terça-feira, 6 de julho de 2010

Religião e Espiritualidade

Por Walmari Prata Carvalho

Meus devaneios sobre o tema me conduzem em acreditar que o cristianismo representa a superação da religião, e, cada vez mais penso nas categorias da espiritualidade em detrimento das categorias da religião. 
Fui educado em colégio salesiano; quando criança minha mãe levava a mim e todos os meus irmãos a missa do domingo e dias santos colocando em nossas mãos as moedas da coleta que depositávamos na sacolinha da igreja.

Adulto, já na condição de oficial PM, tive minha atenção despertada para padres ligados aos movimentos ditos sociais na região de Marabá e Conceição do Araguaia, entre eles o padre Rezende, Camiou, Maboni e Dom Alano. O comportamento dos aludidos religiosos, completamente divergentes aos que me conduziram na espiritualidade quando criança fez-me repensar sobre religião; afastei-me momentaneamente do meio.

Desencontros, e, atropelos propiciados por pseudo amigos conduziam-me a caminhos divergentes de minha educação; o coração revoltado me conduz de volta a igreja na busca da paz espiritual que aplacasse a revolta do coração. Buscava um encontro com a fé, por intermédio de um membro da igreja que exercitasse os aconselhamentos que proferia em suas pregações. O comportamento do sacerdote freqüentado, que alem da ideologia religiosa adotou também a ideologia política,e,aos prazeres mundanos que o poder econômico lhe podia proporcionar, inclusive com cargos públicos assumidos fizeram-me novamente repensar a religião.

Meus devaneios sobre o tema me conduzem em acreditar que o cristianismo representa a superação da religião, e, cada vez mais penso nas categorias da espiritualidade em detrimento das categorias da religião.

A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.

A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas, e, cada uma das tradições de fé. A Religião esta nos diversos templos; a espiritualidade esta nos diversos templos, debaixo de uma pedra, no leito de um rio, na sacada de seu prédio, e, principalmente no coração de todos; basta desperta-la e exercitá-la, mesmo sendo um autodidata.

Quando você discute quem vai para o céu ou inferno; se deus é a favor ou contra o homossexualismo; se andar de joelhos e doar dízimos na igreja para ser favorecido por Deus, você discute Religião. Quando discute se o correto é a ressurreição ou reencarnação, se o livro certo é a Bíblia ou o Alcorão,quando pergunta se a associação social é espírita,evangélica ou católica,você esta discutindo Religião.O problema é que ao discutir religião você afastas as pessoas umas das outras promovendo a intolerância.A religião coloca de um lado Allá,do outro os adoradores de Jesus,de Buda,e,por ai vai.

Cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros, e, se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.

Quando você concentra sua atenção e ação, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio

de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.

Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se dêem as mãos no mundo da busca de

superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião. Isto encontrei na AVAO observando minha esposa voluntaria daquela associação,que aceita todos os credos, exercitando a espiritualidade.

Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no templo. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você ao sair do templo dá uma cesta básica, o ombro amigo para quem sofre a tragédia da miséria, de uma paralisia mental, de uma doença cancerígena, ou mesmo parte para ação de voluntariado como na AVAO ou em outra com os mesmos princípios.

Agradeço os ensinamentos espirituais transferidos a mim pelo Pastor evangélico Ed René Kivitz, através da edição de seu texto, e, a todo o voluntariado da AVAO que me permitem diariamente observar a pratica de tais ensinamentos através do exercício de suas atividades. Não é a toa que um dos lemas desta associação de voluntários é: ”QUANDO AS PESSOAS SE UNEM, A FÉ AUMENTA E A DOR DIMINUI”.

walmariprata@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.