sexta-feira, 16 de julho de 2010

Charque desfiado

Por Klauber Cristofen Pires

Esqueça o bar: convide seus amigos para uma reunião informal e sirva-lhes este excelente charque desfiado cuja foto está ao lado. Ideal para acompanhar uma brincadeira qualquer, como o baralho ou dominó, ou mesmo para uma descontraída conversa. 


Se tem uma coisa que tem me afastado dos bares é a suprema má-vontade dos mesmos de inovar com algo que preste. Quando se pede charque, por exemplo, invariavelmente te trazem um prato contendo pedaços ainda salgados, grandes demais, duros de entortar o garfo, cheios de nervos que a fritura tornou imastigáveis e para variar, cobertos por cebola crua. Arre! 

Veja abaixo como é simples e barato preparar um bom petisco ou mesmo um jantar informal. com este ingrediente que lhe proporcionará uma entrada macia, quentinha e molhadinha...isto é bom, não é ;)? Seus convidados - ou só e somente só a sua gata (ou, respectivamente, gato) - vão adorar!

O bom deste prato é que, quando seus convidados chegarem, você já tem tudo pronto, bastando, apenas se quiser, dar uma esquentada no microondas. "Sem onça"!

O tipo de carne ideal é justamente a mais barata, a ponta de agulha, popularmente conhecida por "PA", por conter a dose certa de carne e gordura. Corte um pedaço em pequenos cubos, lave para tirar o excesso de sal e cozinhe na panela de pressão por cerca de quarenta minutos, ou o tempo que achar conveniente para que fique bem macia. 

A seguir, já cozido e escorrido - olhe lá como vai ficar diferente - desfie os cubos utilizando-se de dois garfos contrapostos; vá "rasgando" as fibras de modo que se separem completamente. 

Em uma frigideira, refogue temperos tais como cebolas, pimentões verdes e vermelhos, pimenta-de-cheiro, alho batido e um pouco de pimenta-do-reino. Adicione o charque, revire tudo e coloque depois o coentro ("cheiro-verde", para a turma cá do norte). 

Para servir, um bom acompanhamento é a farofa. Sugiro pegar a receita de farofa de microondas da Ivana, aqui mesmo do blog. Outra dica é usar como cobertura de canapés  - para isto corte fatias de pão baguete ou metades do pão "salário mínimo". Precisa dizer que a cerveja bem gelada é um item obrigatório?

Para quem testou e gostou, por favor, deixe seu comentário, ok? Bom fim de semana!

Um comentário:

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.