo parece estar usando política tributária para controlar a inflação. Você acredita que isso seja verdade? Se for verdade, concorda com isso? Por quê?

Obviamente nenhum dos entrevistados concordava com essa política absurda (que reflete muito mais um controle de preços do que um combate a inflação). Em especial vejam só a resposta do economista Irineu Evangelista de Carvalho Filho
Usar política tributária para conter inflação me parece uma das idéias mais estúpidas que podem ser concebidas em política econômica, portanto eu não acredito que o governo brasileiro esteja fazendo isso”.

Até o meio do ano passado era difícil ao governo reconhecer que usava política tributária para combater inflação. Afinal, essa é uma idéia estúpida. Mesmo os economistas não alinhados tinham dificuldade de acreditar que o governo estava cometendo este tipo de infantilidade econômica. O tempo passou, e desde o final do ano passado vejo o governo defendendo abertamente o controle da inflação por meio de desonerações tributárias. O que é incrível é que a imprensa aceitou esse absurdo. Mesmo na CBN vemos comentaristas econômicos comentando o uso da política tributária para combater inflação como sendo algo trivial e correto. ERRADO!!! Isso é estupidez econômica.

Inflação é a perda de poder aquisitivo da moeda. Quando o governo abaixa os impostos para combater inflação ele NÃO ESTÁ COMBATENDO INFLAÇÃO!!! Está combatendo as consequências do processo inflacionário (aumento de preços), mas não sua origem (perda de valor da moeda). Vamos dar um exemplo. Quando você compra uma barra de chocolate por 5 reais, no fundo você está pagando pelo chocolate e por um conjunto de bens públicos (pois o imposto embutido no preço está financiando a compra desses bens públicos). Isto é, você estaria pagando pelo chocolate e por uma aspirina (que seria comprada com seu imposto e dada num hospital público).

Quando o preço do chocolate sobe para 6 reais isso é um reflexo da perda de valor da moeda. Quando o governo reduz o imposto do chocolate para obrigar o preço voltar aos 5 reais ele NÃO COMBATEU A INFLAÇÃO!!! Note que agora seus 5 reais compram apenas o chocolate (e não mais o chocolate e a aspirina como antes). Ou seja, o poder de compra da moeda caiu, mesmo que o preço do chocolate tenha permanecido inalterado.

O truque é que essa manobra tributária ENGANA os índices de preço tais como o IPCA. Se o índice de preços aqui fosse calculado SEM IMPOSTOS isso mostraria o truque do governo para toda sociedade. Esses truques do governo enganam a população, pois maqueiam o verdadeiro valor da inflação.

Repito: política tributária NÃO COMBATE INFLAÇÃO, apenas maqueia os índices de preço!!! E muito me surpreende que a imprensa, e os economistas, não estejam denunciando essa manobra que além de absurda é burra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.