quinta-feira, 27 de maio de 2010

O mesmo de sempre: Ministério Público investiga Hangar

Por Klauber Cristofen Pires


O quê eu sempre digo de obras públicas? O escândalo da vez agora encontra no Hangar os holofotes para aparecer. Segundo o Ministério Público do Estado do Pará, estão sendo apurados desvios na ordem de 34 milhões em receitas que deveriam ter sido alocadas nas finalidades para as quais aquela obra foi criada... 


O Hangar é realmente uma obra muito bonita. Para quem não conhece, trata-se de uma criativa adaptação de um verdadeiro hangar, antes pertencente à Força Aérea Brasileira, e de uma boa parcela de terreno adjacente, em Belém, para funcionar como um centro de convenções. Todavia, como toda obra pública, o que vemos sempre esconde algo que não vemos, quando não mais, adicionalmente, serve para os desvios da corrupção e da manutenção do poder.

Por ela, o povo paraense, cujas escolas e hospitais vivem em estado deplorável,  pagou uma soma perto de 100 milhões de reais, sob pretexto de alavancar Belém como um destino proeminente para o turismo de negócios. Não subestimo a sua capacidade, mas imagino mui facilmente que um empreendimento privado teria como prover muito bem esta deficiência de uma forma mais barata e eficiente, gerando lucros, empregos e impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.