sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Passaporte de Lula é entregue à Polícia Federal em São Paulo

Decisão da Justiça Federal no DF impediu viagem de ex-presidente à Etiópia, onde participaria de encontro 


O advogado Cristiano Zanin Martins entregou na manhã desta sexta-feira (26), à Polícia Federal, em São Paulo, o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — ele chegou à Superintendência da PF às 10h25 e ficou cerca de uma hora no local. A ordem para apreensão do documento é do juiz substituto da 10ª Vara do Distrito Federal, Ricardo Leite e foi informada ao Sistema de Procurados e Impedidos da Polícia Federal. O ex-presidente está impedido de deixar o Brasil.
A decisão do magistrado impediu a ida do petista para a Etiópia na madrugada desta sexta. O Instituto Lula anunciou o cancelamento da viagem a seis horas do embarque para o país africano. Lula embarcaria às 2h30 para Adis Abeba, capital etíope, com a volta programada para o dia 29. O ex-presidente participaria de um encontro da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a convite da União Africana, que reúne 54 países.
Ao pedirem a apreensão do passaporte de Lula, os procuradores da República Anselmo Lopes e Hebert Mesquita apontaram que há possibilidade de fuga do ex-presidente para países sem acordo de extradição com o Brasil ou que poderiam conceder asilo político ao ex-presidente. A decisão de apreender o passaporte de Lula foi tomada no âmbito da Operação Zelotes, que apura tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra dos caças suecos Gripen e na prorrogação de uma medida provisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.