Ludwig von Mises
Como parte de um plano de divulgação da obra de Mises, escolhi algumas temáticas do livro "A Mentalidade Anticapitalista", para ir publicando em LIBERTATUM.
Ivan Lima
O Comunismo da Broadway e de Hollywood
As
inúmeras pessoas a quem o capitalismo proporcionou rendimentos
confortáveis
e lazer vivem à busca de divertimento. Multidões
frequentam
os teatros. Há dinheiro no mundo do espetáculo.
Atores
populares e dramaturgos recebem somas compostas de, no
mínimo,
seis algarismos. Vivem em verdadeiros palácios com mordomos
e
piscinas. É evidente que não passam fome. Mesmo assim,
Hollywood
e Broadway, os famosos centros da indústria do espetáculo,
são
focos de comunismo. Autores e atores podem ser identificados
entre
os mais fanáticos defensores do regime soviético.
Tentou-se explicar esse fenômeno de vários modos. Há uma ponta
de
verdade na maioria dessas interpretações. No entanto, nenhuma
leva
em conta o principal motivo que conduz os campeões do palco e
da
tela às fileiras dos revolucionários.
4 “Limusines com motoristas uniformizados
conduziam senhoras importantes aos piquetes que mantinham, muitas vezes greves contra
as empresas que haviam ajudado a pagar as limusines.’’ Eugene Lyons, The
Red Decade,
New York, 1941, p. 186. (O grifo é meu).
As Características Sociais do Capitalismo e as Causas
Psicológicas de seu Descrédito 31
No
capitalismo, o sucesso material depende da apreciação das
realizações
da pessoa por parte do consumidor, que é soberano.
Quanto
a isto não existe diferença entre os serviços prestados por
um
fabricante e os prestados por um produtor, ator ou dramaturgo.
Contudo,
a consciência desta dependência faz com que quem
trabalha
no mundo do espetáculo fique muito mais preocupado
do
que quem fornece ao consumidor coisas tangíveis. Os fabricantes
de
mercadorias palpáveis sabem que seus produtos são
comprados
por suas propriedades físicas. Podem ter uma expectativa
razoável
de que o público continue solicitando esses artigos
enquanto
nada melhor ou mais barato não lhes for oferecido,
pois
é improvável que as necessidades satisfeitas por essas mercadorias
venham
a se alterar num futuro próximo. A situação do
mercado
para tais mercadorias pode, de certa forma, ser prevista
por
empresários inteligentes. Com um certo grau de confiança,
podem
adivinhar o futuro.
Com
as diversões é diferente. As pessoas procuram divertir-se porque
estão
entediadas. E nada aborrece tanto as pessoas quanto o divertimento
com
o qual já estão acostumadas. A essência da indústria
do
espetáculo é a variedade. As pessoas aplaudem mais o que é novo
e,
por isso mesmo, inesperado e surpreendente. São extravagantes e
volúveis.
Desprezam hoje o que apreciaram ontem. Um magnata do
palco
ou da tela deve sempre temer os caprichos do público. Pode
acordar
hoje rico e famoso e, no dia seguinte, ser esquecido. Sabe
muito
bem que depende totalmente da fantasia e da simpatia de uma
multidão
sequiosa por distração. Vive ele ansioso. Como o arquiteto
na
peça de Ibsen, teme os desconhecidos que acabam de chegar, os
jovens
dispostos que o suplantarão na opinião do público.
É
óbvio que nada pode aliviar a ansiedade das pessoas do espetáculo.
Por
isso elas se agarram em qualquer ninharia. O comunismo,
pensam
alguns, lhes trará a libertação. Não é um sistema que torna
todos
felizes? Não há homens famosos que declaram que todos os males
da
humanidade são causados pelo capitalismo e que serão eliminados
pelo
comunismo? Não são também eles pessoas trabalhadoras,
companheiros
de todos os outros trabalhadores?
Pode-se supor que nenhum dos comunistas de Hollywood e da
Broadway
jamais tenha estudado as obras de qualquer autor socialista
e
menos ainda uma análise séria da economia de mercado. Mas é
precisamente
esse fato que, para estrelas, dançarinas e cantoras, para
autores
e produtores de comédias, filmes e canções, traz a estranha
ilusão
de que suas mágoas passadas desaparecerão tão logo os “despojadores”
sejam
despojados.
32 Ludwig von Mises
Há
quem culpe o capitalismo pela estupidez e grosseria de muitos
produtos
da indústria do espetáculo. Não é preciso discutir esse assunto,
Mas
vale a pena lembrar que nenhum outro meio norte-americano
apoiou
com mais entusiasmo o comunismo do que as pessoas que
trabalham
para a produção dessas estúpidas peças e filmes. Quando
um
futuro historiador pesquisar os fatos pouco significativos, que Taine
tanto
apreciava e considerava fontes de estudo, não deve deixar de
mencionar
o papel que a mais famosa artista do mundo em strip-tease
desempenhou
no movimento radical norte-americano.5
"A Mentalidade Anticapitalista" de Ludwig von Mises, Pags 30 a 32.
2ª edição conjunta dos Institutos Mises Brasil e Instituto Liberal
"A Mentalidade Anticapitalista" de Ludwig von Mises, Pags 30 a 32.
2ª edição conjunta dos Institutos Mises Brasil e Instituto Liberal
5 Cf
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