quinta-feira, 25 de julho de 2013

O drama de Wang Keyu

Um retrato sórdido da educação estatal: menina chinesa de 13 anos, Wang Keyu, é obrigada a sair de sua casa em Beijing, onde viveu toda sua vida, onde têm suas amizades e onde seus pais vivem há mais de vinte anos, para se mudar para a distante província de  Shandong, onde somente conhece seus avós, se quiser cursar o que no Brasil seria equivalente ao 2º grau. 

Isto porque ela não possui passaporte ("Hukou") para morar em Beinjing, uma vez que seus pais nasceram em Shadong. Ocorre que, em Shadong, suas futuras chances de ingressar na universidade caem em uma relação de 40/1!

Como sempre digo, se é o estado quem dá, é ele mesmo que controla a demanda. As liberdades civis valem tanto quanto uma moeda de R$ 0,01.

Se prosperar a burocracia chinesa - e não vejo nada que a modifique no curto prazo - os sonhos e os projetos de vida desta menina estarão malogrados impiedosamente, não importando no mínimo quais sejam suas disposições de estudar.

A reportagem é do Los Angeles Times, que eu publico com a tradução automática do Google. Jovens, pensem sempre nisto...

*******

Burocracia barra muitos estudantes das principais faculdades da China

Wang Keyu com seu pai, Wang Xianli. The 13-year-old em breve terá de afastar-se do único lugar que ela já viveu, porque seu visto de residência não vai permitir que ela tome o vestibular na capital.(Barbara Demick / Los Angeles Times) Mais fotos 

Leis complicadas da China empilhar as probabilidades contra candidatos universitários que não possuem autorizações de residência para Pequim ou Xangai.

