quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Parece Que Não há Maneira Desta Gente Aprender




"O Socialismo não deu errado. O Socialismo é errado." - Roger Scruton

Parece que não há maneira desta gente aprender. Há apenas algumas horas atrás, uma pessoa que tenho em bastante estima dizia-me que o que fazia falta a Portugal era "uma economia de direcção central".

Quando caridosamente lhe citei então os exemplos de grande "sucesso" que são as economias de direcção central como Cuba, a Coreia do Norte e em larga medida a Venezuela, a resposta dele foi que "essas não funcionam porque não são suficientemente bem geridas"!

Ora, ouvir coisas destas sabendo-se o que se sabe hoje sobre o desastre anunciado que são todas as economias de direcção central, não só arrepia, como me faz ter a certeza absoluta de que na maioria das escolas portuguesas só se propaga a ignorância e o erro desde há pelo menos quatro décadas a esta parte, isto no que diz respeito ao ensino de noções básicas de economia (sobre o que se passa com o ensino da história já nem falo, pois não vale a pena...).

É possível que no futuro esta mentalidade conduza a novas"experiências socialistas" que como já sabemos, estão condenados ao fracasso total, porque o modo de produção socialista nunca funcionou, nem vai funcionar em lado algum. Talvez neste aspecto Marian Tupy tenha razão quando afirma que «
olhando para o futuro, é seguro prever que mais países irão se recusar a aprender com a história e irão adotar novamente políticas socialistas, ainda que talvez sob outra roupagem e sob outro rótulo. Pior ainda: estou igualmente certo de que, quando isso novamente ocorrer, haverá "idiotas úteis" — para utilizar as palavras de Lenin — como David Sirota, que irão cantar as glórias do socialismo até o momento em que tal país se afundar no mais profundo colapso.  E, após o colapso, esses nobres palpiteiros irão simplesmente tirar o time de campo, ignorar tudo o que escreveram, e passarão a parolar eloquentemente sobre outros assuntos.»

João José Horta Nobre

Fonte: História Maximus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.