quinta-feira, 1 de janeiro de 2015


Publicado originalmente por Russ Silva no Portal do Libertarianismo

Quando Boris Yeltsin foi fazer compras nos Estados Unidos.

 O texto abaixo, escrito por Craig Hlavaty, conta quando Boris Yeltsin visitou um supermercado nos Estados Unidos.


yelstinhouston2
Entre amostras grátis de queijos e outros produtos, Yeltsin vagava pelos corredores da Randall’s balançando a cabeça em perplexidade.

Um post no começo deste ano no Reddit, que mencionava o ex-presidente russo Boris Yeltsin com os olhos arregalados durante uma visita a uma mercearia de Clear Lake, Estados Unidos, me levou a uma visita aos arquivos do jornal Houston Chronicle, onde várias fotos do líder foram encontradas.
Era dia 16 de Setembro de 1989 e Yeltsin, então recém-eleito ao novo parlamento soviético e ao Soviete Supremo, tinha acabado de visitar o Centro Espacial Johnson (JSC, sigla em inglês).
No JSC, Yeltsin visitou o controle da missão e uma maquete de uma estação espacial. De acordo com a repórter do Houston Chronicle, Stefanie Asin, não foram todas as telas, medidores e maravilhas da NASA que o deixaram impressionado, mas sim uma visita não marcada a uma loja da rede Randall’s.
Yeltsin, então com 58 anos, “percorreu os corredores da Randall’s balançando a cabeça em admiração”, escreveu Asin. Ele falou para seus camaradas russos em sua comitiva que caso seu povo, que geralmente precisava esperar em filas para a maioria dos bens, visse as condições dos supermercados dos EUA, “haveria uma revolução”.
Consumidores e empregados o pararam para apertar sua mão e dizer um olá. Em 1989, nem todos carregavam um celular com câmera no bolso, então não tinham como tirar “selfies” com o camarada Yeltsin.
Yeltsin perguntou aos consumidores sobre o que eles estavam comprando e quanto iria custar, logo após perguntou ao gerente da loja se precisava de educação superior para gerenciar uma loja. Nas fotos do jornal, você pode vê-lo se maravilhando na seção de produtos, na prateleira de peixes frescos e no balcão de pagamento. Ele parecia especialmente interessado nos iogurtes congelados.
 “Nem mesmo o Politburo tem essas opções. Nem mesmo o Sr. Gorbachev”, ele disse.
O fato que havia lojas como essas em praticamente todas as ruas dos EUA o deixaram maravilhado. Até ofereceram a ele amostras grátis de queijo. De acordo com Asin, Yeltsin não saiu de mãos abanando, já que foi dada uma pequena sacola com produtos para ele apreciar na viagem de volta.
Cerca de um ano depois do líder russo deixar o cargo, um biógrafo de Yeltsin depois escreveu que na viagem de avião para o próximo destino de Yeltsin, Miami, ele estava abatido. Ele não conseguia parar de pensar sobre a abundância de comida na mercearia e que seus concidadãos tinham que subsistir na Rússia.
Na própria autobiografia de Yeltsin, ele escreveu sobre a experiência na Randall’s, que destruiu sua visão sobre o comunismo, de acordo com especialistas. Dois anos depois, ele deixou o Partido Comunista e começou a fazer reformas para mudar a maré econômica na Rússia. Você pode culpar aqueles deliciosos iogurtes congelados por isso.
Yelsin escreveu:
“Quando eu vi aquelas prateleiras abarrotadas com centenas, milhares de latinhas, embalagens e produtos de todos os tipos possíveis, pela primeira vez eu me senti, francamente, bastante mal com o desespero do povo soviético. (…) [Q]ue um país potencialmente tão rico como o nosso foi levado a tal estado de pobreza! É terrível só de pensar”.
Yeltsin morreu em 2007 aos 76 anos. A loja Randall’s que ele visitou, na El Dorado Boulevard com a Rodovia 3, agora é uma Food Town.
Seguem mais imagens da visita de Yelstin ao Randall’s.
yelstinhouston4
yelstinhouston5
yelstinhouston6
No caixa, um funcionário explica ao líder soviético como o computador identificava automaticamente os produtos e simultaneamente registrava na conta final.

Yeltsin ficou claramente chocado com a riqueza usufruída pelos cidadãos norte-americanos.

Sobre o autor

hayeklaugh
Administrador e tradutor do Portal Libertarianismo.

(Leia o artigo de V. Camorim sobre essa matéria) A Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.