De quem é a culpa do fracasso no ajuste fiscal?
O ajuste fiscal falhou miseravelmente. No primeiro semestre de 2015 o governo federal teve déficit primário, o pior resultado da série histórica. Por alguma razão que me foge a percepção o Ministro da Fazenda tenta culpar o Congresso Nacional por isso.
O fracasso no ajuste fiscal deve ser debitado na conta do Ministro da Fazenda. Foi sua equipe que errou absurdamente na previsão de receita (erro acima de R$ 20 bilhões). Foram o ministro da fazenda e sua equipe que superestimaram a redução de gastos públicos decorrentes de suas medidas.
O grosso do ajuste fiscal elaborado pela equipe econômica seria feito por aumento de impostos. Uma parte menor seria feita via redução do gasto público, e dessa pequena parte uma menor ainda seria obtida com a ajuda do Congresso Nacional. A maior parte das medidas de redução de gastos enviadas pelo governo ao Congresso foi aprovada; do que Levy reclama?
O ministro da fazenda deveria fazer o óbvio: pedir demissão. Seu ajuste fiscal foi uma tremenda piada de mau gosto. Claro que sempre se pode argumentar que a culpa não foi dele, que o próprio governo não ajudou. Sim, pode ser, mas nesse caso temos apenas mais um motivo para o ministro pedir demissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.