segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mea Culpa: Erramos!

Por Klauber Cristofen Pires

Caros leitores, nem sempre colocamos todas as bolas na caçapa, certo? Foi o que aconteceu com este escriba aqui.

Com a entrevista realizada pelo amigo Nivaldo Cordeiro, pareceu a mim e a tantos outros liberal-conservadores que estávamos diante de alguém que poderia fazer alguma diferença. Tínhamos, à época, uma noção clara de que o Sr Mario Oliveira não representaria de forma fiel os interesses e as convicções de um eleitorado liberal-conservador, mas, dentre as opções disponíveis, o candidato do PT do B poderia significar uma chance de mudança, com algumas de suas propostas e opiniões que nos eram mais favoráveis, e assim nos livrar da triste opção entre Serra ou Dilma...ledo engano!

No dia 24,sábado, recebo do meu amigo Jorge Batista Ribeiro um e-mail com a notícia de que o PT do B anunciou o seu apoio à candidatura do Senado Aloizio Mercadante, do PT, para o governo do estado de São Paulo. Bom, o Dr Mario Oliveira deve ter pesado bem as suas vantagens e desvantagens; apenas não espere ele obter votos do eleitorado liberal-conservador ao mesmo tempo em que se dá de mãos com o PT. De minha parte, eu até aceitei  - por puros critérios políticos - a pragmática união com o eleitorado mais ao centro, de modo a concentrar votos em torno do seu nome. Com a turma dos botocudos vermelhos, porém, nem pensar.

Alguns leitores já haviam manifestado sua inconformidade com o apoio que eu vinha prestando ao novel candidato por conta de sua simpatia com a legalização do aborto. Quando eu soube, pesei a situação, para concluir que os outros candidatos também faziam o mesmo, de forma que, no conjunto, a posição ainda pairava acima do denominador comum a favor do candidato do PT do B. Todavia, eu haveria de reconhecer, mais tarde, que já tinha sido esta uma dura escolha.

Com a notícia acima, forçosamente o meu ânimo em defender o candidato se transformou em decepção, ainda que continuem válidas as reflexões sobre algumas de suas propostas que apontei, entre as quais sobre a extinção da gratuidade do ensino superior público. Doravante, como linha de conduta, este articulista, seja em seu blog ou nos prestimosos sites que publicam seus artigos, abstender-se-á do apoio formal a qualquer partido ou político.

Continuarei a defender idéias e propostas, servindo ao papel que me imbuí desde o início, de servir como uma fonte para a divulgação do pensamento da doutrina liberal e do conservadorismo cristão, com o foco agora mais convencido de que qualquer mudança em prol da liberdade, da vida, da família e da propriedade privada não há de nos ser trazida em uma bandeja por qualquer político,  mas da pressão exercida por parte da opinião pública esclarecida e vigilante.

Minhas sinceras desculpas!

Klauber Cristofen Pires 

24 comentários:

  1. Excelente texto amigo.
    Compartilho da mesma idéia.
    Peço licensa para reproduzir.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Dr Stenio,

    Fique à vontade!

    Abs

    Klauber C. Pires

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda quero ouvir, ler e entender mais.

    Será que o Mario é o responsável ou mesmo co-responsável por esta coligação em SP? Esta eu acho que deveria ser a nossa primeira pergunta. Se foi feita a ele, qual foi a resposta, alguém poderia passar para todos?

    Se bem entendi, foi o PT paulista que procurou o PT do B paulista para a coligação. Se assim foi, acredito que sacaram (o PT) o que seria a candidatura MARIO PRESIDENTE enquanto estrago para a Dilma. Digo, o PT poderia ter pensado assim: "vamos correr e ficar amiguinho do PT do B aqui em Sampa, assima gente mata a candidatura dele, pelo menos em SP". Pois como o PT leu Sun Tzu, nos conhece, sabe exatamente como somos, como respondemos.

    Acho que sair correndo para jogar pedra no Mario ANTES dele dizer alguma coisa em público não me parece demonstrar que tínhamos tanta convicção nele antes. Foi ele quem se coligou ao PT? Os "do outro lado" chegam perto e a gente sai correndo assim? Se sim, penso que então NEM MESMO o Mario (imaginando aqui que ele seja um aproveitador, coisa que EU NÃO ACHO QUE SEJA) o Brasil merece. Merecemos DILMA, FIDEL, CHÁVEZ, EVO e CORRÊA tudo junto.

    O cara PELO MENOS estava com o discurso bem a nosso gosto, o que atesta o que muitos de nós escrevemos e/ou comentamos sobre ele.

    Penso que devíamos esperar para ler o que ele tem a nos dizer. Ou não aprendemos NADA AINDA? Alguém achou que ia ser tão fácil assim emplacar uma candidatura da "direita de fato"? Ou de "centro-direita"? Ou conservadora? Ou ainda "não-sociopática"?

    Abraços a todos.

    Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Klauber

    Eu sempre suspeitei dessa candidatura, como de fato, vc foi testemunha, na última conversa que tivemos. O Sr. Mário não pertence aos nossos quadros liberais-conservadores; nunca vi militância alguma dele neste sentido. Enfim, penso que sua candidatura veio para confundir, não para ajudar. E, felizmente, essa questão acabou sendo reveladora.


