sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aliança pela Liberdade vence eleições do DCE

Da Juventude Conservadora da UNB

Hoje é, sem sombra de dúvidas, um dia histórico para a Universidade de Brasília. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da UnB, a Aliança pela Liberdade (chapa 8) foi a vitoriosa nas eleições para o Diretório Central dos Estudantes. De acordo com informações do Campus Online, a chapa vencedora recebeu 1.280 votos -- 188 a mais do a chapa 5, que ficou em segundo lugar. Isso marca um importante ponto de inflexão não apenas no movimento estudantil, mas representa uma crucial mudança de percepção por parte da comunidade acadêmica da Universidade de Brasília.

De todas as chapas que participaram do pleito, a Aliança pela Liberdade era a única que não pertencia ao espectro político de esquerda. Além disso, era também a única chapa que não era formada por partidos ou grupos políticos externos à universidade, conforme noticiou ontem reportagem publicada pelo Correio Braziliense na seção "Eu, Estudante". Outro ponto a se notar é que a Aliança pela Liberdade foi o primeiro grupo estudantil organizado da Universidade de Brasília a defender pontos rechaçados pela tradicional militância esquerdista dentro da universidade, como a importância das fundações privadas no financiamento de pesquisas e a necessidade de policiamento constante como uma das medidas de combate à violência dentro dos campi.

A eleição da chapa 8 expôs não apenas o grande racha que permeia os grupos políticos de esquerda dentro da universidade, mas também o grau de distância entre a realidade universitária e as propostas das chapas vermelhas. A vitória da Aliança pela Liberdade mostra que a comunidade discente da Universidade de Brasília aposta em políticas pragmáticas, realistas e que tenham impacto concreto positivo na instituição. A mesma ladainha de sempre do "fora isso, fora aquilo" está esgarçada, frágil e não encontra eco junto aos estudantes como acontecia há alguns anos.

Entretanto, a situação não são só flores. Ao ser anunciada a vitória da Aliança pela Liberdade, as outras chapas presentes à apuração manifestaram-se aos gritos de "não me representa". A próxima gestão do DCE da UnB certamente enfrentará uma oposição como nunca se viu antes, especialmente de grupos mais radicais dentro da universidade (ligados ao PSTU, ao PCO, ao MEPR e à RECC). A proposta de implementação do DCE parlamentarista pode ser eficiente em dissuadir a politicagem rasteira e trazer ao debate aqueles estudantes que realmente se importam com os rumos da UnB sob um ponto de vista realista, e não utópico. Ainda assim, apostar em um cenário específico por agora é bastante prematuro. Devemos acompanhar de perto a evolução dos acontecimentos daqui em diante com atenção e cuidado.

O blog Juventude Conservadora da UnB gostaria de parabenizar a Aliança pela Liberdade por essa vitória histórica. Essa conquista não é só importante para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília, mas também para todos os estudantes de universidades públicas ao redor do País. O resultado dessa eleição para o DCE é um refrigério de esperança para todos aqueles que vislumbram um ambiente universitário mais plural, humanista e democrático.

Um comentário:

  1. Caríssimo Klauber, obrigado pela divulgação do blog! Abraços!

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.