segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Remédio é a livre concorrência. 

Por Vanderli Camorim

Resultado de imagem para onibus uber
Ônibus Uber
Resultado de imagem para onibus uber
lli: Onibus impressos em3d e autônomos


O Transporte público é um monopólio municipal. Público é só o nome, o que quer dizer controlado pelo governo, ou seja, pelos políticos e burocratas, que ditam o preço a ser cobrado, a rota a ser seguida. O remédio para isso é a livre concorrência.

Eles jogam juntos, empresários, sindicato e governo. Cada um se dá bem nesse negócio. Nessa situação de monopólios eles ganham, isto é com qualquer monopólio, água, gás, eletricidade, ônibus, só quem ganha é quem está montado nesse monopólio, e quem paga são os consumidores, a população que paga o preço alto, qualidade péssima, e reclamar é a única coisa livre. A livre concorrência resolveria esse problema mas a julgar pelo caso do Uber é bem difícil a instalação da livre concorrência entre nós. Monopólio  faz crescer muitos interesses e interessados que dão a vida para manter a mesmice.

Regulamentação é uma palavra muito popular, qualquer coisa tem de ser regulada, pede o cidadão. Mas o que ele não se dá conta é que a regulamentação é a maneira como a propriedade lpassa dos seus donos para a esfera do governo, em nome do povo, ou seja do povo lá de casa...Foi Karl Marx que deu a formula. Na verdade o Brasil já é comunista há muito tempo e ainda não sabe. Quando a coisa é do governo e não do cidadão é porque nós estamos no comunismo.

O cara que inventou a geração de energia elétrica foi Thomas Edison porque ele queria vender a lâmpada elétrica que tinham acabado de ser inventada. Nos Estados Unidos ele não teve nenhum empecilho por parte do governo de por em marcha seu negócio que gerou muito dinheiro. Aqui no Brasil as pesoas não podem fazer isso livremente tem que pedir a benção do governo, e se ele permitir  você está com sorte. Se não você vai amargar um tempo esperando pela permissão. Essa é que é a diferença: Liberdade Econômica e não liberdade econômica. Resumindo: a escravidão só é possível aonde o trabalho livre é proibido, Se para trabalhar e empreender é preciso de uma autorização do governo como a CLT ou a que vimos então você está enquadrado no primeiro tipo. Trabalho livre proibido.

A função do escravo é trabalhar para seu dono que dispõe como bem entende inclusive podendo vende-lo a um outro Senhor, hoje foi substituído pela alternância de governo. De tantos em tantos anos você troca de senhor nas eleições., mas a sua situação continua a mesma, se não piorar, trabalhando para o seu novo amo...Não existe mais o senhor dos escravos, o seu feitor e o capitão do mato, pára ir buscar o escravo que se recusava a trabalhar. Como está por conta própria que dê o seu jeito, mas tudo que venha ganhar tem que dar conta. É para isso que existe o imposto de renda anual. Hoje não tem mais o tronco para o castigo físico. O castigo é não ganhar dinheiro. Em troca eles dizem que fazem tudo isso para te proteger contra o maldito capitalista.

Se você acredita nisso miguem pode fazer nada, O trabalhador tem razão em pedir reajuste Ele sente que o poder de compra do seu salário diminui ao longo do tempo. O erro é achar que o culpado é o patrão que como ele sofre do mesmo problema, perde dinheiro todo dia sem saber como, mas a culpa é do governo que na outra ponta, através do Banco Central está fazendo dinheiro de papel que uma vez lançado no mercado para possa pagar pagar as suas contas de Bolsa Família, aposentadoria de funcionários públicos, e outras  tantas despesas, que provoca inflação. O dinheiro de papel fabricado pelo governo é lançado no mercado pelo governo e somado com o que já existe enfrenta a inexorável  lei da oferta e da procura, Se tem muito dinheiro circulando, as outras condições permanecendo iguais, essa oferta provoca a diminuição do valor unitário da moeda por causa disso a mercadoria tem que ser reajustada. A culpa é do governo do qual o sindicato faz parte e não se justifica movimento de agressão ao patrão que não tem culpa e muito menos os consumidores que são os que verdadeiramente pagam a conta, de uma maneira ou de outra,


Mas para quem gosta de sopa um pé de galinha é suficiente para quem quer fazer agitação política, um pensamento bobo e uma luta antieconômica como querer renda crescente e diminuição da jornada de trabalho, - (anti-produção) são enganos marxistas da teoria da exploração mais que refutadas tal qual a de que "é o patrão o responsável pela desgraça do trabalhador." Sim, esse é o discurso que cai muito bem no colo daqueles que pretendem se lançar nas próximas eleições com suas utopias e enganos.

 Mas que estão muito longe da realidade.

Vanderli Camorim

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, barba, área interna e close-up
vanderlicamorim@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.