    Devemos, mais do que nunca, sermos céticos com criaturas aladas que fazem promessas sedutoras e vazias. Eu mesmo nunca gostei dele. E agora, ele revelou de que lado está. Ou seja, para dividir o eleitorado a favor da Dilma Roussef.

    Abraços.

    Dom Leonardo Bruno

    Conde Loppeux de la Villanueva

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Cavaleiro,

    Eu entendo que, no momento em que o nosso pretendido candidato se alia ao PT, o nosso pior inimigo, já não há mais dúvidas a tratar. Como eu disse no texto, as escolhas do Sr Mario e de seu partido foram feitas e são inconciliáveis.

    ResponderExcluir
  6. Conde, acho que ele (MARIO OLIVEIRA) não veio para "dividir o eleitorado a favor da Dilma". Ou se tivesse vindo, esta seria a pior hora para ele "se revelar". Pois veja, o resultado da coligação foi, desde já, o abandono da candidatura por muitos de nós e destes muitos passarão ao Serra sem pestanejar.

    Ademais, os votos do Mario nunca foram da Dilma, nem nunca seriam.

    Mas é só especulação minha.

    O que eu não disse no outro comentário: ODIEI a notícia da coligação e enviei imediatamente um e-mail para o Mario, que me respondeu.

    Abraços a todos

    Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir
  7. Amigo Cavaleiro.
    Independente se foi o PT que "cooptou" o PT do B ou não, é irrelevante, afinal, um partido que prepara um projeto Nacional deve ter certos cuidados, como por exemplo, aliar-s.e a Mercadante.
    Além disso, a questão do aborto já desmistifica mais um falso "patriota" liberal/conservador.

    ResponderExcluir
  8. Stenio, três coisas.

    Primeiro o PT paulista afirma isto: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2010/04/eu-voto-no-mario-oliveira-isto-aqui-e.html.

    Segundo, o MARIO é a FAVOR do ABORTO?

    Terceiro, você está ou estava procurando um candidato PERFEITO, um anjo caído dos céus para nos guiar, assumindo que os dois argumentos acima sejam inválidos ou mesmo nem sejam argumentos?

    Abraços

    Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir
  9. Caro Klauber, que Deus o abençõe por sua hombridade e coragem de reconhecer um erro publicamente! Isso não é demérito, não se preocupe. Errar, todos erramos, do primeiro ao último suspiro de cada dia.
    Da minha parte, peço desculpas pelo modo destrambelhado com que me mostrei indignado por seu apoio ao Mário Oliveira. Me senti na obrigação de te fazer aquele alerta. Mas reconheço que a minha forma de expressar não foi caridosa nem cristã. Me desculpe!

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo,

    Obrigado por seu apoio. O importante é que todos estejamos sempre unidos, agregando as pessoas em torno dos valores que acreditamos.

    A nossa caminhada mal começou. Ânimo a todos e sigamos em frente!

    ResponderExcluir
  11. Amigo Cavaleiro...
    Não quero candidato perfeito.
    Mas vc há de convir que existem motivos de sobra nas conjunturas político partidárias para que fiquemos desconfiados, não é.
    Eu fui o primeiro dentre nós junto com o Nivaldo Cordeiro, a apresentar e publicar uma entrevista com o Sr Mario de Oliveira.
    Confesso que fiquei muito animado.
    Mas aí, lendo com calma e com carinho, pensemos melhor.
    Já tivemos experiências assim antes.
    Fugir da esquerda não significa atrelar-se a certos conjuntos de idéias que ainda assim não me representa.
    Mas a democracia é isso, e este pluralismo é válido.
    Só que sou um eleitor bem desconfiado.
    O sr Mario de Oliveira ainda não me convenceu, e muito pelo contrário, me decepcionou em alguns pontos.
    Mesmo assim, em outros pontos ele é ótimo.
    Mas talvez até José Serra seja ótimo em alguns pontos, mas ainda assim não ganha meu apoio.


    Klauber:

    Muito obrigado por ceder este espaço de comentários a este excelente e salutar debate democrático entre tantas pessoas importantes como vc , o Conde e o amigo Cavaleiro.
    Estou ainda engatinhando perto de vcs e aprendo muito com todos.
    Agradeço muito a todos vcs por isso!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Stenio, excelentes pontos vc levantou.

    No Brasil de hj até a sombra desconfia de si mesma, que dirá nós uns dos outros.

    Não confio cegamente no Mario mas ainda não tenho motivos pessoais para "jogá-lo" fora, por assim dizer.

    Se, por exemplo, eu tiver certeza que tem dedo DELE na negociata com o PT, pode ter certeza que vou gritar bem alto. Partidos nos ESTADOS podem fazer coligações com outros partidos. A bosta do PT do B paulista resolveu ficar mais fedorenta juntando ao PT paulista. Este é um fato. E pronto. Vou deixar de votar no MARIO por causa disto? Só se tiver certeza que a culpa desta coligação for dele como disse acima.

    Serra tem pontos que eu gosto também. Mas não vou votar nesta esquerda, só no segundo turno se forem para lá PT e PSDB.

    Acho que temos que ler muito, conversar muito, tentar entender o que está acontecendo.

    E na URNA votarmos definitivamente. Não agora enquanto a dança macabra está em "andamento".

    Abraços

    Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.