25 de julho de 2013
Wang Keyu viveu no mesmo apartamento toda a sua vida. Seu quarto atesta as fases de sua infância: os animais empalhados nas prateleiras, as aquarelas de infância e, mais recentemente, os boletins estelares colado nas paredes.
Mas a 13-year-old em breve terá a decidir se a deixar sua terra natal e da escola que é apenas um passeio de bicicleta de distância e mover-se para uma província rural longe de seus pais e amigos.
A razão é que Keyu não tem um hukou - ou autorização de residência - para Pequim. Seu hukou é para a província de Shandong, onde seus pais nasceram.
Não importa que ela nasceu em Pequim, não importa o que seus pais - ambos trabalhando em tecnologia da informação - têm vivido em Pequim há duas décadas e possuem seu apartamento aqui. Porque seus pais nasceram na província de Shandong, Keyu está legalmente registrada lá.
Embora ela foi capaz de freqüentar a escola em Pequim, em troca de pesadas taxas pagas por seus pais, ela não está autorizada a tomar vestibular na capital.
Se ela quer ir para a faculdade, ela tem que se deslocar para Shandong, um lugar onde ela não conhece ninguém, mas seus avós septuagenários. Sua família teme que a sua educação vai sofrer porque as melhores escolas de ensino médio estão em Pequim e os alunos aqui têm tanto quanto um de 40 para 1 vantagem em entrar em uma faculdade top.
A garota alta e atlética, com cabelos recatadamente escondido atrás de uma faixa, Keyu foi ensinado a não reclamar. Mas ela deixa claro que ela não quer deixar Pequim.
"Eu amo minha escola", diz ela, timidamente a praticar o seu Inglês. "Eu tenho muitos amigos."
Seus pais estão indignados.
"Eu cresci no campo, a captura de peixes no rio com as minhas próprias mãos. Minha filha cresceu com viagens de campo para a Cidade Proibida. Ela não sabe nada da vida no campo", disse Wang Xianli, 40, que estabelece a culpa pelo cabelos brancos em sua tripulação cortou sobre a ansiedade sobre a educação de seu único filho.
Alunos do primeiro ano fila para se registrar no Tsinghua University - equivalente de Yale da China - antes do início de um novo semestre. (AFP / Getty Images) Mais fotos 
De todas as formas de discriminação na China, a discriminação educacional é talvez o mais difundido. É um legado da economia planificada do país comunista na década de 1950 que atribuiu toda a população hukous que afirmou que os cidadãos tinham direito a receber benefícios sociais como saúde e educação.
Pequim e, em menor medida Xangai foram designados como centros intelectuais do país, abrigando as melhores universidades e os alunos considerados mais merecedores do ensino superior.
Pequim, por exemplo, tem 26 universidades plenamente credenciado que dão acesso preferencial aos 14 milhões de habitantes registrados com Pequim hukous. (Oito milhões mais residentes na capital não tem Beijing hukous.)
Província de Henan, no centro populoso China tem apenas uma universidade, para uma população de mais de 90 milhões.
"Estamos habituados a ter quotas de petróleo, para o arroz, o trigo. Nós gradualmente levantado todos os outros contingentes, mas não para a educação", disse Zhang Qianfan, professor de direito na Universidade de Pequim. "Povo, em Pequim e Xangai, que isso é um privilégio muito importante e que não vai desistir tão facilmente."
Eu cresci no campo, a captura de peixes no rio com as minhas próprias mãos. Minha filha cresceu com viagens de campo para a Cidade Proibida. Ela não sabe nada da vida no campo ".
- Wang Xianli
Universidades chinesas alocar slots para os artilheiros de cada parte do país no Gaokao, literalmente, o "teste de alta." O exame é amplamente aclamado como o guardião da meritocracia da China e acredita-se ser relativamente livre de corrupção. No entanto, o sistema está contra as pessoas das províncias.
No ano passado, Pequim e Tsinghua universidades - a de Harvard e Yale da China, respectivamente - alocados 661 vagas para estudantes de Pequim, e 287 a partir de Shandong, embora houvesse 71/2 vezes mais examinandos de Shandong.
Isso significava que um candidato de Pequim era de 18 vezes mais chances de entrar em que um candidato Shandong, segundo estatísticas publicadas nos meios de comunicação do Estado. As probabilidades podem ser mais do que o dobro em favor dos estudantes de Pequim quando se trata de os de outras províncias populosas, como Anhui e Henan.
"Eu não acredito que esses alunos têm QIs mais altos do que a de alunos da zona rural", Michael Yu, um educador chinês proeminente, disse à Ciência e Tecnologia Daily News, em março.
Durante anos, a liderança prometeu para nivelar o campo de jogo para todos os estudantes, como parte de uma revisão do sistema hukou. Premier Li Keqiang e seu antecessor ter tocado no intervalo entre os residentes rurais e urbanos em quase todos os grande discurso sobre política interna.
Wang, o pai de Keyu, diz que ele perdeu a esperança de que o sistema será reformado a tempo de beneficiar sua filha.
Um estudante da prestigiosa Universidade de Pequim de Pequim pára para ler os anúncios que promovem ainda mais educacional e oportunidades de carreira. (Frederic J. Brown / AFP / Getty Images) Mais fotos 
"Eles estão falando de mudar isso por 20 anos, mas permanece o mesmo", disse Wang. Ele acredita que a resistência vem de políticos que vivem em Pequim, cujos filhos podem desfrutar de acesso mais fácil às universidades. "Os altos funcionários não querem convidar as pessoas comuns a partilhar os privilégios da sua classe."
Ele não é um pequeno problema. Em escolas de ensino fundamental e médio de Pequim, 41% dos estudantes, 419.000 no total, não têm Beijinghukous, de acordo com a Comissão Municipal de Educação.
Milhões de estudantes das províncias enfrentam discriminação, mas são os pais das pessoas que vivem nas grandes cidades que são mais vocal. Esses ativistas não se encaixam no estereótipo de trabalhadores migrantes, a maioria são universitários casas e carros educadas e próprio.
"Fomos encorajados durante a reforma e abertura de Deng Xiaoping para se deslocar de nossas aldeias para a cidade de contribuir para o desenvolvimento do país na China", disse Han Guilin, gerente de uma empresa de energia em Pequim, que se mudou da província de Sichuan, no vendas 1990.
Agora, a 15-year-old filho, Jingjing, (cujo nome foi escolhido para homenagear o seu nascimento em Pequim) deve retornar à Sichuan, mais de 1.000 quilômetros de distância, para se preparar para a faculdade.
"Meu filho está muito traumatizada. Ele não entende o dialeto de Sichuan. Ele quer ficar em Pequim", disse Han. Durante um teste recente na sua escola, ela disse, ele abruptamente largou a caneta e se recusou a escrever, transformando em um papel em branco.
"Ele disse que é o ponto em meu estudar se eu não tenho futuro aqui?"
Ensino médio na China é, essencialmente, a preparação para tomar o Gaokao, e os alunos que não são universidade ligada geralmente abandonam ou mudar para escolas profissionais. Gaokaovaria entre localidades de modo praticamente falando, um aluno tem de frequentar o ensino médio em local de teste para se preparar adequadamente.
As famílias também são relutantes a enviar seus filhos para as províncias rurais, pois as normas de construção são negligentes. Mais de 5.000 crianças foram mortas em escolas que desabaram durante o terremoto de 2008 em Sichuan.
Uma mãe feliz cumprimenta uma filha que terminou o primeiro dia das difíceis vestibular em Pequim.(AFP / Getty Images) Mais fotos 
"Você tem escolas onde os alunos tem que trazer suas próprias cadeiras e mesas", disse Hu Yang, uma mãe e ativista.
Em Pequim, os pais de alunos sem Beijing hukous tem que pagar para matricular seus filhos, geralmente cerca de US $ 3.000 por ano. Seus nomes são colocados na parte inferior de registros da escola e eles são inelegíveis para alguns programas e prêmios.
"Os professores cuidar melhor das crianças de Pequim", disse Liu Yujun, 15, cujos pais se mudaram para Pequim a partir de Xangai, quando ela tinha 6 anos.
Wang Xianli quer que sua filha para ficar na China, então ele decidiu que ele ou sua esposa vai passar para a província de Shandong com Keyu para o ensino médio.
"Minha esposa e eu vou ser separados por três anos. Uma de nós vai parar o nosso trabalho, desistir da carreira e os amigos. É como vamos voltar a zero e recomeçar do zero", disse Wang. Referindo-se ao slogan do presidente Xi Jinping sobre as pessoas participando do que ele chama de sonho chinês, Wang acrescentou: "Nosso sonho chinês tornou-se um pesadelo."
Aqueles com dinheiro e conexões, muitas vezes resolver o problema, deixando China. Algumas escolas aqui colocar os alunos sem Beijing hukous em uma pista especial internacional oferecendo cursos complementares em Inglês e Francês, com a suposição de que eles vão frequentar a faculdade no exterior.
Um aluno cuja família se mudou de Hainan até Pequim, quando ela estava no colegial descobriu que ela não era capaz de tomar o Gaokao, em Pequim, e foi excluído, bem de Hainan, porque ela não tinha cursou o ensino médio lá.
Sua solução? Ela levou os SATs vez e acabou indo para Yale.
Nicole Liu de Pequim bureau 'The Times contribuíram para este relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.