segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lula, colunista do NY Times? Mais uma mentira da petralhada!


Há poucos dias a imprensa engajada veiculou farto noticiário sobre uma suposta transformação de Lula como um novo colunista do The New York Times, jornal mundialmente conhecido. De acordo com o rasgar de sedas dos vermelhinhos, o apedeuta é, a partir deste acontecimento, o suprassumo da altíssima intelectualidade brasileira, apesar de nunca ter lido sequer um livro.

Pois bem. Uma internauta brasileira resolveu indagar do The New York Times sobre essa história de ele se transformar em articulista do jornal e este encaminhou uma resposta à interessada, esclarecendo qual a relação de Lula com esse veículo da imprensa norte-americana. Em primeiro lugar, coloquemos abaixo a mensagem original do jornal, já publicada numa coluna do blog de Reinaldo de Azevedo ( http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/). E, em seguida, a tradução do que ali está em inglês:

Thank you for writing. Former President Lula is not writing a column for The Times. He is writing a column for The Times’s Syndicate, which represents clients worldwide and sells their work to other media. The Times has had many writers like President Lula who have sold their work through The Times, including Richard Branson, Noam Chomsky, Mikhail Gorbachev and Jack Welch. Basically, The Times takes their writing, shapes it into articles, and offer them to clients for a fee. President Lula will not appear regularly on the pages of The Times or within nytimes.com. Again, thank you for writing. Weappreciate your feedback.
Best,
Meg Gourley
Assistant to the Public Editor
The New York Times

Aqui, a tradução:
Obrigado por escrever. O ex-presidente Lula não está escrevendo uma coluna para o The Times. Ele está escrevendo uma coluna para The Time´s Syndicate, que representa clientes em todo o mundo e vende seus trabalhos para outras mídias. The Times teve muitos escritores como o presidente Lula que venderam o seu trabalho através dos tempos, incluindo Richard Branson, Noam Chomsky, Mikhail Gorbachev e Jack Welch. Basicamente, o The Times recolhe seus textos, molda-os em artigos, e oferece-os aos clientes por uma taxa.. O presidente Lula não vai aparecer regularmente nas páginas do The Times ou no nytimes.com. Mais uma vez, obrigado por escrever. Agradecemos o seu retorno.
Saudações,
Meg Gourley
Assistente da Editoria Pública
The New York Times

Então, fica claro que são colunas, opiniões para serem vendidas mundialmente, mediante uma taxa a ser paga por quem se interessar por elas. Ali estão, além dos nomes citados na mensagem de Meg Courley, até o nome de Fernando Henrique Cardoso. Veja nesta página, que inclui cópia da foto de FHC. Digamos que esse serviço funciona como se fosse uma central de notícias, no caso colunas devidamente assinadas.

A petralhada, a assessoria pessoal de Lula mentiu, enganou mais uma vez. E descaradamente para ganhar espaço na mídia engajada. Circulem isto como puderem. Já estamos cansados de assistir aos descalabros dos vermelhos que só pretendem se apossar de nosso país, usando de métodos completamente aéticos, fora a trampolinagem com os recursos do governo. Basta de Lula e seu petismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.