quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Reflexão com Thomas Merton


Por Anatoli Oliynik

Nunca é demais repetir coisas que alimentam a alma, dão energia ao corpo e proporcionam luzes para clarear o nosso caminho nestes tempos hodiernos tão eivados de descrença e materialidade, onde o mal e os psicopatas tripudiam sobre o bem e as coisas sagradas, fazendo escárnio de nossas crenças, atitudes, pensamentos e caráter.

O impacto que as palavras de Merton nos causam, já na primeira estrofe, leva-nos a muitas meditações, porém faço duas perguntas e busco respostas: Que caminho estou trilhando? Tenho consciência [1] para onde ele está me levando?
Sorva, deguste tão belo escrito, mas não seja tomado pelo egoismo, compartilhe-o com seus amigos, pois o conhecimento só tem valor, quando compartilhado. Foi o que a Raquel, um dia, fez comigo e, seguindo-lhe o exemplo, faço com vocês.

[1] No interior da consciência humana habita a verdade. [Santo Agostinho (354-430)]
 
 
THOMAS MERTON
Monge trapista (1915-1968)

Senhor Deus,
Não tenho a menor idéia de para onde estou indo,
Não enxergo o caminho à minha frente,
Não sei ao certo onde irá dar esse caminho.

Também não conheço verdadeiramente a mim mesmo,
E o fato de que penso que estou seguindo a Tua vontade
Não significa que realmente esteja seguindo a Tua vontade.

Mas acredito que o meu desejo de Te agradar
Realmente Te agrada.
E espero ter esse desejo em tudo o que fizer,
Espero nunca me afastar desse desejo.

Sei que, se assim o fizer,
Tu me guiarás pelo caminho correto
Embora eu possa nem saber que o estou trilhando.

Assim, confiarei sempre em Ti
Embora eu pareça estar perdido
E caminhando na sombra da morte.

E não temerei, porque Tu estás sempre comigo
E nunca deixarás que eu enfrente os perigos sozinho.

--------------------------------------------

(*) Thomas Merton (1915 - 1968) Monge Trapista da Abadia de Gethsemani, Kentucky, EUA, escreveu mais de setenta livros, a maioria sobre espiritualidade, e também foi objeto de várias biografias. Um homem sereno e ao mesmo tempo irado, como aquele que vê no conformismo a maior tragédia da humanidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.