segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As perguntas e o aprendizado


Quando você pergunta, pode até ouvir muita coisa sem importância ou que já sabia, mas sempre aprende algo. No mínimo, que aquele a quem perguntou nada sabe sobre o assunto.

Por João Bosco Leal


Muitas pessoas precisam cair e se levantar, cair novamente, tentar se reerguer, passar fome e até sede, antes de adquirir a humildade de fazer perguntas. Elas não entendem que, quanto mais perguntarem, lerem e se informarem, em menos tempo e com menos dificuldades atingirão seus objetivos.

Fazendo perguntas ficariam sabendo qual o caminho para a nascente da água, as terras mais férteis e o pomar, com menos rampas, desertos e pedreiras a serem transpostas até o destino.

Em uma conversa recente com amigos nos lembramos de outro, extremamente inteligente e que enquanto vivo fazia muitas perguntas a todos com quem mantivesse qualquer tipo de diálogo, sobre qualquer assunto.

Uma vez, conversando com ele, brincando me disse: "Meu departamento de fofocas me informou que...". Ele ficara sabendo de algo sobre mim e só queria uma confirmação. Ou seja, até sobre fofocas ele sabia, pois alguém a quem ele também fazia perguntas o informava até sobre pequenas coisas, sem nenhuma importância.
Pessoas assim são raras, diferentes, vivem com mais facilidade, cometendo menos erros e acertando mais, por se aproveitarem das experiências já vividas pelos outros, que estão à disposição de todos os que procuram saber.
Outros caminham sem nada questionar e normalmente ficam tristes ou até culpam outros por não terem conseguido enxergar pedras ou buracos no caminho e neles haverem tropeçado, quando bastava ter perguntado qual o melhor caminho.

Existem respostas para tudo o que já ocorreu na história da humanidade e raramente faremos uma pergunta sobre um assunto ainda não ocorrido, o que só é comum a cientistas em busca de algo ainda desconhecido.
No passado alguém certamente já passou por experiências, situações ou fatos iguais ou bastante parecidos com o que agora pretendemos saber e perguntando encontraremos alguém que nos dará explicações sobre como ocorreram, os motivos e as alternativas encontradas.

A inibição e o orgulho são apontados como as principais dificuldades das pessoas em perguntar, mas qualquer que seja ela provoca prejuízos, pois as respostas certamente levariam ao destino com mais facilidade e com menos riscos, gastos de energia e financeiros.

Nenhum motivo é forte o suficiente para impedir que deixemos de nos orientar sobre escolhas e caminhos que poderemos tomar. A falta de orientação, que poderia nos ser dada em resposta a uma simples pergunta, poderá nos levar a opções erradas.

Diariamente temos diversas oportunidades de aprendizado e de superação, que invariavelmente nos levam a amadurecimentos em diversos campos, inclusive o de quebrarmos nossas próprias barreiras, como a inibição e o orgulho, se existirem.

Superando nossas dificuldades em perguntar facilitaremos muito nossa caminhada que poderá ser realizada com menos tropeços ou quedas e com menor distância até o destino.

Quando você pergunta, pode até ouvir muita coisa sem importância ou que já sabia, mas sempre aprende algo. No mínimo, que aquele a quem perguntou nada sabe sobre o assunto.

Um comentário:

  1. O município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, recebe, durante o próximo sábado, das 8h30 às 17h, um curso de formação política do movimento “O Sul é Meu País”. O encontro acontece na rua Orlando Ceccon, no bairro São João. O movimento prega a criação de uma federação independente contanto apenas com os estados sulistas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Segundo o presidente da entidade, Celso Duecher, o movimento não é apenas separatista. “O que queremos é criar uma federação na qual os estados do Sul sejam independentes, não com o poder centralizado em Brasília. Um passo final seria a separação, mas o mais importante é fazer um debate político para que ajude no desenvolvimento da região, é isso que queremos”, destacou em entrevista à Banda B, na tarde desta segunda-feira (22).


    http://www.patria-sulista.org. Já para se inscrever no evento, basta entrar em contato no email gesul@live.com

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.