segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Chile e a lição de casa


Gustavo Miquelin Fernandes
Tendo um contingente populacional de cerca de 17 milhões de pessoas, situado na costa pacífica, governado por uma República que emprega o sistema presidencialista e comandada por Sebastian Piñera, portando um alto nível de desenvolvimento humano e a maior renda per capita da América sulista, o Chile é um país que pode se arrogar no direito de dar lições a seus vizinhos, e isso sem ofender a soberania dessas nações e sem nenhum tipo de constrangimento.

“Não há socorro a quem dorme” - da sabedoria latina, e este pequeno e estreito país, não teve sono e tratou logo de fazer o dever de casa, empreendendo reformas importantes e lançando- se, sem muitas cerimônias, a país já de desenvolvimento muito adiantado, e ao que tudo indica, vai continuar progredindo.
E isso, apesar da coalizão esquerdista de Bachellet, favorita à próxima eleição, já que toda comunidade chilena se deu conta do avanço liberal e não pretende pôr tudo a perder.
Fato é que o Chile não é mais um país de “perfeitos idiotas latino-americanos” – em homenagem à excelente livro de três autores bem conhecidos, que esquadrinham a débâcle desse continente atrasado.
Na verdade, para o país seria mais conveniente uma coalizão mais liberal, onde lá nominam “conservadores” ou “centro-direita”, eis que, nesta específica matéria, quod abundat non nocet – o que abunda não prejudica.
Estar inserido no cone latino não é atestado de inviabilidade total de desenvolvimento, em absoluto.
O Chile provou isso e - com um corte liberal e sem contaminação da perfeita idiotia continental que grassa em terras de Simón Bolívar - subiu em ombros de gigantes e agora acena para os latino-marxistas, cheios de complexos, frustrações, atrasados e demandistas.
Esse país está, na média, em sétimo lugar no ranking de liberdade econômica, precedido apenas por Canadá, Suíça, Nova Zelândia, Austrália, Singapura e Hong Kong. Surpreendente essa fato!
Tudo começou na ditadura, que é sempre uma ditadura, inexoravelmente. Sempre execrável e deve ser repudiada com aguerrido vigor. O Governo Pinochet- década de 70 - durou de 1973 a 1990. Com medidas duras, sugeridas por um staff tecnocrata chamado “Chicago boys” (economistas da linha monetária que provinham da Universidade de Chicago), que se empenhariam para anular todo o arranjo socialista do Governo anterior, de Allende.
Aqui uma observação: há quem prega a necessidade de um regime político mais duro para enfrentar certos arranjos na estrutura do Estado. Eu me posiciono contrariamente, acho perigoso isso, e acredito em meios alternativos, com revestimento mais democrático. Reitero: toda ditadura é hedionda e não deve haver saudosismo.
E mais um apontamento: Milton Friedman nunca foi consultor de Pinochet; isso é a mais pura lenda.
Mas quê fez o Chile, um exportador de cobre, país desindustrializado, para dar esse salto notável?
A resposta tem raízes no período do referido ditador, contudo os tecnocratas integrantes do Governo acertaram na receita: liberdade econômica.
A crítica diz que o Chile, tal qual o México é um penduricalho dos EUA. Mesmo? Será que a população não desfruta de um melhor nível de vida que da Venezuela, que está com perigo de sofrer um apagão elétrico gravíssimo? De Cuba, com seu nível de saúde lamentável, com idosos morrendo ao chão; com uma frota de veículos jurássica; com corrupção em níveis alarmantes e 15 dólares ao mês de salário? Será mesmo?
O Chile tem promovido uma grande abertura do seu comércio, seguindo a inevitável onda globalizante, destino de todos os players internacionais, hora menos horas. Esse país também possui um sistema previdenciário privado. Também sofreu, na década de 80, uma onda agressiva de privatizações, patrocinada pelo ministro da Fazenda, Hernán Buchi. O Chile adota também uma política de redução tarifária que embala o livre comércio.
Concluímos que esse país está muito próximo do liberalismo econômico.
Lembrando também que Pinochet devolveu terras confiscadas pela ditadura do marxista Salvador Allende, que acreditava numa “via chilena para o marxismo” e que por três anos tentou coletivizar os meios de produção, sendo obstado pelo um golpe militar, que se transformou em uma ditadura, conforme já descrito.
Assim, o Chile fez e continua fazendo com seriedade sua lição de casa e seu povo colhe os frutos. Esse é o verdadeiro “Estado do Bem Estar Social”, queiram ou não.
Esse pequeno país entendeu que o liberalismo se converte em progresso sem revoluções ou quebra de ordem; apenas com reformas estruturais no bojo de um Governo democrático e constitucional.
Compreendeu também que mercados excessivamente regulados e com Estados arbitrários e intervencionistas causam crises sistêmicas. Podemos afirmar, neste sentido: o que causou o crash de 1929 nos EUA foi o próprio Governo, excessivamente intervencionista.
A juventude chilena também chama atenção; lá eles não vão às ruas, protestar para andarem de ônibus gratuitamente ou terem direito à meia-entrada em eventos e espetáculos públicos, e sim, por melhorias na educação. Naquele país, a carga tributária ainda é alta, e o peso do Estado também é, relativamente. Justo pleitearem por melhoras no serviço público. Isso é muito notável.

O Brasil tem muito a aprender com esse país, que fez a lição de casa e é, de longe, o melhor aluno da sala.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.