segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pegando o jeito

Por Klauber Cristofen Pires

Gostei da Veja da semana passada. A revista coloca na capa o abuso regulamentatório da Anvisa de planejar retirar de circulação os remédios para emagrecimento e o que é bem mais importante, expõe, em termos claros e inéditos ou pelo menos muito raros, que isto fere as liberdades individuais.


Com efeito, poucos órgãos têm assumido tamanha voracidade legiferante quanto a Anvisa, que repetidamente vem decretanto proibições e obrigações de todas as formas, tudo com base em canetadas  administrativas com respaldo legal e principalmente constitucional discutíveis.

Este blogueiro já há muito tem apontado diversos casos de absurdos perpetrados por esta instituição, assim como muitas outras. Alegra-me sobremaneira que a mensagem sobre o risco que correm as liberdades individuais tenha sido absorvida por este grande veículo de comunicação, porque é justamente isto o que está em jogo, muito mais do que eventuais justificações casuais sobre a conveniência de se manter este ou aquele remédio fora das prateleiras.

Todo remédio produz um ou mais efeitos colaterais e os médicos, consciwentes deles, são os agentes competentes para pesá-los caso a caso. Proibir a sua comercialização não resolve nenhum problema, mas antes, agrava-os, na medida que somente retira as alternativas viáveis. 

Na mesma edição, para servir como a cereja no bolo, a Veja trouxe à tona o que insistentemente temos apontado aqui: falta luz todo dia nas cidades brasileiras, especialmente em Belém, que acompanho de perto por morar aqui.

Temos portanto, dois exemplos de jornalismo amador que com seus parcos recursos se adiantou  em relação à grande imprensa, mesmo com toda estrutura quie esta dispõe, para mostrar os fatos tal como são e apresentando a abordagem e os argumentos corretos para os leitores. É ou não motivo de orgulho?

2 comentários:

  1. Grande Klauber,

    Só comentando seu último parágrafo, a comparação de abordagem entre o "jornalismo amador" e a grande imprensa nem é uma questão de estrutura. Mas quem, assim como você, sustenta um blog para denunciar as falcatruas, faz isso como uma pessoa que vê o direito à liberdade caçado todos os dias.

    A grande mídia é formada por jornalistas formados. E o que as Universidades formam hoje em dia são militantes que erguem cortinas de silêncio sobre temas que vão de encontro a seus tabus ideológicos. E é assim que foi ocultado o FSP, por exemplo!

    Aliás, um caso notório aqui na UFSC é o fato de todo estudante de jornalismo começar a andar meio hippie, fumar maconha e usar camisetas do Che Guevara.

    ResponderExcluir
  2. Klauss,
    É desolador. Isso ocorre em todas universidades.
    Como pode a quase maioria dos estudantes universitários das "humanas" ser de esquerda? Essa unanimidade é muito curiosa. Só pode ser a total falta de educação política, ignorância, misturada com a militância do PT nas escolas secundaristas. Não vejo luz no fim do túnel.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.