terça-feira, 28 de novembro de 2017



/ direito

Por Carlos Stagnaro

Um comentário:

  1. Com o devido respeito, o artigo trata de um mito que procura impressionar incautos.
    Assistam ao vídeo do canal Hoje na Segunda Guerra Mundial (https://www.youtube.com/watch?v=Au-8n01bFM4) e vejam porque a Suíça não foi invadida.
    Faço aqui uma transcrição do trecho que começa no tempo de 8min50seg e que desmistifica esse mito da população armada.

    “Outro mito que circula por aí, é que a Suíça não foi invadida só porque todos os seus cidadãos tinham pistolas e espingardas de caça em casa. Essa é uma alegação ainda mais incorreta. Mesmo que toda a população tivesse um par de pistolas e algumas espingardas em casa, como elas seriam úteis para os bombardeiros de mergulho Stuka, os pesados bombardeios de artilharia ou contra blindados e formações militares disciplinadas, experientes, treinadas e motivadas?
    Portanto, a não ser que cada cidadão tivesse um canhão antitanque ou uma peça pesada de artilharia estacionada em sua garagem, qualquer tipo de resistência civil armada teria um efeito apenas marginal contra uma força de invasão profissional.
    Resumindo, a Suíça não foi invadida porque do ponto de vista econômico, comercial e até mesmo diplomático, ela era mais útil neutra e independente.”
    De fato, basta raciocinar criticamente para ver o absurdo da tese de que fuzis, rifles e pistolas, mesmo com a plena atuação do exército suíço, amedrontaria o exército alemão.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.