quinta-feira, 22 de março de 2018

Disfarce fantástico...

Por Vanderli Camorim

Resultado de imagem para smartphone e jovens


Assisto na TV matéria preparada para depreciar o celular.

O celular, esta engenhoca frágil, pequenina, que parece cheia de mistério por sua versatilidade tem preocupado muita gente, principalmente os sacerdotes do deus estado que se mostram muito preocupados e incomodados com a sua popularidade particularmente entre os jovens que não desgrudam dele. Arranjam cada argumento e se apressam em entrevistar pretensos sábios de ocasião como sociólogos e muitos doutores que indisfarçadamente procuram um motivo para uma sutil condenação e alertam para os perigos que ele representa para a saúde, dizem.

Recomendam o seu uso com cuidado para que não levem a uma dependência igualando-o a uma potente droga... O ortopedista diz que isso pode levar a lesões cervicais porque o jovem fica com a cabeça inclinada; o oftalmologista diz que prejudica os olhos pois a radiação da bateria pode danificar o cérebro e outras sandices. Mas porque todo esse cuidado, hein? Será que devemos acreditar neste excesso de zelo ou será que tem alguma coisa escondida que não é perceptível à primeira vista?

Quando Henry Ford tornou o carro um produto que qualquer um poderia comprar e meter o pé na estrada e ir para onde bem quisesse surgiram aqui e acolá vozes que se preocupavam com o excesso de liberdade. Tem gente que não gosta de Liberdade, tem medo dela e não recomenda para ninguém. Se diz inclusive, enviesadamente, que a escravidão é muito melhor porque você não corre risco ficando este por conta do seu senhor...

O celular tem um significado ainda maior que o carro de Henry Ford. O celular permite coisas inimagináveis, amplia o horizonte da liberdade individual jamais pensada. Para os apóstolos do governo que querem tudo regular isso soa como uma heresia. Querem por freio nisso, consideram uma excrecência mas não tem coragem de confessar. O Mac Donald s assim como a Coca-Cola é olhado por este segmento da população como o satanás, fonte de muito mal. E frequentemente viram alvo de seu protesto.  No fundo essa condenação é um disfarce porque na realidade estão protestando contra o capitalismo. E é isso mesmo. O Smartphone é produto do capitalismo e como tal preocupa a muitos.  

O socialismo tenta ganhar a luta contra o capitalismo cerceando a liberdade através de legislações restringindo e proibindo o alcance do mercado, mas, por força deste, baseado nas escolhas individuais, ficam tantas brechas, mesmo as menores possíveis por onde o capitalismo ressurge trazendo novas formas e mais simples de fazer as coisas da melhor maneira e pelo menor preço. 

O capitalismo é a produção em massa para as massas e o Smartphone, que amplia enormemente a liberdade individual e está nos quatro cantos do mundo facilitando a vida das pessoas tornando-a mais comoda é uma prova de sua força e benefício que dispensa comentários.

E é isso que preocupa e é isso que os sacerdotes do deus estado tentam disfarçar. 

O alvo parece ser o Smartphone, é a desculpa com relevância em saúde física e mental, mas na verdade o alvo mesmo é a liberdade que é o fruto do capitalismo.

Vanderli Camorim

       A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, barba, área interna e close-up
vanderlicamorim@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.